Vantagens do consumo de leite: os lácteos são as principais fontes de Vitamina B12
Voltar
Você está em:
Vitrine do Zebu » Leite
Publicado em 28/10/2016 às 16:01:44
- atualizado em 28/10/2016 às 16:32:03

Perda de memória, depressão, fadiga, letargia, perda de apetite, anemia, convulsões e demência são alguns dos sintomas apresentados por pessoas com deficiência de Vitamina B12. Trabalhos recentes de pesquisa sugerem que uma proteína encontrada no leite de vaca estimula a absorção de Vitamina B12 por uma rota alternativa, tornando os lácteos as principais fontes naturais desse nutriente. Apesar de ser essencial para vários processos metabólicos, o corpo humano não consegue produzir Vitamina B12 - uma molécula sintetizada por bactérias presentes no rúmen dos bovinos. Assim, é necessário que a mesma faça parte de nossa dieta ou seja consumida na forma de suplementos.
A recomendação diária de consumo de Vitamina B12 é de 2,4 microgramas - quantidade encontrada em 3 copos de leite - mas, muitas pessoas consomem bem menos que isso. É o caso dos vegetarianos, especialmente dos veganos, já que as únicas fontes naturais de Vitamina B12 são os produtos de origem animal. No caso dos idosos, a deficiência parece estar relacionada à baixa absorção intestinal, que também afeta pessoas com doenças gastrointestinais ou submetidas a cirurgias no trato digestivo.
Consequentemente, a deficiência de Vitamina B12 é relativamente comum, levando a uma série de problemas de saúde, inclusive lesões nervosas. O tratamento é feito com injeções intramusculares ou suplementação oral, impondo uma rotina diária não muito fácil de ser seguida. Assim, os cientistas começaram a estudar novas formas de fornecimento de Vitamina B12 para pessoas com risco de deficiência.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como aB12, por exemplo. Fonte: iosclinica.com, 2016.
Vários estudos têm demonstrado que a Vitamina B12 proveniente de produtos lácteos é melhor absorvida que aquela derivada de outras fontes naturais, assim como das fontes sintéticas presentes nos suplementos. O segredo dessa maior biodisponibilidade parece estar em proteínas presentes nos lácteos que se aderem à vitamina, facilitando sua absorção intestinal e chegada ao sistema circulatório.
Uma vez na circulação sanguínea, a Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, é transportada para vários órgãos por uma proteína chamada de Transcobalamina. Além do transporte pelo sangue, existem evidências de que a Transcobalamina pode também promover a absorção da Vitamina B12 no intestino, em uma espécie de "contrabando". Um grupo de pesquisadores observou que a Transcobalamina, extraída do leite de vaca, estimula a absorção de Vitamina B12 nas células intestinais de vacas, ratos e humanos.
Eles concluíram também que a Vitamina B12 presente no leite de vaca (ligada à Transcobalamina) é muito mais efetiva em atravessar as células intestinais humanas que a Vitamina B12 isolada. Essa rota alternativa, torna os lácteos especialmente indicados para a suplementação de Vitamina B12, especialmente para aquelas pessoas com deficiência causada por baixa absorção. Para o futuro, os pesquisadores planejam extrair a Transcobalamina do leite de vaca para tratamento de pessoas com severa deficiência.
Fontes bilbiográficas:
Hine B, Boggs I, Green R, Miller JW, Hovey RC, Humphrey R, Wheeler TT. Transcobalamin derived from bovine milk stimulates apical uptake of vitamin B12 into human intestinal epithelial cells. J Cell Biochem. 2014
Pawlak R, Lester SE, Babatunde T. The prevalence of cobalamin deficiency among vegetarians assessed by serum vitamin B12: a review of literature. Eur J Clin Nutr. 2014
Kozyraki R1, Cases O. Vitamin B12 absorption: mammalian physiology and acquired and inherited disorders. Biochimie. 2013.
Para saber mais curiosidades sobre o leite, acesse também:
CRPBZ - Vitrine do Zebu (Leite)
Fonte: Beba Mais Leite, 2016. (Adaptação Equipe do CRPBZ)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU