Plataforma internacional para agropecuaristas que buscam promover inovação e conhecimento
Voltar
Você está em:
Educação » Destaques
Publicado em 27/10/2016 às 16:09:34
- atualizado em 28/10/2016 às 14:38:07
Produtores rurais e profissionais ligados ao setor agropecuário, interessados em busca de inovação e conhecimento em outros países, podem tentar uma oportunidade até o dia 31 de outubro de 2016. A Nuffield International, organização que reúne pessoas de todo o mundo para promover a geração de conhecimento a partir de pesquisa na prática, está selecionando 90 bolsistas de 13 países, incluindo o Brasil, que poderão fazer suas inscrições para o processo seletivo preenchendo um formulário que está disponível no endereço eletrônico: http://www.nuffieldinternational.org/scholarship.html.
A inscrição pelo site é apenas a primeira etapa do processo seletivo. Quem for selecionado, terá entrevistas via Skype e presencial em São Paulo. Os candidatos poderão abordar qualquer tema, desde que esteja ligado a questões globais do agronegócio e que tenham domínio da língua inglesa. Os escolhidos receberão bolsas a partir de US$ 30 mil e passarão por quatro etapas.
Na primeira, todos os contemplados participam, em março de 2017, de uma conferência para troca de experiências e criar uma plataforma global de conhecimento e contatos influencias. A segunda fase do programa prevê viagens de seis semanas a seis países diferentes em grupos de 10 bolsistas para conhecer as realidades e tendências de países e culturas diferentes.
Na terceira fase, a busca de conhecimento será individual - cada Bolsista buscará por conhecimento e novas ideias sobre uma tema específico de seu país para implantar no retorno. A quarta e última etapa prevê a entrega do trabalho final e divulgar e desenvolver seu papel de liderança e inovação no seu setor. Os relatórios estarão disponíveis no site da Nuffield, depois de validados.

Evento da Nuffield. Fonte: www.nuffield.com.br
Brasileiros que participaram
Desde 1947, a Fundação da Nuffield está contemplando bolsas para reunir e desenvolver empreendedores jovens para aumentar a sua capacidade de enfrentar desafios de um mundo em crescimento. Pela primeira vez, em 2014, um brasileiro foi contemplado com a bolsa. Cecília Fialho, economista da Céleres em Uberlândia, estudou o marco legal que regulamenta a biotecnologia na agricultura, comparando China, EUA, Brasil e União Europeia.
"O programa da Nuffield me permitiu analisar, numa escala global, a abordagem da biotecnologia agrícola por diferentes países e suas leis, como interagem entre si e quais são as perspectivas para tratamento do tema de maneira multinacionalizada, nivelando-se conhecimento e acesso à informação a todos.
Pude contar com uma extensa rede de profissionais das mais diversas esferas, desde o produtor rural até o formulador das leis que regem o setor de atuação daquele produtor, podendo constatar como se dá a dinâmica na aprovação de um novo evento transgênico em cada um dos países analisados.
Tais informações corroboram à disceminação da compreensão do papel da biotecnologia na agricultura, os riscos e benefícios envolvidos, como a inovação exerce influência direta no setor agrícola e, consequentemente, no posicionamento deste no trading global e, acima de tudo, como cada um de nós pode se engajar no tema.
Acredito ser produto desta pesquisa a instrução e possibilidade de nossa maior participação na formulação das leis que regulam a transgenia, seja em qualquer nação e em qualquer indústria", disse Cecília Fialho.

Integrantes contemplados pela bolsa de estudos Nufield. Fonte: www.nuffield.com.br.
Marcelo Scatolin Queiroz, engenheiro de mecatrônico e pecuarista do Mato Grosso do Sul foi selecionado a participar na Conferência de 2016 na Irlanda e destacou, "Participar da CSC é uma experiência única onde mais de 80 pessoas com diversas experiências de produção em 14 países discutiram os mais diversos temas relacionados ao setor de maneira franca, com humildade e respeito aos diferentes pontos de vista e realidades.
Assuntos geralmente polêmicos como sustentabilidade, comunicação fazenda/consumidor, subsídios governamentais e novas tecnologias no campo foram considerados tanto por produtores de frutas do Reino Unido, como por criadores de gado de corte do Brasil e pescadores da Austrália".
Pela primeira vez, a Nuffield International está oferecendo duas bolsas para brasileiros concorrerem neste ano, uma exclusiva a brasileiros, com o apoio da Nufarm Indústria Química e Farmacêutica, e a outra aberta a inscrições do Brasil, Austrália, EUA e Chile.
Além de desenvolver autoconhecimento e a visão global do agronegócio, o grande objetivo da Nuffield em relação a outras escolas está na formação de uma rede de contatos vitalícia, através da integração entre seus ex-alunos, participando-os em todas as ações presentes e futuras.
Para mais informações, siga: www.nuffield.com.br
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU