Seis passos simples para identificar se a carne bovina está fresca Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Destaques Publicado em 17/11/2016 às 18:46:10 - atualizado em 17/11/2016 às 18:51:32
Imagem: Divulgação

Doenças transmitidas por alimentos, tais como E-coli ou Salmonella é responsável por milhões de casos de intoxicação por ano. Grande parte dos casos pode ser resultado por comer carne bovina que não esteja apta ao consumo. É fundamental armazenar a carne corretamente, porque a possibilidade de se adquirir alguma doença transmitida por alimentos é mais provável com alimentos mais velhos, seja ele qual for. Sabendo identificar se a carne bovina a ser consumida está apta ao consumo ou não, pode evitar que você experimente uma terrível intoxicação alimentar.

Assista no vídeo as dicas da Nutricionista Juliana Milani sobre como escolher carnes saudáveis:

Passo 1

Antes de comprar qualquer tipo de carne, verifique a data de validade na embalagem. Se a carne passou da data de validade, não compre, não importa o quão baixo o preço pode ser. Se o pacote não tem uma data de validade, lote e data de embalagem não compre por razões de segurança.

 

Passo 2

Verifique a cor da carne, pois este é um dos principais elementos que irão alertá-lo se a carne está estragada ou não. Ela não precisa ter passado a data de validade para que esteja ruim, a cor te dá este norte. A maioria das pessoas associam a carne fresca picada com uma cor vermelho brilhante. No entanto, este não é a cor vermelha natural de uma carne já picada, pois já teve contato com oxigênio. Se a carne picada foi embalado a vácuo, a sua cor deve ser vermelho púrpura.

 

PASSO 3

Sentir o cheiro da carne bovina é provavelmente a maneira mais fácil de saber se a carne está apta ao consumo. Independentemente do tipo de carne, se cheira mal, não deve ser consumida. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer. Caso sinta algum cheiro incomum, isto poderá significar que a carne está começando a ficar ruim, ou que se utilizou monóxido de carbono (aditivo proibido utilizado indevidamente para manter a coloração da carne) durante o embalamento da carne para manter a sua cor avermelhada bonita, inclusivamente depois de se deteriorar.

 

PASSO 4

Perca um tempo olhando a carne de perto. Carne bovina velha normalmente pode ter uma textura viscosa ou pegajosa, que é um sinal de que as bactérias começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. Se você verificar qualquer tipo de elemento estranho na carne ou se ele tem áreas pretas ou verdes, isso significa que algum microorganismo começou a crescer.

 

PASSO 5

Para evitar que a carne bovina se torne ruim e perca suas propriedades originais, será necessário medidas de segurança para manter a carne em um estado perfeito. A temperatura é de extrema importância, seja no local da compra, seja no caminho pra casa. A carne jamais pode estar quente, ela deve ser mantida em temperaturas inferiores a 7 graus.

 

PASSO 6

Se você quer saber se uma carne bovina já preparada está ruim, você deve verificar se a carne possui pedaços viscosos, este é o seu melhor indicador de que a carne que você está comendo é ruim. Corte a carne para dar uma olhada no interior para verificar se há manchas anormais.

 

Por: Paula Martino

Fonte: Carne com Ciência

Adaptações: CRPBZ


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados