Técnica boliviana garante eficiência na pecuária Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Destaques Publicado em 22/11/2016 às 14:01:56 - atualizado em 22/11/2016 às 14:06:55
Animais zebuínos da raça Tabapuã. Foto: PMGZ, 2016.

Por Faeza Rezende*

O funcionamento parece bem simples. Cercas elétricas definem o espaço em que os animais ficam e também indicam o caminho para o alimento. O sistema de Silagem de Autoconsumo é uma técnica boliviana que tem sido difundida no Brasil por dois universitários.

Juan Sebastian Novaes é boliviano e estuda zootecnia na FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba. Ele e o amigo Juan Pedro explicam a tecnologia. "A silagem de autoconsumo que consiste em um sistema em que os animais vão até ao alimento e não o alimento é levado até os animais", descreve Novaes.

O manejo é simples. "O primeiro passo é fazer a compactação do silo, em seguida é feita a montagem da cerca elétrica, que é o que mais demanda atenção, já que é de vital importância para o sistema", detalha Juan Pedro.

 

São as fitas da cerca elétrica que controlam a alimentação do gado. "Elas têm choque e são movimentadas de acordo com o consumo do animal. Se os animais consomem mais silagem, movimentamos com mais frequência ao longo do dia", ressalta Novaes, detalhando que é feito um revezamento de altura das fitas. "Colocamos na parte inferior e os animais se alimentam na parte de cima. Depois, invertemos e temos um bom aproveitamento da silagem com perda mínima", completa.

 

Segundo os universitários, a técnica vem sendo utilizado há cinco anos. E os resultados registrados variam de ganho de peso diários entre 750 kg a 1,2 mil kg só com silagem (de sorgo, milho ou capim) e sal mineral ou proteinizado. "É um sistema com custo muito baixo e pouca demanda de mão de obra, que é um dos maiores desafios da pecuária", ressaltam.

 

Ainda de acordo com os relatos dos bolivianos, três funcionários podem garantir o manejo de até três mil animais. "É um sistema acessível e viável tanto para pequenos como para grandes produtores. Afinal, todos querem reduzir custos no sistema de produção", afirma Juan Sebastian Novaes.

 

Quer saber mais? Acesse www.crpbz.org.br

 

CRPBZ apresenta soluções para ajudar pecuaristas

 

O Centro de Referência da Pecuária Brasileira Zebu registrou o funcionamento do sistema de autoconsumo. Através de um vídeo explicativo, o portal ensina pecuaristas os caminhos para a adoção da técnica. A gravação faz parte do quadro Produtos e Soluções, exibido diariamente no Canal de TV do CRPBZ.

 

"Nossa intenção é levar para pecuaristas estratégias simples que podem fazer toda a diferença no dia a dia da fazenda e, principalmente, na eficiência e lucratividade do negócio", explica Eduardo Milani, superintendente de TI da ABCZ e coordenador do projeto do CRPBZ.

 

Na lista de vídeos do quadro Produtos e Soluções, estão exibidas técnicas como a de construção de esterqueiras e de sistemas para tratamento de esgoto em propriedades rurais, além de novas opções em ração, aproveitamento de energia solar, entre outros.

 

Vale destacar que o CRPBZ é uma parceria da ABCZ com o Museu do Zebu, está no ar há um ano e seu conteúdo já chegou a mais de 7 milhões de pessoas, com visitas no site e também por publicações diárias em redes sociais.

 

*Faeza Rezende é jornalista e colaboradora da ABCZ/CRPBZ

Fonte: Revista ABCZ (Edição nº 94 - Setembro/Outubro de 2016)


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados