Pesquisa identifica puberdade em machos Brahman
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 25/11/2016 às 15:12:36
Estudo realizado pelo então mestrando em Ciência Animal pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Alex Miyasaki, com orientação do professor dr. Marcelo George Mungai Chacur, identificou o período em que bovinos da raça Brahman entram na puberdade. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil de crescimento de machos da raça através de mensurações morfométricas corporais e testiculares, além de dosagem do hormônio testosterona em diferentes idades. Por Patrícia Peixoto Bayão | Foto: Jadir Bison
"Nos bovinos machos da raça Brahman, o crescimento corporal e testicular se acelera aos 14 meses de idade e a elevação rápida da testosterona se dá entre 12 e 13 meses. Verificou- se, também, rápido crescimento anatômico entre 30 e 60 dias do pico de testosterona. Esse rápido crescimento anatômico deve-se à elevação da testosterona", explica Miyasaki. De acordo com o pesquisador, uma vez tendo conhecimento desse período, que é o de maior crescimento dos animais, o criador pode otimizá-lo com incremento nutricional, o que resultaria em ganhos para o criador.
"Estes resultados encontrados no trabalho determinaram a idade média com que os animais da pesquisa apresentaram rápida elevação de testosterona, fator que determina a entrada dos animais na puberdade, com o maior crescimento anatômico no período de 30 a 60 dias após essa idade. É importante que os criadores atenham a esta fase para incremento nutricional, otimizando, assim, este período de rápido crescimento", explica o pesquisador.
Ainda de acordo com Miyasaki, as variáveis morfométricas adotadas foram eficazes para acompanhar o crescimento corporal e testicular em bovinos Brahman, do desmame ao sobreano. "Sugere-se a adoção do cálculo do volume testicular na avaliação de touros jovens, cuja elevação significativa do mesmo pode servir como parâmetro para estimar o rápido aumento da produção de testosterona, que se fez presente por volta de 3,7 meses antes da detecção do significativo aumento do volume testicular", explica.
A coleta de informações foi feita em 40 animais da raça Brahman de 11 criatórios, de cinco estados, que participaram da PGP Coletiva a Pasto na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG), promovida pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) em parceira com ABCZ, e realizada nos anos de 2012 e 2013. As coletas de dados foram realizadas concomitante à coleta de dados determinada pelo regulamento da PGP a pasto, ou seja, a cada 56 dias.
Fonte: Revista ABCZ (Edição nº 94 - Setembro/Outubro de 2016)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU