Top 15 Churrasqueiras: Parte 1
Voltar
Você está em:
Vitrine do Zebu » Destaques
Publicado em 28/11/2016 às 17:38:38
Por Paula Martino (Carne com Ciência) Qual churrasqueira escolher? Essa é a pergunta que não quer calar! Para ter um churrasco bem sucedido, escolher o tipo certo de churrasqueira, de acordo com o espaço disponível na sua casa ou apartamento faz total diferença. No Brasil, a churrasqueira mais usada é a de carvão, mas existem 3 tipos básicos de churrasqueira (delas saem as variações) que são: a de carvão, a de gás e a elétrica.
No Brasil, a churrasqueira mais usada é a de carvão, mas existem 3 tipos básicos de churrasqueira (delas saem as variações) que são: a de carvão, a de gás e a elétrica.
A Churrasqueira a gás pode ser de gás propano (gás de cozinha) ou de gás natural (não é muito comum no Brasil). Logicamente, não resta dúvidas de que o carvão dá à carne um sabor especial, entretanto, o gás mantém uma temperatura uniforme e promove cozimento uniforme.
Já ouvi algumas pessoas reclamarem que as churrasqueiras elétricas gastam muita energia e esta é uma grande desvantagem deste tipo de churrasqueira.
Os pits de defumação ou as pequenas churrasqueiras defumatórias, estão se tornando cada vez mais populares e também dão um sabor extraordinário à carne.
Mas, o que a maioria dos tipos de churrasqueira tem em comum?
As churrasqueiras à carvão exigem um pouco mais de esforço para acender, é necessário que se conheça um pouco mais da arte do churrasco para utilizá-la, uma vez que não é simplesmente jogar os pedaços de carvão na churrasqueira e riscar um fósforo.
Fazer um braseiro, que asse a carne igualmente e mantenha uma temperatura constante não é para qualquer um. Logicamente, quem domina a técnica, acha que é a coisa mais fácil do mundo, mas quem nunca fez, se apavora nesta etapa.
Desde que me conheço por gente (e não sou tão novinha assim) o único tipo disponível de churrasqueira era a de carvão e esse estilo ainda é muito popular. Lembro-me de que, quando criança, morávamos numa casa que não tinha churrasqueira e meu pai improvisava uma: colocava tijolos um sobre os outros, formava um quadrado, colocava areia no centro, fazia a "casinha" de carvão e tcharam: tínhamos churrasco no almoço de domingo!
Embora a churrasqueira a carvão exija um pouco mais de esforço para se preparar um delicioso churrasco, não há como negar que o sabor da carne cozida com carvão é único. E ainda: os carvões podem ser aromatizados usando uma madeira especial o que confere um aroma especial e um "ar" de defumado ao churrasco comum.
Mas ela têm inconvenientes. Se você não souber usar o combustível adequado (óleo de cozinha, álcool, ou alguma outra coisa), você pode detonar o carvão ou se exagerar nesse combustível e ele não queimar completamente antes de formar o braseiro e você começar a assar, o sabor da carne pode ficar horrível.
As churrasqueiras a gás estão se tornando mais populares, uma vez que as casas e apartamentos tem sido construídas em espaços menores, ter uma churrasqueira a carvão pode ser um inconveniente. Mas ainda vemos inúmeras churrasqueiras à carvão nas "sacadas gourmet" Brasil afora.
Voltando às churrasqueiras à gás: a mais comum é a que utiliza aquele botijão de gás, igual aqueles que usamos em fogão. Pela dificuldade em se encontrar gás natural no Brasil (na realidade nem sei ao certo se algum dia isso vai pegar. Quem souber aí me conta!) ela quase não é utilizada. A bem da verdade é que euzinha nunca fui apresentada à uma churrasqueira dessas, só vi em foto mesmo!
A vantagem das churrasqueiras à gás é que elas produzem calor elevado, constante e uniforme, além de que elas não produzem fumaça (o que é bom para quem está churrasqueando, mas pra vizinha que está com as roupas no varal é horrível!).
O fato de não fazerem fumaça é uma vantagem e uma desvantagem, porque aquele sabor e cheiro delicioso de churrasco, ah, isso só as churrasqueiras à carvão e lenha têm.
Quanto a limpeza, cada tipo tem suas vantagens e desvantagens. Vou apresentar abaixo vários tipos de churrasqueira. Alguns modelos você encontra facilmente e tem um valor relativamente barato, outras são mais profissionais ou não são encontradas (ainda) no Brasil, se são, têm um preço bem salgadinho. O importante é que você as conheça e escolha aquela que mais se adeque ao espaço que você tem disponível, à quantidade de vezes por semana que você faz churrasco e ao tipo de churrasco que você costuma fazer. Nesta primeira parte do artigo vamos falar mais sobre as Churrasqueiras Elétricas e a Gás.
Churrasqueira a Gás
Geralmente alimentada por um botijão de gás, faz churrasco rapidamente, facilmente e é bem fácil de limpar. Algumas churrasqueiras à gás possuem uma caixa de depósito de lenha com o objetivo de de conferir aquele saborzinho especial ao churrasco.
Churrasqueira Elétrica
Se você está cansado de comprar carvão ou gás para a churrasqueira, esta é uma ótima alternativa, mas lembre-se, você terá que investir mais dinheiro nos churrascos, porque, como todos sabem, energia elétrica no Brasil é muito mais cara que carvão e gás, não é mesmo?
Fonte: (Carne com Ciência)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU