SIAL Paris 2016 e as contribuições da alta genética zebuína para a pecuária comercial sustentável
Voltar
Você está em:
Mercado » Destaques
Publicado em 13/12/2016 às 15:05:51

Acesse, na íntegra, material divulgado pelo Brazilian Cattle durante o maior e mais importante evento sobre alimentos do mundo realizado recentemente em outubro desse ano: o Sial Paris 2016. A ABCZ fez uma participação inédita no SIAL Paris 2016. Na maior e mais importante feira de alimentos do mundo, que foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro, na capital Francesa, o gerente Mário Karpinskas do Brazilian Cattle (projeto da associação desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil) e a diretora do Departamento de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes de Souza, trabalharam na promoção da bovinocultura de carne e de leite do Brasil e sobre as inúmeras contribuições da criação de animais zebuínos de alta genética para a pecuária comercial sustentável.
A ação foi desenvolvida no estande da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) onde os representantes de 19 frigoríficos exportadores de carne e de entidades do setor, como a Nelore, trabalharam na divulgação de produtos brasileiros para visitantes do mundo inteiro. O grupo do Brasil organizou três dias de degustações com carnes nacionais, entre elas a certificada Nelore Natural. Cerca de 1800 visitantes oriundos de quase 200 países participaram dos 3 eventos.
"O objetivo de levar diretamente ao público estrangeiro a experiência de saborear o produto brasileiro e de conhecer as características de uma das raças que possibilita a pecuária a pasto - em condições muito próximas do natural para os animais - foi atingido com sucesso pelos promotores do evento. Nosso papel também foi o de comprovar que essa produção a pasto, que resulta na carne saudável e de qualidade só é viável porque temos o zebu", explicou a diretora Ana Cláudia Mendes de Souza.

Ana Claudia Mendes, diretora da ABCZ, Mário Karpinskas do Brazilian Cattle e André Locatelli da ACNB trabalhando no Nelore Day. Foto: ABCZ
O espaço de 900 m² do estande da ABIEC foi dividido estrategicamente em ilhas individuais para reuniões e negociações, com ligações das salas com as áreas externas e um restaurante central. "Nosso empenho na SIAL Paris também esteve focado em fortalecer nossos contatos com a indústria frigorífica e conhecer as expectativas das missões estrangeiras que representam nossos mercados de maior relevância.
Conseguimos prospectar algumas parcerias que poderão ser viabilizadas pelo projeto Brazilian Cattle para inserir visitas a ExpoZebu e Farm Tours em criatórios de raças zebuínas nas agendas que a indústria promove com estrangeiros, bem como expor o nosso calendário de ações voltadas ao público internacional", diz o gerente Mário Karpinskas. E as ações desenvolvidas na SIAL Paris já estão tendo prosseguimento na ABCZ. "Nós estamos oficializando o convite de participação na ExpoZebu para Câmara de Comércio Árabe e agentes que atuam no mercado da carne no Sudeste Asiático", complementa a diretora.
Brazilian Livestock (ABCZ). Foto: Divulgação, 2016.
Sobre o projeto
O Brazilian Cattle, desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reúne 60 empresas que estão inseridas no setor agropecuário e que representam os segmentos de animais vivos, nutrição, associações, biotecnologia, educação, equipamentos, fazendas, inseminação artificial, produtos veterinários e sementes.
Acesse, na íntegra, o material de divulgação (versão em inglês) produzido para a ocasião:
Autor(a): Márcia Benevenuto
Fonte: ABCZ, 2016
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU