PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens) terá Prova de Eficiência Alimentar
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » Destaques
Publicado em 24/02/2017 às 15:35:04
Os 52 animais da raça Nelore que estão sendo criados a pasto no Campo Experimental de Sertãozinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Patos de Minas/MG, serão avaliados oficialmente pela terceira vez, no dia 30 de dezembro, quanto ao desempenho em peso e ao potencial reprodutivo. Os machos PO que participam da Prova de Ganho em Peso (PGP), oficializada pela ABCZ, pertencem a 22 criadores de Minas Gerais e São Paulo, integrantes do grupo Amigos do Nelore.
O criador José Luiz Niemeyer dos Santos, que participa a três anos do PNAT e teve animais classificados nas últimas duas edições, comemorou a mudança. "Eu acho que a ABCZ tem que acompanhar toda demanda de mercado, utilizando a tecnologia disponível. Nossa pecuária muda constantemente e caminha para um sistema cada vez mais intensivo. Precisamos cada vez produzir mais em uma área menor em um menor espaço de tempo. E a eficiência alimentar é fundamental para isso", afirma.
A prova de eficiência alimentar acontecerá no campus da FAZU, em Uberaba/MG, cuja capacidade é limitada em 108 animais. O consumo alimentar será mensurado utilizando - se equipamentos eletrônicos, sendo que haverá um período de adaptação de 21 dias, seguido de 70 dias de prova efetiva.
Os animais serão agrupados em quatro classes de idade: de 18 a 21 meses; de mais de 21 a 24 meses; de mais de 24 a 27 meses; e de mais de 27 a 30 meses, tendo como referência a data base de 15 de agosto de 2017. Para que sejam validadas, as classes de idades deverão conter no mínimo 3 animais. No caso da raça Nelore, se uma classe de idade não atender a esse número mínimo, os animais inscritos naquela classe não poderão participar das etapas seguintes. Para as demais raças, se for aplicado o teste de eficiência alimentar para alguma classe esse se tornará o critério obrigatório para todos os animais daquela raça, não sendo permitido que parte dos animais seja conduzida à etapa seguinte sem a participação no teste.
Foto: Divulgação Terra Boa
O critério de classificação dos animais será com base na Eficiência Alimentar. Somente serão conduzidos à etapa seguinte do PNAT aqueles que se classificarem como superiores à média obtida dentro de sua classe no teste de eficiência alimentar. Durante a prova, poderão ser colhidos fenótipos relacionados à eficiência alimentar, fenótipos de carcaça obtidos via ultrassonografia e perímetro escrotal.
Também haverá coleta de material biológico para verificação de parentesco por micros satélites e genotipagem (SNP). Todos os touros classificados como Superiores passarão por Exame Andrológico. Apenas os que apresentarem padrão inquestionável para congelamento e industrialização de sêmen seguirão para a fase seguinte do PNAT.
Além do teste de eficiência alimentar, o programa conta com outras etapas de seleção, que inclui a pré-seleção com base nas avaliações genéticas do PMGZ, a avaliação do touro inscrito por um técnico da ABCZ e durante a ExpoGenética, serão submetidos à análise e aprovação feita por criadores participantes do PMGZ e técnicos da área de ciências agrárias, devidamente identificados com suas credenciais dos respectivos conselhos, técnicos da ABCZ e centrais de inseminação. Durante a exposição, os touros candidatos das raças que não participarem do Teste de Eficiência Alimentar serão alojados em currais agrupados por regime alimentar (1, 2 ou 3), usando-se como referência a indicação quando da inspeção na fazenda pelo técnico, sendo ajustada ao manejo compatível (1, 2 e 3) presumido pela constituição, peso, ganho em peso e desenvolvimento atual do touro no evento.
Os touros participantes do Teste de Eficiência Alimentar serão alojados em currais agrupados por idade, de 18 a 22 meses, de mais de 22 a 26 meses e de mais de 26 a 30 meses.
Nesta edição os proprietários dos touros candidatos poderão votar, mas após concluir sua votação não poderão permanecer no local onde os animais ficam alojados enquanto durar o processo de escolha estipulado pela organização da EXPOGENÉTICA 2017;
O resultado da 8ª edição do PNAT será divulgado durante a ExpoGenética 2017, em agosto.
Fonte: Revista ABCZ, nº 95.
Texto: Larissa Vieira
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU