CNA desenvolve novo sistema de bonificação da produção de carne
Voltar
Você está em:
Mercado » Destaques
Publicado em 07/03/2017 às 15:23:02
- atualizado em 07/03/2017 às 15:51:08

Desenvolvida pelo Instituto CNA e Embrapa Gado de Corte, ferramenta permite a certificação da carne bovina durante as etapas da produção Com o objetivo de garantir a produção de carne de qualidade, atestada pelas associações de raça, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou a "Plataforma de Qualidade - Carne Bonificada". A ferramenta informatizada, desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com a Embrapa Gado de Corte, permite a certificação da carne bovina brasileira durante as etapas da produção.
O sistema foi criado com o intuito de estreitar e dar transparência na relação entre produtores rurais, a CNA, os frigoríficos e os consumidores interessados na produção e consumo de produtos diferenciados. Utilizando o sistema informatizado na gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, a entidade proporciona transparência nas garantias acordadas entre os proponentes do produto desde a propriedade até a mesa do consumidor.

Plataforma de Qualidade da Carne. Fonte: CNA, 2017.
Ao consultar os dados oficiais inseridos na PGA também é possível, por exemplo, verificar a existência da propriedade e do produtor que pretende aderir a um protocolo, assim como, se este produtor possui animais e se os mesmos podem ser eviados para o abate.
Depois de se cadastrar na plataforma, os pecuaristas têm acesso aos Programas de Bonificação de Raças Bovinas. Neste primeiro módulo estão disponíveis seis programas de bonificação: Angus, Hereford, Braford, Charolês, Wagyu e Nelore. Os produtores serão bonificados pelas carcaças que atenderem aos requisitos de qualidade definidos pelas associações de raças parceiras.
Para saber mais ou fazer a adesão, acesse:
Fonte: CNA e Portal DBO, 2017.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU