Núcleo de Pesquisa Aplicada - CRPBZ Campus
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Núcleo de Pesquisa CRPBZ
Publicado em 29/03/2017 às 15:24:49
- atualizado em 30/03/2017 às 11:05:06

O Centro de Pesquisa Aplicada do Centro de Referência da Pecuária Brasileira - Zebu- (CRPBZ) articula um time de aproximadamente 42 cientistas conectados em redes colaborativas e atuando em diversas instituições, entre elas EMBRAPA, FAZU, IFTM, UFTM UNIUBE entre outros apoiadores.
CENTRO DE PESQUISA APLICADA
Estância Orestes Prata Tibery Jr.
Com uma área disponibilizada de aproximadamente 20 hectares. O local, possui as principais novidades na área de forrageiras e os demais cultivares em um campo agrostológico com mais de 30 variedades (brachiaria, panicum, sorgo, milho, etc.)
O sistema de ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) implantado na estância pela EMBRAPA, possui mais de três mil mudas de espécies florestais, como mogno africano, acácia, teca, eucalipto e nim (planta originária da Índia).
Hoje representa um campo vasto de pesquisa que envolve a inciativa pública privada cuja principal parceira de pesquisa é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
A Embrapa Cerrado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Milho e Sorgo atualmente são as parceiras do projeto.
CRPBZ CAMPUS - Centro de Pesquisa Aplicada - Inovação aberta e colaborativa
Local: Estância Orestes Prata Tibery Jr.
O Centro de Pesquisa Aplicada articula um time de 42 cientistas conectados em redes colaborativas e atuando em diversas instituições, entre elas EMBRAPA, FAZU, IFTM e UNIUBE.
O objetivo é estruturar uma base sólida de conhecimento a partir da integração de diferentes áreas, como zootecnia, veterinária, agronomia, biologia, botânica, engenharia de alimentos, ecologia, geografia, ciências sociais, história e antropologia.
Este é um núcleo científico da região do Triângulo Mineiro voltado à pesquisa aplicada em inovação tecnológica no campo e terá como objetivo impulsionar o conhecimento na área a partir de pesquisas multidisciplinares.
A ABCZ, EMBRAPA, FAPEMIG, CNPQ e SEBARE e empresas privadas financiadoras, investem anualmente em projetos desenvolvidos pelas instituições agregadas. As universidades parceiras também contribuirão com apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.
Os projetos são elaborados e desenvolvidos conjuntamente pelos pesquisadores da ABCZ/EMBRAPA e da academia.
Obs: O centro não possui um espaço físico exclusivo. As pesquisas utilizam a infraestrutura dos parceiros também.
Conheçam os principais pesquisadores

Luiz Antônio Josahkian
Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (1982) e Especialização em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (1997). Atualmente é professor titular - Faculdades Associadas de Uberaba e superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, além de jurado efetivo das raças zebuínas Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em melhoramento animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos de corte e leite, registro genealógico de zebuínos e julgamento de animais das raças zebuínas. (Texto informado pelo autor)
Dr. Henrique Ventura
Zootecnista com Doutorado em Melhoramento Genético Animal, e Pós Doutorado em Bioinformática. Possui experiência em análise de dados para avaliação genética animal. Atualmente integra a equipe da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu responsável pela avaliação genética nacional das raças zebuínas. (Texto informado pelo autor)
Dra. Mariana Alencar
Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Mlehoramento dos Animais Domésticos, atuando na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu-ABCZ. (Texto informado pelo autor)
Ms Aryanna Sangiovani Ferreira
Possui graduação em Zootecnia pelas Faculdades Associadas de Uberaba -FAZU (1993). Mestra na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unicamp.Tem experiência na área de produção de gado de corte e leite, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade,educação desenvolvimento rural, agricultura familiar e segurança alimentar.

Dr. Fabyano Fonseca e Silva
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001); *Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Estatística pela Universidade Federal de Lavras; *Pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin (USA, 2009) e Pós-doutorado pela Universidade de Wageningen (Holanda, 2012); *Especialização em seleção genômica pela Universidade Zaragoza (Espanha, 2010) e pelo IPG (Institute for Pigs Genetics, Holanda, 2011); *Atualmente é Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, e atua como membro permanente dos programas de pós-graduação em Zootecnia e em Genética e Melhoramento.Tem experiência nas áreas de Probabilidade e Estatística aplicadas ao Melhoramento Animal e Vegetal, Inferência Bayesiana e Bioinformática (Texto informado pelo autor).

Dr. Fernando Flores Cardoso
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Applied Statistics pela Michigan State University (2002), doutorado em Animal Science pela Michigan State University (2003) e pós-doutorado em Bioinformática com enfase em Estatística Genômica pela Michigan State University (2006). Atualmente é pesquisador A e Chefe Adjunto de PD&I da Empresa Pecuária Sul em Bagé/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: objetivos e critérios de seleção, metodologia para avaliação genética de bovinos de corte, sistemas de cruzamentos, uso de informação genômicas no melhoramento animal e interação genótipo-ambiente. (Texto informado pelo autor)

Dr. Jose Aurelio Garcia Bergmann
Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. Médico-Veterinário pela UFMG, em 1977; Mestre em Zootecnia pela UFMG, em 1982, Doutor pela Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech.), em 1992. No mesmo ano concluiu Pós-Doutorando na mesma Instituição. Professor Colaborador (1979-1982), Assistente (1982-1989), Adjunto (1989-2006), Associado (2006-2010) e Titular (2010-) pela UFMG e Teaching Assistant no Departamento de Ciência Animal da Virginia Tech. (1990-1992). Foi Subchefe do Departamento de Zootecnia (1995-1998), Vice-Diretor da Escola de Veterinária (1998-2002), Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (2002-2006) e é o Diretor da Escola de Veterinária da UFMG (2010-2014). Entre os prêmios e as honrarias, destacam-se o Prêmio Moinho Santista Juventude de 1982 (Fundação Bunge, São Paulo); a Medalha de Prata Santos Dumont de 1982 (Governo do Estado de Minas Gerais); a Menção Honrosa no Concurso Professor Otávio Domingues de 1982 (Sociedade Brasileira de Zootecnia, Pelotas, RS), o Prêmio Young Scientist de 1994 (Canadian International Development Agency), a Menção Honrosa (como Orientador) no Concurso Professor Geraldo Gonçalves Carneiro de 1999 (Sociedade Brasileira de Zootecnia, Porto Alegre, RS), a Homenagem pela colaboração para com o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, em 2002 (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Ribeirão Pretro, SP), a Moção de Congratulação pela Câmara Munincipal de Belo Horizonte, em 2002, e a Comenda Antônio Secundino de São José, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 2003. Sua contribuição bibliográfica inclui capítulos de livros e mais de uma centena de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Na Pós-Graduação Stricto Sensu graduou quatorze estudantes no nível de Mestrado e sete de Doutorado. Foi Editor de Área do periódico Archivos Latinoamericanos de Producción Animals e é relator de vários outros periódicos científicos. É consultor da FAPEMIG, FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP, e participa de diversas sociedades científicas do país e exterior.
Dr. Michael MacNeil
Consultor referência no assunto e com uma carreira consolidada com mais de 30 anos de atuação no Departamento de Pesquisa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
Dra. Giovana Alcantara Maciel
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2006) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e manejo de pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e consevação do solo e da água em áreas destinadas à produção de forragem e Integração Lavoura-Pecuária. Atualmente trabalha na Embrapa Cerrados, como pesquisadora, principalmente, com componente forrageiro em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Texto informado pelo autor)
Núcleo de pesquisadores do Museu do Zebu
Ms Thiago Riccioppo
Mestre em História Social na linha de pesquisa "Política e Imaginário" pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Gestão Pública pela Unipac e em História do Tempo Presente: pensamentos, transformações rumo à globalização pela Unifran. Possui graduação em História pela FFCL. Ocupa os cargos de Gerente Executivo da Fundação Museu do Zebu - Edilson Lamartine Mendes e Historiador, entidade que tem como mantenedora a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Integra o núcleo de pesquisadores e de manutenção do Centro de Referência da Pecuária Brasileira Zebu - CRPBZ. Neste projeto é responsável do Museu do Zebu pelo Centro de Documentação que compõe o CRPBZ, o ZEBUDoc. Também é Servidor Público, sendo Historiador da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. Foi Professor na Universidade Presidente Antônio Carlos nos cursos de Gestão Pública, Pedagogia, Serviço Social, Turismo e Hotelaria e Normal Superior entre os anos de 2005 a 2015. Foi Coordenador de pesquisas da equipe técnica de História do CONPHAU - Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba entre 2005 a 2009. Coordena o núcleo Sítio histórico-cultural Parque Fernando do Costa do projeto de turismo alinhado ao GEOParque Uberaba. É Conselheiro do CONPHAU e do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo. É articulista da revista mexicana Cebú Mexicano e da revista ABCZ. Tem experiência como historiador, principalmente nas seguintes temáticas: história regional - Uberaba e Triângulo Mineiro; sistematização, catalogação arquivística e de acervos museológicos; educação patrimonial; patrimônio histórico-cultural; captação de recursos do ICMS-Cultural e de leis de incentivo; elaboração de projetos, assessoria e consultoria para área do patrimônio histórico-cultural; desenvolvimento social e urbano; administração pública; história e cultura política; história e biografia. Foi premiado com o título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Uberaba por importantes serviços prestados a comunidade de Uberaba.
CRPBZ Campus
Quer ser colaborador também? Entre em contato conosco!
crpbz@abcz.org.br
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU