Zebu e Dinossauros, Geoparques Brasileiros no coração de Minas Gerais
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Artigos
Publicado em 04/04/2017 às 14:06:06
O turismo é uma fonte importante para o desenvolvimento. Recentemente, o geoturismo, além de se mostrar como forma de divulgação do patrimônio cultural e natural, está propiciando a conscientização dos que o fazem, sobre a importância científica, social e econômica desse patrimônio. Aqui é apresentado o caso do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros, integrados à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Localizados no bairro de Peirópolis, município de Uberaba (MG), vêm ao longo dos últimos 20 anos, implementando atividades visando: preservar os registros e sítios fossilíferos; realizar e apoiar a investigação científica; consolidar os projetos educacionais; viabilizar políticas públicas de geoconservação; fazer da divulgação e popularização da ciência mecanismos indutores para o desenvolvimento sustentável
Luis Carlos Ribeiro
O turismo é uma fonte importante para o desenvolvimento. Recentemente, o geoturismo, além de se mostrar como forma de divulgação do patrimônio cultural e natural, está propiciando a conscientização dos que o fazem, sobre a importância científica, social e econômica desse patrimônio. Aqui é apresentado o caso do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros, integrados à Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Localizados no bairro de Peirópolis, município de Uberaba (MG), vêm ao longo dos últimos 20 anos, implementando atividades visando: preservar os registros e sítios fossilíferos; realizar e apoiar a investigação científica; consolidar os projetos educacionais; viabilizar políticas públicas de geoconservação; fazer da divulgação e popularização da ciência mecanismos indutores para o desenvolvimento sustentável. Essas ações criaram um fato singular, os fósseis ganharam uma nova aplicação e valor que transcende a sua própria importância científica, são elementos de revitalização social, econômico e cultural.
Através do turismo paleontológico, a comunidade de Peirópolis vive hoje da exploração de serviços e produtos, focados no tema dinossauro. A implantação do Geoparque "Uberaba - Terra dos Dinossauros do Brasil" potencializará ainda mais o turismo e as perspectivas futuras de desenvolvimento regional.
No ano de 2017 o Museu do Zebu entrou na proposta de implantação do Geoparque da região de Uberaba.
Para saber mais entre em contato com o pesquisador:
Luis Carlos Ribeiro
cccp@uftm.edu.br
testo
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU