A importância da extensão rural brasileira no caso de sucesso Pró-Genética
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Casos de Sucesso
Publicado em 09/05/2017 às 14:40:10
Na década de 90 surgiu a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER). A entidade surgiria para ocupar o espaço deixado com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica de Extensão Rural (Embrater).A ASBRAER encontra-se em todo o território nacional, por meio de 27 entidades associadas (ver relação), ligadas aos governos estaduais.
Segundo Peixoto (2008), a assistência técnica e a extensão rural são serviços de importância fundamental no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária. Embora a maioria dos textos sobre o assunto afirmarem que tais serviços surgiram em meados do século XX, o estudo da legislação brasileira demonstra que atribuições legais de ações de extensão rural remontam ao século XIX.
A assitência técnica adequada e o trabalho do extensionista rural no campo é de fundamental importância para que as pesquisas geradas alcancem os produtores rurais e possam contribuir para que a atividade agropecuária possa render lucros com sustentabilidade ambiental, social e garantir segurança alimentar para toda sociedade.
Hoje existem 27 Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, com 52 políticas públicas, programas e projetos para o desenvolvimento rural. Fazendo assim 46 cadeias produtivas funcionarem com 5015 locais de atendimento.
No Brasil são 15.319 extensiomistas em visitas regulares à 2.259.806 famílias rurais.São R$ 2.7 bilhões aplicadps nas associações por meio dos governos estaduais.
A extensão rural brasileira hoje conta com 26 bilhões de reais aplicados no crédito rural para a agricultura familiar. Geração de emprego para mais de 12 milhões de pessoas. Isto representa 38% no PIB do agronegócio ou seja 481 bilhões de reais. (ASBRAER,2017).
A extensão rural no Brasil deve ser reconhecida como um caso de sucesso perante o cenário mundial agrícola já que o Brasil concede "relativamente pouco" subsídio aos seus agricultores, aponta um estudo inédito sobre a política agrícola brasileira feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A extensão rural brasileira é garantida pela constituição de 1988 onde o produtor tem direito a este tipo de assitênica. Este trabalho de extensão garante o desenvolvimentos de muitas regiões onde o produtor se encontrava desprovido de assistência técnica. A extensão leva soluções baratas e aplicáveis a cada realidade brasileira e auxilia o produtor a acessar mais os recursos finaceiros como por exemplo o PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Veja o vídeo
Fundador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e ex-presidente da extinta Embrater, o agrônomo Glauco Olinger acredita que o insumo mais importante para a agricultura moderna é o conhecimento.
Um dos mais importantes projetos que tem como apoiadores governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, é o Pró-Genética.
O programa tem como objetivo aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias proiedades rurais, através do uso de touros melhoradores e proporcionar ao pequeno e médio produtor o aumento de renda, através da melhoria da produtividade e, consequentemente, da qualidade do seu padrão social.
Estimular os governos municipais, estaduais e federal a criar políticas públicas de fomento e apoio financeiro aos pequenos e médios produtores rurais.
E por último, mas não menos importante, estabelecer uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos "elite") e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para a base produtiva.
Além disso, essa conexão deve permitir, no médio prazo, que os rebanhos comerciais retroalimentem o segmento da seleção com suas demandas reais, contribuindo dessa forma para um alinhamento de esforços.
É graças à parceria com a ASBRAER que o Pró-Genética vem alcançando todos os estados brasileiros e sendo apontado como um divisor de águas para o melhoramento genético do rebanho nacional.
Texto: Aryanna Sangiovani Ferreira ( mestra em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unicamp)
Fonte:
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER, 2017).
EXTENSÃO RURAL NO BRASIL - UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA LEGISLAÇÃO - Marcus Peixoto TEXTOS PARA DISCUSSÃO 48 ISSN 1983-0645 Brasília, outubro / 2008
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU