Avaliação de grupos genéticos de bovinos de corte em cruzamentos com base no peso a desmama
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas
Publicado em 30/05/2017 às 15:22:53
- atualizado em 30/05/2017 às 15:49:24

Pesquisa de doutorado em Zootecnia na área de Concentração Produção Animais, defendido por Alexandre Leseur dos Santos na Universidade Estadual de Maringá - UEM, apresenta sobre a "Avaliação de grupos genéticos de bovinos de corte em cruzamentos com base no peso a desmama e ao soberano". O estudo foi orientado pelo prof. Dr. Elias Nunes Martins. Confira:
O presente trabalho visou a avaliação de grupos genéticos de bovinos para corte em uma população multirracial, por meio de suas progênies (meio sangue) oriundas do acasalamento das raças Angus, Hereford, Nelore e Senepol com matrizes Nelore, e das progênies (tricross) das matrizes F1 (Angus - Nelore) quando acasaladas ou inseminadas com touros múltiplos Canchim, Simbrasil e Senepol.
Os dados foram disponibilizados pela fazenda BAMA, de propriedade da JL Agropecuária, situada na cidade de Juara no estado do Mato Grosso - Brasil, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Gado de Corte GENEPLUS - EMBRAPA - CNPGC, de Campo Grande - MS.
O esquema de acasalamento implementado consiste no uso de touros das raças Angus, Hereford, Nelore e Senepol por meio de inseminação artificial em Fêmeas da raça Nelore.
Os produtos machos resultantes destes acasalamentos são destinadas ao abate. As fêmeas meio sangue Angus - Nelore são reservadas para reposição do plantel de reprodução com uso de inseminação ou touros múltplos das raças Canchim, Simbrasil, e Senepol.
Foram utilizados os valores observados do peso ao desmame, ao soberano e os pesos corrigidos para 240 e 450 dias. As idades dos animais apesagem variaram de 150 a 399, e 340 a 647 dias, para desmama e soberano, respectivamente.
Os dados foram coletados do ínicio de 2002 até o final do ano de 2008. Foi avalida a diferença entre os touros dentro de cada grupo genético formados pela raça pai, e posteriormente as diferenças entre os grupos genéticos.
Para se proceder as avaliações utilizou - se modelos que consideravam efeitos de grupos de contemporâneos, formados com base no mês de nascimento e sexo, e como covariàveis idade do animal à pesagem e idade da vaca ao parto linear e quadrático.
Para análise entre todos os grupos genéticos foram utilizadas 12046 observações de peso à desmama e 7224 de peso ao soberano, com totais de 122 e 88 grupos de comtemporâneos para as características peso à desmama e ao soberano respectivamente.
O efeito do grupo, idade da vaca e idade do animal à pesagem para o peso à desmama e ao soberano foram significativos, verificando a importância de inclusão destes efeitos em modelos de avaliação multirracial de bovinos de corte.
O uso do ajuste linear para o efeito de idade do animal à desmama demostrou - se como uma boa aproximação. No entanto para soberano não foi suficiente para retirar todo o efeito da idade.
Com base nos resultados também conclui - se que o uso de cruzamento de touros das raças Angus, Hereford e Senepol com vacas Nelore pode ser um alternativa para melhorar o peso na desmana e ao soberano quando comparado ao gado Nelore.
Os animais cruzados apresentaram desempenho superior aos animais Nelore. Os animais cruzados apresentaram desempenho superior no desmame.
Já os meio sangue tiveram desempenho semelhante aos tricross na desmama e superior ao soberano. Dentre os tricross, não foi encontrada diferença entre os grupos avaliados.
Palavra chave: Angus, gado de corte, Hereford, Nelore, raça e Senepol.
# A tese está disponível para download na categoria de "Pesquisa" no Portal do CRPBZ. CONFIRA:
Título: Avaliação de diferentes grupos genéticos de bovinos de corte em cruzamentos com base no peso e desmama e ao sobreano (tese - GENÉTICA BOVINA)
Autor: Alexandre Leseur dos Santos
Fonte: Universidade Estadual de Maringá - UEM
Ano: 2010
# Para acessar mais teses e dissertações sobre o Zebu e a pecuária brasileira, clique aqui!
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU