SRB (Sociedade Rural Brasileira): promovendo o agronegócio desde 1919 Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 30/05/2017 às 10:08:33 - atualizado em 30/05/2017 às 17:52:44
“Sociedade Rural Brasileira – 90 anos” faz um apanhado histórico da atuação da SRB de 1919 a 2009 e resgata textos publicados na revista da entidade. Fonte: SRB, 2017.

O Zebu.org relembra a atuação da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das primeiras associações (entre elas, a SHBZ e a SRTM, instituições às quais a ABCZ tem a honra de fazer-se herdeira) a trabalhar pelo desenvolvimento do agronegócio nacional. Com uma trajetória moldada pela disposição ao debate e alternância de direção, ela gerou conhecimento e tornou-se um celeiro de líderes que contribuíram para promover a diversidade do pensamento do setor.

Próximo de completar o centenário de sua existência, a Sociedade Rural Brasileira (SRB), também chamada de "A Rural", foi fundada em maio de 1919, por iniciativa do agrimensor e industrial Eduardo da Fonseca Cotching. É considerada uma entidade de caráter associativista, que representa o campo através da congregação de pecuaristas, cafeicultores e agricultores em geral. Tem como objetivo, conforme expresso no estatuto de 1924, "fomentar o desenvolvimento da pecuária, da agricultura e de todas as indústrias derivadas destas".

Criada no mesmo ano que a Associação do Herd Book Zebu passou a desenvolver e divulgar a pecuária zebuína e, sobretudo, promover o aprimoramento dos rebanhos através da seleção e do registro genealógico das raças, a SRB trabalha há quase cem anos na formulação de políticas públicas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Desde o princípio, tornou-se porta-voz da sustentabilidade e outras conquistas políticas essenciais para o avanço do setor.

 

Segundo dados publicados em sua página oficial, nos últimos anos da República Velha (1889 - 1930), o Brasil vivia um período de prosperidade incomum devido à demanda europeia por produtos primários após o fim da "Grande Guerra". Produzido principalmente em São Paulo, o café era o produto mais importante da pauta de exportações brasileira, representando 75% dos embarques, seguido pela pecuária leiteira de Minas Gerais.


Sociedade Rural Brasileira, fundada em 1919, em São Paulo - SP. Fonte: Divulgação (SRB)

Foi então que, inspirada por associações similares da França, da Inglaterra e, sobretudo, pela Sociedad Rural Argentina, a SRB foi criada com o propósito de reunir interesses comuns entre produtores rurais e agroindustriais em uma única instituição. Até então, como representante do setor, havia apenas a extinta Sociedade Paulista de Agricultura, formada exclusivamente por lavradores. O embróglio era mais que isso: era o prelúdio de um país que encenava na América passos auteros, embora juvenis, de sua maior vocação até então - o espírito agrário.

 

A liderança política nacional na década em que a SRB surgiu alternava-se, portanto, entre paulistas e mineiros, no que ficou conhecido como política do café-com-leite. O zebu receberia dos pecuaristas a atenção que faria da raça a maior responsável pela composição do rebanho nacional bovino atualmente. E a ABCZ, sendo fruto do espírito associativo surgido também entre os mineiros representandos pela antiga SHBZ, ou futura SRTM (Sociedade Rural do Triângulo Mineiro) a partir de 1934, trabalha desde então para ampliar a produção mundial de carne e leite.

 

O órgão oficial de divulgação da SRB é a revista mensal A Rural, que foi fundada em abril de 1920 com o nome de Annaes da Sociedade Rural Brasileira e teve diferentes denominações no decorrer de sua longa história: Revista da Sociedade Rural Brasileira, de 1922 a 1941; Revista da Sociedade Rural, de 1941 a 1946; novamente Revista da Sociedade Rural Brasileira, de 1946 a 1955; A Rural de 1955 a 1995; Informativo Rural, de 1995 a 2009, e a partir de então, novamente A Rural. O acervo completo está em processo de digitalização e em breve será disponibilizado para consulta na internet.

 

"Com uma trajetória moldada pela disposição ao debate e alternância de direção, ela gerou conhecimento e tornou-se um celeiro de líderes que contribuíram para promover a diversidade do pensamento do setor", afirma Cesário Ramalho da Silva, produtor rural e ex-presidente da associação, em artigo publicado na Revista Agroanalysis da FGV (abril de 2012). Como síntese de múltiplas experiências, a Rural reuniu na sua fundação cafeicultores, pecuaristas, intelectuais, industriais e comerciantes ligados ao setor e líderes da imprensa, todos motivados inicialmente por uma aspiração comum: representar a produção rural brasileira.

 

*Para saber mais sobre o protagonismo da SRB, o Zebu.org reune aqui alguns links relacionados à pesquisa, notícias, agenda e diversas outras publicações divulgadas pela associação em sua página oficial e outros segmentos afins.

 

Acesse:

 

SRB - Página Oficial

História Oficial (SRB)

Artigo sobre a História da SRB (Arquivo - FGV/CPDOC); Sergio Lamarão

Arquivo - Sociedade Rural Brasileira (FGV/CPDOC)

 

Fonte: SRB (Oficial) e FGV (CPDOC)


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados