Megaleite 2017, exposição dos maiores criadores de Zebu leiteiro do Brasil
Voltar
Você está em:
Mercado » Destaques
Publicado em 21/06/2017 às 08:25:10
A Megaleite 2017 acontece em Belo Horizonte no Parque da Gameleira nos dias 28 de junho até 01 de julho. A estimativa é de um público de mais de 600 mil pessoas.Confira a programação inteira e participe deste encontro que reunirá os maiores criadores de Gir Leiteiro, Guzerá , Guzolando e Girolando do Brasil.Informações clique aqui!
GUZOLANDO
Raça bovina sintética brasileira de aptidão mista. É representada por bimestiços oriundo dos cruzamentos entre as raças Holandesa e Guzerá. Os animais têm 9/16 de sangue da primeira raça e 7/16 da segunda ou ainda proporções respectivas de 11/16 e 5/16.
Tais composições de sangue dão destaque à aptidão leiteira do gado holandês, sem perda da capacidade de produção de carne e leite, rusticidade e adaptabilidade aos trópicos, características pronunciadas no guzerá. O registro exige ainda dados que comprovem boa produção leiteira na genealogia dos animais.
Os animais da raça Guzolando apresentam porte médio, temperamento vivo, mas dócil e pelagens variadas que resultam das combinações das duas raças de que eles se originam. As fêmeas têm elevada aptidão leiteira e ostentam a forma tradicional de cunha, úbere bem inserido e desenvolvido.
Os machos são musculosos, com altos índices de ganho de peso. A raça tem excelente desempenho e grande aceitação em todo o Brasil.
Rebanho Guzolando, foto site da Associação Brasileira dos Criadores de Guzerá , ABCG
GIR LEITEIRO
O Gir Leiteiro é reconhecidamente o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical. A raça vive um momento de destaque por apresentar características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira mundial.
Por ser uma raça originária da Índia, um país tropical, e com muitas semelhanças das condições edafo-climáticas brasileiras, o Gir Leiteiro encontrou no Brasil ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite. A raça caracteriza-se pela resistência a endo e ectoparasitas.
Outra característica é o sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias. Tem grande capacidade de converter pastagens em leite, tornando o custo de produção da atividade mais baixo do que os animais confinados.
Por apresentar maior rusticidade e resistência a raça dispensa a grande utilização de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduo no leite.
O Leite produzido pelas vacas Gir leiteiro é de grande qualidade nutricional.
O Gir Leiteiro produz um leite com grande porcentagem de gordura e proteína, sendo assim um produto bastante apreciado pela indústria de laticínios. Outra vantagem é a produção do Leite A2, que diminui a incidência de alergias a determinada proteína do leite, comum em outras raças leiteiras.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro ( ABCGIL)

Fazenda Calciolândia, Gir leiteiro
GIROLANDO
As normas para formação da raça Girolando, elaboradas em 1989, introduziram, à época, uma forma planejada de formação de "raça" bovina. Isto permitiu trabalhar com parâmetros objetivos, proporcionando mais probabilidade de acerto, diminuir o tempo gasto na execução da meta e fornecer maior segurança ao investimento financeiro dos criadores engajados no programa.
A raça é fundamentalmente produto do cruzamento do Holandês com o Gir, passando por variados graus de sangue. O direcionamento dos acasalamentos busca a fixação do padrão racial, no grau de 5/8 Holandês + 3/8 Gir, objetivando um gado produtivo e padronizado, buscando a consolidação do Puro Sintético da Raça Girolando (PS), a raça propriamente dita. Quaisquer combinações entre a raça Holandesa e a raça Gir, e, seus mestiços poderão ser utilizados para obtenção do PS.
Modernamente não se cogita de fazer comparações entre raças com espírito competitivo, mas trabalhar de maneira a buscar as qualidades que cada uma possa oferecer, em diferentes ambientes, para que se complementem com mais eficácia econômica.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando ( Girolando)

Fazenda Calciolândia, animais girolando.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU