Breve história do leite : de mamando a caducando
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Artigos
Publicado em 08/08/2017 às 09:17:53
- atualizado em 08/08/2017 às 09:48:39
Este breve apanhado histórico tem o objetivo de criar uma linha do tempo onde possamos entender os principais fatos históricos, culturais, políticos, econômicos e sociais que desenharam o mapa do consumo do leite de origem animal pelo ser humano.Com a ajuda de diferentes fontes de informação foi possível traçar os divisores de água e entender como este alimento ajudou e continua sendo a base da alimentação de vários povos.Este trabalho será dividido em 2 partes. Se você possui informações complementares e queira contribuir escreva para nós!
Introdução
É notório que após a Revolução Industrial o mundo não é o mesmo e uma das mudanças mais importantes foi na maneira como nos alimentamos. Nos tornamos mais urbanos e quando a mulher ganhou espaço na sociedade e passou a trabalhar, a família alterou a sua maneira de consumir.
Numa sociedade capitalista, o consumo é o propulsor da economia e isso é o efeito cascata que levou nossa sociedade a alterar hábitos e criar novas demandas mercadológicas. Isso chegou ao seu ápice com o paradigma da sustentabilidade que agora aponta para novos rumos de consumo e produção de alimentos.
No século 21 a revolução gourmet também aconteceu através das mídias sociais. Hoje o consumidor quer alimentos saudáveis, acessíveis para o seu bolso. Os que são de origem animal, que a indústria ou o produtor digam como estes animais são criados e se estão sendo bem tratados. Hoje as pessoas sabem verdadeiramente como a indústria alimentícia funciona e os movimentos para uma alimentação saudável tomou conta da sociedade e quem manda é o consumidor.
A formação de grandes metrópoles, o boom da população mundial, o aparecimento de novas doenças e novas descobertas no campo da medicina é o nosso caminhar ao longo dos séculos. No campo da genética nunca se modificou tanto o DNA de plantas, vegetais e animais.
Ainda que se assegure que os alimentos geneticamente modificados sejam seguros, a maioria dos países europeus já aboliram este tipo de alimento e questionam a continuidade de tais padrões de produções para o futuro da agricultura e pecuária no planeta.
Neste breve apanhado histórico espera-se elucidar como as mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais foram fortalecendo a produção e o consumo do leite ao redor do mundo.
De fácil acesso e ainda barato é rico em proteínas e serve de alimento principalmente para as crianças e jovens. Seus derivados ganharam as prateleiras dos supermercados e compõem a dieta de adultos e da terceira idade.
Ainda que uma forte vertente hoje em dia discorde que o ser humano deva consumir leite e a carne de origem animal, por outro lado, vários centros de pesquisas confirmam a importância desses alimentos ao longo da vida.
Ancient Egyptian stone carving of milking a cow. Fonte: Tour Egypt, "The Diet (Food) of the Ancient Egyptians,
Primeira Parte
Conforme as pesquisas arqueológicas realizadas sabem-se que os primeiros animais a serem domesticados foram os carneiros por volto de 9.000 anos antes de Cristo.
Existem evidências do consumo de leite de vaca pelo ser humano na Grâ- Bretanha desde 4000 A.C., ou seja, no período Neolítico.
Os cientistas descobriram que os agricultores neolíticos na Grã-Bretanha e no norte da Europa podem ter sido os primeiros a começar a ordenhar o leite de vacas para consumo humano.
Segundo pesquisas a capacidade de digerir o leite foi lentamente aumentando entre 5000-4000, A.C. Pela propagação de uma mutação genética chamada persistência de lactase que permitiu que os seres humanos pós-desmamados continuassem a digerir o leite.
Embora existam evidências da domesticação de gado na Mesopotâmia já em 8000 A.C, a ordenha de vacas leiteiras não se tornou uma parte importante da civilização suméria até aproximadamente 3000 A.C.
As evidências arqueológicas mostram que os sumérios antigos tomaram leite de vaca e também transformaram leite de vaca em queijos e manteigas.
Por volta de 3100 A.C., a vaca domesticada havia sido introduzida, ou havia sido domesticada separadamente, na África do Norte.
No Egito antigo, a vaca domesticada desempenhou um papel importante na agricultura e espiritualidade egípcias. Os egípcios sustentavam a vaca sagrada e dedicavam-na a Isis, deusa da agricultura, mas, mais do que isso, a vaca era uma deusa por direito próprio, chamada Hathor, que guardava a fertilidade da terra.
Em 2000, A.C., a vaca domesticada havia aparecido no norte da Índia, coincidindo com a chegada dos nômades arianos.
A civilização védica que governou o norte da Índia de cerca de 1750 A.C. até cerca de 500 A.C. dependia fortemente da vaca e dos produtos lácteos que forneceu.
A forte dependência da vaca foi reforçada pelos Vedas (os épicos religiosos da religião hindu) em que a vaca era considerada um animal sagrado.
1700-63 A.C. - Leite na antiga civilização hebraica e na Bíblia
As primeiras escrituras hebraicas contêm abundantes evidências do uso generalizado do leite desde tempos muito antigos. O Antigo Testamento refere-se a uma" terra que flui com leite e mel "cerca de vinte vezes. A frase descreve a Palestina como uma terra de fertilidade extraordinária, proporcionando todos os confortos e necessidades da vida. Em todos, a Bíblia contém cerca de cinquenta referências ao leite e aos produtos lácteos.
1525-1776
1525 - O primeiro gado trazido para as Américas chega em Vera Cruz, no México
O primeiro gado a chegar no Novo Mundo desembarcou em Vera Cruz, no México, em 1525. Em breve, alguns avançaram pelo Rio Grande para proliferar na natureza. Eles foram conhecidos como" Bicho do Texas ". Logo depois, alguns dos colonizadores [espanhóis] transportaram gado para a América do Sul das Ilhas Canárias e da Europa. Seguiram-se mais e o gado se multiplicou rapidamente em toda a Espanha, totalizando milhares dentro de alguns anos.
1624 - O primeiro gado trazido para a Nova Inglaterra chega à Colônia de Plymouth
As primeiras vacas foram trazidas para a colônia de Plymouth em 1624.
O gado presente em 1627 em Plymouth incluiu variedades pretas, vermelhas, de lombo brancas e de ventre branco. O gado preto pode ter sido de uma raça ou similar àqueles hoje chamados Kerrys. O gado de Kerry são descendentes de gado celta antigo e originalmente Nativo do condado de Kerry Irlanda.
1679-1776 - Leite e as missões espanholas da Califórnia
O sacerdote jesuíta, Eusebio Kino, introduziu gado na baixa Califórnia em 1679 como parte do esforço para estabelecer assentamentos missionários. O leite tornou-se uma benção aos missionários. Durante uma fase em que a comida tornou-se escassa em 1772, Junipero Serra afirmou que ": ... o leite das vacas e alguns vegetais do jardim foram nosso principal subsistência".
Em 1776, na missão San Gabriel, o padre Font escreveu que: "as vacas são muito gordas e elas dão um leite rico e as nativas americanas fazem queijo e manteiga muito boa".
1800-1899
Início dos anos 1800 - Aparece as máquinas de leite e a vacina obrigatória para varíola nos Estados Unidos
No século 18, o conhecimento popular comum na Europa era que as criadas leiteiras (mulheres que tiravam leite de vacas) pareciam estar imunes às pragas da varíola quando esta doença entrou na Europa.
Em 1796, o médico inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra a varíola com base nesse conhecimento popular.
Reconhecendo que as vacas leiteiras infectadas com cowpox eram imunes à varíola, Jenner infectou deliberadamente James Phipps, um menino de oito anos, com cowpox em 1796. Ele então expôs Phipps à varíola - e Phipps não contraiu a doença. Depois de repetir o experimento em outros crianças, incluindo seu próprio filho, Jenner concluiu que a vacinação forneceu imunidade à varíola.
Nos Estados Unidos, a vacinação compulsória contra a varíola foi introduzida estado por estado, a partir do início dos anos 1800.
Pesquisa e tradução: Aryanna Sangiovani Ferreira ( zootecnista, mestra em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável - equipe zebu.org)
Referências Bibliográficas
British Broadcasting Corporation (BBC) "Louis Pasteur (1822-1895)
Craig S. Chatier, MA "Livestock in Plymouth Colony," Plymouth Archaeological Rediscovery Project
Dairy Heritage "History," www.dairyheritage.com
How Products Are Made "Milk," www.madehow.com
International Dairy Foods Association (IDFA) "Important Dates in Milk History"
Karen Rhea Nemet-Nejat, PhD Daily Life In Ancient Mesopotamia, 2002
National Library of Medicine Smallpox A Great and Terrible Scourge
New York Times "On This Day: March 31, 1883
Raw-milk-facts.com "Distellery Dairies, Deadly Milk"
Reay Tannahill, MA Food in History, 1973
Robert L. Santos "Dairying in California through 1910," Southern California Quarterly, Summer 1994Ron Schmid, ND The Untold Story of Milk, 2003
Ron Schmid, ND The Untold Story of Milk, 2003
Ron Schmid, ND The Untold Story of Milk, 2003
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU