Churrasco, churras e demais gostosuras: o fim de semana tá chegando!
Voltar
Você está em:
Vitrine do Zebu » Destaques
Publicado em 10/08/2017 às 10:22:26
Quem inventou essa deliciosa técnica culinária o churrasco? Pois bem, fomos atrás desta resposta! Quando os homens das cavernas descobriram que colocar a carne de caça perto do fogo fazia ela ficar mais macia, foi quando se deu início à grande revolução na alimentação humana! Isso mesmo, bem perto do fogo, foi assim que nossos ancestrais começaram a desvendar e inventar a cozinha!!Mas tem mais veja ai embaixo!!
No dicionário português a definição para churrasco é assim:
substantivo masculino - carne bovina ou de outro animal assada, sem ser temperada, na grelha ou no espeto.
E essa gostosura começou com os índios você sabia?
Na América do Sul os índios tupis costumavam colocar as carnes de caça em grelhas de madeiras, defumando as carnes elas duravam por longos períodos.
A primeira grande área de criação de gado foi no Sul do Brasil, com a criação nos pampas, região extensa de pastagens naturais do estado do Rio Grande do Sul que engloba o Brasil a Argentina e o Uruguai. Foi com os vaqueiros gaúchos que o churrasco virou prato típico e famoso.
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante e que é utilizado também como complemento alimentar do gado.
Não existe uma fórmula exata para o churrasco, ele pode ser em grelhas, no chão numa churrasqueira ou numa bela chapa e cada região foi desenvolvendo a sua própria maneira mas é no sul que essa tradição é reconhecida e motivo de orgulho para o povo gaúcho !
Imagem ilustrativa
Os igredientes mais usados pelos brasileiros são:
- Bovinos: picanha, costela, maminha, fraldinha, alcatra, filé, contrafilé, vazio (principalmente no sul), entre outros cortes;
- Suínos: pernil, paleta e costeleta.
- Carne ovina: costela,paleta e pernil.
- Carne de frango: cortes de frango, como coxa, sobrecoxa, peito e asas.
- Acompanhamentos: salada, salada de batata com maionese, pão, linguiça, entre outro
Pesquisa e elaboração do texto: Aryanna Sangiovani Ferreira ( zootecnista, mestra em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável - equipe zebu.org)
Fontes:
Dicionário Aurélio
www.sitedacarne.com.br
Revista Superinteressante
zebu.org.br
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU