Análise genética do desempenho do Guzerá na PIVE
Voltar
Você está em:
Pesquisa » Artigos
Publicado em 18/09/2017 às 10:02:02
O uso crescente da PIVE na última década têm gerado grande volume de informações sobre o desempenho à esta biotécnica reprodutiva, enriquecendo os registros de desempenho reprodutivo dos animais.
AUTORES
BRUNO DA COSTA PEREZ Doutorando, Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, USP/FZEA
JÚLIO CÉSAR DE CARVALHO BALIEIRO Professor, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, USP/FMVZ
RICARDO VIEIRA VENTURA Professor, University of Guelph, Guelph, Ontario, Canadá Beef Improvement Opportunities (BIO), Elora, Ontario, Canadá
SERGIO DE PINHO MELLO MATOS Médico Veterinário
FRANK ÂNGELO TOMITA BRUNELI Pesquisador, Embrapa Gado de Leite
MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO Pesquisador, Embrapa Gado de Leite
Biotecnologias reprodutivas como a múltipla ovulação seguida de transferência de embriões (MOET) e, mais recentemente, a produção in vitro de embriões (PIVE) permitiram aos criadores multiplicar seu rebanho, o aumento contínuo na pressão de seleção e a diminuição progressiva do intervalo de gerações.
As raças zebuínas, especialmente, apresentam resultados excepcionais à PIVE e a análise genética de características envolvidas com essa biotecnologia reprodutiva pode auxiliar na manutenção de índices produtivos satisfatórios.
Para o rebanho Guzerá brasileiro, em particular, as biotécnicas reprodutivas assumiram importante papel desde 1994, quando o núcleo de seleção baseado em programa de transferência de embriões foi implementado no Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite (PNMGuL) (Peixoto et al., 2016).
O uso desta biotécnica permitiu que rapidamente fosse obtido um ganho genético na popula- ção, chamado de salto genético inicial. O MOET e, mais recentemente, a PIVE têm sido utilizadas desde então no núcleo de seleção, de forma a acelerar o processo de identificação de indivíduos geneticamente superiores e encurtar o intervalo de gerações, uma vez que os touros são precocemente avaliados pelo desempenho de suas irmãs completas.
O uso crescente da PIVE na última década tem gerado grande volume de informações sobre o desempenho à esta biotécnica reprodutiva, enriquecendo os registros de desempenho reprodutivo dos animais.
A disponibilidade dessas informações possibilitam, no âmbito do melhoramento genético animal, a condução de estudos sobre a viabilidade da seleção para tais características. No entanto, características reprodutivas são consideradas complexas, uma vez que são afetadas por uma grande variedade de efeitos ambientais e genéticos.
Considerando, porém, que a reprodução natural e artificial (MOET/PIVE) compartilham uma mesma base genética e estão sujeitas a efeitos de meio semelhantes, a mesma complexidade é esperada também para características relacionadas à produção in vitro de embriões. Poucos estudos foram conduzidos buscando elucidar os componentes genéticos envolvidos na produção de oócitos e embriões de doadoras zebuínas submetidas a PIVE.
Da mesma forma, estudos que consideram a associação entre | características reprodutivas naturais e artificiais são escassos. Apresentaremos a seguir os resultados de estudos conduzidos na raça Guzerá com os objetivos de acessar os componentes genéticos envolvidos no desempenho à PIVE e o que estes indicam sobre a associação genética de características relacionadas à PIVE com a idade ao primeiro parto (IPP) de doadoras de oócitos.
Neste estudo, foram utilizados dados de 5.173 aspirações ovarianas de 1.080 fêmeas da raça Guzerá, filhas de 245 touros e 745 vacas especialmente cedidos pelo Cenatte Embriões Ltda, realizadas durante quase 10 anos em 16 rebanhos localizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Um total de 147 touros foram utilizados na fertilização in vitro (FIV).
O estudo contou com a informação da base de dados das avaliações genéticas para leite da raça Guzerá, coordenado pela Embrapa Gado de Leite e que reúne informações reprodutivas e genealógicas dos bancos de dados do CBMG2 e do PMGZ-ABCZ.
As características de PIVE analisadas foram: número de oócitos viáveis (NOV), percentual de oócitos viáveis (POV), número de oócitos de Grau I (NGI), percentual de oócitos de grau I (PGI), nú- mero de embriões clivados (NCLV), percentual de embri- ões clivados (PCLV), número de embriões produzidos (NEMB) e percentual de embriões produzidos (PEMB).
Principais resultados e considerações
No geral, a variação de origem genética encontrada para as características de contagem (NOV, NGI, NCLV e NEMB) foi superior às obtidas para as mesmas características expressas em percentuais (POV, PGI, PCLV e PEMB).
Esse resultado indica que existe um componente genético aditivo relevante influenciando a produção in vitro de embriões. As herdabilidades para estas características, e apresentadas na Tabela 1, variaram de 0,19 (NOV) a 0,07 (PEMB).
Esses resultados foram semelhantes aos encontrados para animais da raça Holandesa (Merton et al., 2009, Jaton et al., 2016), sugerindo que a seleção para algumas características de produção in vitro de embriões em rebanhos bovinos, principalmente considerando as características de contagem, pode levar ao melhoramento do desempenho de doadoras à essa biotecnologia reprodutiva.
Tabela 1 Herdabilidade e repetibilidade para as características estudadas
A reduzida variação genética encontrada para PCLV indica que a capacidade de clivagem dos embriões responderia muito pouco à seleção direta na raça Guzerá.
Para as correlações genéticas, foram obtidos os valores de de 0,68 e -0,36 entre NOV e NEMB e entre NOV e PEMB, respectivamente. Este resultado sugere que a seleção para NOV pode ocasionar, indiretamente, o aumento do número total de embriões produzidos, porém, poderá acarretar redução do percentual de oócitos viáveis (como proporção do total de oócitos produzidos).
As correlações genéticas para PGI foram quase todas negativas, exceto quando relacionada com PCLV e PEMB. Este resultado sugere associação genética favorável entre a qualidade dos oócitos produzidos e o sucesso à produção de embriões in vitro na raça Guzerá.
Correlações genéticas entre características relacionadas à produção in vitro de embriões e a idade ao primeiro parto (IPP) foram baixas (entre 0.01 e 0.11), indicando, neste primeiro momento, apenas uma fraca associação entre precocidade e desempenho à produção de embriões. Por outro lado, este resultado sugere que, provavelmente, a seleção para produção in vitro de embriões não impactará a IPP das vacas Guzerá, mostrando a possibilidade de ser adotada como critério de seleção em rebanhos da raça que usam a biotécnica.
O número de oócitos viáveis (NOV) parece ser a característica de eleição no caso de sua inclusão como critério de seleção para desempenho à PIVE, devido à sua moderada herdabilidade (0.19), correlação genética positiva e alta (0.68) com o número de embriões produzidos (NEMB), e precocidade de obtenção. A seleção direta sobre NEMB também poderia ser efetuada uma vez que a herdabilidade desta característica (0,14) é suficiente para a obtenção de ganho genético. No entanto, o tempo para aquisição de informações relacionadas à NEMB é maior. A correlação entre os valores genéticos estimados para NOV e IPP foi de -0.003 (Tabela 2), reforçando que a adoção de NOV como critério de seleção para o melhoramento da produção in vitro de embriões não trará prejuízos indiretos ao desempenho à idade ao primeiro parto. O efeito de touro cujo sêmen foi utilizado na fertilização in vitro sobre a variação total observada nas características NCLV (0,01), NEMB (0,05), PCLV(0,05) e PEMB (0.09) foi expressivo, especialmente para as características em percentuais.
Esse resultado revela a importância da fertilidade dos touros para o sucesso da produção in vitro de embriões.
Tabela 2
Informações Mais informações acerca do estudo podem ser encontradas nos artigos científicos "Genetic analysis of oocyte and embryo production traits in Guzerá breed donors and their associations with age at first calving."
publicado na revista Genetics and Molecular Research (doi: 10.4238/gmr.15027583) e "Count Bayesian models for genetic analysis of in vitro embryo production in Guzerá cattle." Publicado na revista Animal Journal (doi:10.4238/gmr.15027583).
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU