Bisneto publica biografia de Júlio César Lutterbach, pioneiro nas importações de Zebu Voltar

Você está em: Memórias do Zebu » Museu do Zebu » Histórias & Estórias Publicado em 20/09/2017 às 11:38:34
Capa do livro sobre a biografia do Cel. Júlio César Lutterbach

Hoje o Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo e isso se deve ao trabalho árduo dos pioneiros do zebu no país e, até mais que isso, aos bravos selecionadores e defensores do zebu, numa época em que o gado indiano sofria muitos preconceitos dos sulistas e paulistas. Um desses abnegados criadores de Zebu foi o Cel. Julio Cesar Lutterbach, tido como um dos mais importantes fazendeiros do Estado do Rio durante as três primeiras décadas do Século XX. De alta cultura, era um leitor assíduo de livros e revistas européias, o que possibilitou a importação de diversas raças de animais domésticas, além de uma infinidade de plantas ornamentais e árvores frutíferas. A Fazenda da Glória, no município do Carmo, passou a ser considerada o santuário do Gado Zebu e lá estiveram visitas famosas como o Governador do Estado e estrangeiros em busca de pesquisas. Este livro narra a trajetória de vida vitoriosa desse cantagalense ilustre que entrou para a história da pecuária nacional.

Foi publicado pela editora Clube de Autores, o livro "Cel. Júlio César Lutterbach - O Dinamismo de um Homem". Trata-se da biografia de um dos maiores fazendeiros do Estado do Rio durante as três primeiras décadas do século XX.

 

O autor, Júlio César Araújo Lutterbach Galhardo de Castro, bisneto do biografado, natural de Além Paraíba, completa o terceiro livro acerca da família Lutterbach. As memórias familiares são confirmadas através de diversos jornais e revistas, mostrando que este fazendeiro estava um século adiantado em relação aos homens de sua época.

 

Nascido na Fazenda Três Barras, município de Duas Barras (na época pertencia à Cantagalo), em 1873, o Cel. Júlio César Lutterbach aprendeu desde cedo a paixão pelo campo. Seu pai foi um dos pioneiros do Gado Zebu no país e isso iria influenciar completamente o seu futuro.

 

Tornou-se proprietário da Fazenda da Glória, no município do Carmo, e fez desta um estabelecimento modelar, onde eram empregadas as mais modernas técnicas de beneficiamento e acabou se tornando um dos principais pólos de zebu do país. Esta fazenda foi uma das primeiras a incentivar a pesquisa genética e recebia compradores de diversas partes do país, além de estudiosos em busca de estudo.

 

Muito culto, era um eleitor assíduo de livros e revistas europeias, o que possibilitou a importação de diversos animais, além de uma variedade espetacular de plantas ornamentais e exóticas. Devido à grande produção de café produzido em suas fazendas, viu-se obrigado a abrir no Rio de Janeiro uma casa de importação de exportação.

 

Representou a Sociedade Nacional de Agricultura na Primeira Exposição de Cordeiro, tendo sido o fazendeiro que mais recebeu prêmios por seus animais. Na ocasião, discursou ao lado do presidente do Estado, Dr. Raul Veiga, e ocupou a Tribuna de Honra, ao lado do Presidente dsa República, Epitácio Pessoa.

 

 

O livro, repleto de fotografias, pode ser adquirido através do site: https://www.clubedeautores.com.br/book/146781--Cel_Julio_Cesar_Lutterbach#.WZyxEVGQzIU

 

Fontes: Clube dos Autores e www.iagoguimarãescouto.com.br

 

Adaptações: Equipe Zebu.org

 


Expositores na Exposição Regional de Gado, Produtos e Derivados em Cordeiro, onde já se destacava animais das raças de Zebu.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados