O ganho de peso acompanhado de perto Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Destaques Publicado em 25/09/2017 às 08:57:11
tests

Acompanhamento em tempo real e um controle rigoroso. Essas são apenas duas das características destacadas pela Bosch em uma nova ferramenta para o homem do campo. A 'Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão' foi lançada em junho, após cerca de três anos de desenvolvimento, prometendo uma revolução na maneira de analisar o desempenho do rebanho.
Mário Sérgio Santos ( Jornalista da ABCZ)

O ganho de peso acompanhado de perto

 

Bosch lança tecnologia que promete mensurar de forma mais rápida e prática a evolução nutricional do rebanho.

 

Mário Sérgio Santos

 

Acompanhamento em tempo real e um controle rigoroso. Essas são apenas duas das características destacadas pela Bosch em uma nova ferramenta para o homem do campo. A 'Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão' foi lançada em junho, após cerca de três anos de desenvolvimento, prometendo uma revolução na maneira de analisar o desempenho do rebanho.

 

A empresa destaca que a grande diferença na comparação com os atuais sistemas desenvolvidos em várias propriedades, é que a nova tecnologia possibilita um controle mais real do ganho de peso. "Enquanto uma balança tradicional calcula o peso a partir de filtros e médias, os nossos algoritmos analisam toda a curva resultante da passagem do animal pelo sistema e o histórico, para então informar o peso e principalmente o ganho de peso diário real do gado. É possível ainda identificar animais com queda abrupta ou progressiva de performance indicando doença, problema operacional ou nutricional", explica Gustavo Ferro, gerente da área de Negócios de Pecuária de Precisão da Robert Bosch América Latina.

 

Outro impacto positivo, de acordo com a apresentação do sistema, é em relação ao bem-estar do animal, que não precisará de manejo para a pesagem. É que o sistema fica instalado em um corredor individual que, em casos de confinamento, divide a baia em duas partes separando o cocho e o bebedouro. Já no pasto, o sistema pode ser instalado em passagem de rotacionados ou na entrada das praças de alimentação.

 

Em ambos os casos, o gado circula livremente e os dados são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico, e enviados ao sistema cada vez que o animal passa pelo corredor. Em seguida a informação é processada pela empresa que fornece os indicadores para o pecuarista.

 

"A plataforma é totalmente independente e funciona através de uma rede sem fio, e alimentado por energia solar. Caso a fazenda não tenha nenhum ponto de conexão com a internet, os dados podem ser armazenados em pen drive e enviados ao sistema por qualquer computador com conexão", revela Ferro.

 

O gerente ressalta ainda que a plataforma já está disponível para comercialização, mas é preciso, inicialmente, uma conversa com o pecuarista interessado, para entender as necessidades da propriedade.

 

Opção para PGP. A tecnologia também surge como uma opção para Provas de Ganho de Peso em propriedades rurais e feiras. Ferro explica que o foco é atuar para atender a necessidade da criação intensiva de gado de corte durante o período de engorda, mas nada impede que a plataforma seja utilizada em 'PGP's. "É importante destacar, entretanto, que neste tipo de utilização o sistema fornecerá apenas a peso e não disponibilizará nenhuma informação adicional", finaliza.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados