Chantilly: A base da confeitaria mundial Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Leite Publicado em 17/10/2017 às 09:52:10
Foto ilustrativa

Uma das principais bases da confeitaria mundial merece um destaque não é mesmo? Você conhece a história do "Crème de la Crème" ? Saiba um pouco mais sobre esse delicioso alimento e veja uma receita básica para ser feliz !

A lenda diz que o criador desse creme leve e aerado, ligeiramente adocicado, foi François Vatel (1631-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV. Tudo indica que Vatel tenha inventado a receita quando ainda trabalhava para Nicolas Fouquet, superintendente das finanças de Luís XIV e proprietário do Château de Vaux-le-Vicomte.

 

Antes disso sabe-se que este "creme de leite batido" foi servido na corte de Catarina de Médicis e também em 1650, em um jantar dado ao tribunal em Bagnolet, para Marie de Bourbon-Condé . Mas o açúcar está ausente nesta receita.

 

O creme é batizado anos mais tarde devido ao príncipe de Condé, dono do Château de Chantilly, nos arredores de Paris. A propriedade, que ainda hoje serve de cenário para festas luxuriantes, ganhou ainda mais notoriedade por ter sido palco do suicídio do próprio Vatel.

 

Embora a versão mais difundida seja a de que o cozinheiro se apunhalou após descobrir que os peixes encomendados para um grande banquete não chegariam a tempo, há quem defenda que o motivo foi outro: a humilhação por ter sido oferecido como prêmio de uma aposta num jogo de cartas, entre o príncipe de Condé e o rei.

 

Seja como for, o creme chantilly continua atualíssimo três séculos e meio depois. Apesar de simples, o preparo tem lá seus segredos. Em primeiro lugar, só dá certo com creme de leite fresco. A quantidade de açúcar, por sua vez, não pode ultrapassar os 10%. "A receita clássica determina 100 gramas de açúcar para 1 litro de creme de leite.

 

E atenção ao ponto: no primeiro estágio, ainda cremoso, o chantilly serve como ingrediente para musses e bavaroises. No segundo, mais firme, quando já não escorre do fouet, atinge a consistência ideal para recheios e decorações. A partir desse ponto, porém, a receita desanda. Se continuar batendo, o creme de leite talha e vira manteiga. E não há jeito de recuperar.

 

Fontes:

Revista Casa e Jardim

Site: www.thegoodlifefrance.com

Pesquisa, tradução e adaptação : Aryanna Sangiovani Ferreira


Foto ilustrativa

Receita de Chantilly Caseiro (Duas Versões)

Ingredientes

 

  • 1 lata de creme de leite gelado e sem soro

  • 3 colheres (de sopa) de açúcar

  • 1 pitada de fermento em pó

  • 100 gramas de manteiga

  • ½ colher (café) de essência de baunilha

  • 500 gramas de creme de leite fresco bem gelado

  • 4 colheres (de sopa) de açúcar

  • Essência de sua preferência


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados