Carne e Cachaça: Uma dupla de sucesso Voltar

Você está em: Vitrine do Zebu » Carne Publicado em 01/11/2017 às 09:17:18
imagem ilustrativa

Pinga, mé, marvada, branquinha, canelinha, aguardente... Existem mais de 400 sinônimos para esse produto típico do Brasil - a cachaça, além da variedade de nomes também é versátil em sua utilização, pois quem pensa que a bebida pode ser usada apenas no preparo de coquetéis, engana-se!

A cachaça e a carne, por exemplo, são ingredientes que combinam perfeitamente, e o resultado? Carnes menos gordurosas, macias e saborosas. Os cortes que mais combinam com a cachaça são a maminha, picanha, costela, filé mignon, coxão mole, assado de tiras.

 

Devido a bebida ter um alto teor alcoólico, medindo em torno de 38 a 48% a dosagem e a escolha das cachaças são fundamentais para acertar o prato. A branca é a mais comum e pronunciada, a ausência do processo de destilação revela um sabor mais aproximado da cana-de-açúcar. Enquanto a envelhecida é armazenada em tonel e reflete nuances amadeirado no alimento. A amarela é a menos apreciada nos alimentos, por ser mais adocicada. Em sua produção é adicionado calda de caramelo e extratos de madeira, o que a diferencia na coloração.

 

Marinar carnes bovinas

 

Nessa técnica em que a carne é deixada de molho por minutos ou horas, a cachaça branca é a mais indicada, também acompanham os elementos aromáticos: ervas-finas e especiarias. Conforme o site Uol, segue algumas dicas para uma boa marinada:

 

  • Bebida - Utilize uma bebida de qualidade. Se ela não é boa para beber, também não terá um resultado agradável no alimento.
  • Local - Sempre marinar a carne na geladeira.
  • Recipiente - Os sacos de marinar são mais práticos. Caso não tiver, substitua por qualquer plástico atóxico e limpo. Evite plásticos e alumínio, pois interferem no sabor do alimento.
  • Sal - Alguns especialistas preferem não salgar a marinada. Isso porque o sal pode "cozinhar" as carnes, além fazer com que percam umidade. Um meio termo seria salgar apenas nos últimos minutos, pouco antes do cozimento.
  • Tempo - Quanto mais tempo a carne marinar melhor. Também é preciso considerar o tamanho do corte. Peças inteiriças demandam um tempo maior para absorver os sabores e aromas, em torno de 12 horas de molho, enquanto peças pequenas levam três a seis horas.
  • O líquido - Se for usar o líquido da marinada é preciso garantir que ele seja fervido em algum momento do cozimento para eliminar os riscos de contaminação. Jamais use o líquido cru em uma carne já cozida.

 

Cozinhando com cachaça

 

No início da receita: a cachaça pode ser adicionada e ir gradualmente reduzindo o molho, isso trará um paladar marcante e uma carne macia, seja na panela ou no forno. Os pratos mais conhecidos são: a rabada, a carne na cachaça com purê de batata e maminha assada na cachaça.

 

No final da receita: a bebida pode ser utilizada para flambar, palavra derivada do francês flamber que significa "passar pela chama", nesse procedimento o álcool evapora e predomina o sabor mais adocicado ou amadeirado da cachaça. Um prato delicioso quando flambado é o estrogonofe, normalmente feito com conhaque, mas também pode ser substituído pela cachaça.

 

 


Foto ilustrativa

No Zebu na Cozinha, você pode acompanhar essa técnica de flambar com o chef Allan Vila Espejo, no vídeo abaixo, ele apresenta uma receita incrível de estrogonofe.

Por Giovanna Hermice


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados