Bem-Estar Animal, rentabilidade e ética andam juntas
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Manejo Sustentável no Brasil » Bem-estar Animal » Manuais e Protocolos
Publicado em 10/11/2017 às 08:16:05
Com o marco histórico de 1978 da Declaração Universal dos Direitos Animais proclamada pela a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Bem-Estar Animal tornou-se um dos assuntos mais debatidos nas maiores escolas de direito do mundo todo.O zebu.org apoia e divulga pesquisas e ações que possam contribuir com o tema no país. Abaixo você poderá ver o passo a passo para se conseguir a certificação no país e que com um investimento baixo o resultado é lucrativo para o produtor e traz transparência para quem consome.
Uma questão ética, uma fonte de negócio sustentável, uma exigência mercadológica, todas essas atribuições podem ser facilmente associadas ao conceito de bem-estar animal.
É uma questão ética porque os animais são seres sencientes, têm a capacidade de sentir sensações e sentimentos de forma consciente, portanto merecem respeito. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais garante também por lei que seus direitos sejam respeitados.
Uma fonte de negócio sustentável, pois pesquisas compravam que o bem-estar animal diminui os problemas de saúde do rebanho, aumentando a produtividade do negócio. Uma exigência mercadológica em virtude do comportamento dos consumidores estarem mudando, mais preocupados com os animais sobre a maneira como foram tratados até chegarem à sua mesa.
Mas como melhor define Barry Hughes sobre o bem-estar animal (1976) "um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia". Portanto, é essencial procurar conhecer a respeito dos animais criados, e assim descobrir os aspectos psicológicos e físicos que cada espécie ou raça necessita para ter qualidade de vida - livre de estresse e doenças.
É possível identificar se uma empresa ou criador pratica o bem-estar animal, verificando nas embalagens dos produtos se apresentam o selo de Certified Humane®, (instituto responsável pela certificação na América do Sul, representante da empresa Humane Farm Animal), que tem como missão monitorar e cumprir os requisitos de bem-estar animal. Exemplos de empresas certificadas é a Fazenda São Bento, BRF- Sadia, Ecoterra, Korin e entre outras.
Vale ressaltar somente podem adquirir o selo Certified Humane produtores ou beneficiárias de ingredientes das seguintes espécies: bovinos de corte e leiteiros, vitelos, bisontes (búfalos), suínos, ovinos, frangos de corte e galinhas poedeiras, peru e cabras.
Se você tem interesse em obter essa certificação, o Zebu.org adaptou de forma simples os procedimentos exigidos pela Certified Humane:
Saber em qual categoria sua produção se enquadra: produtor individual, grupos de produtores, indústrias que utilizam matéria-prima de origem animal como ingrediente, por exemplo - as fabricantes de pratos prontos e/ou alimentos industrializados, empresas beneficiadas desses produtos (frigoríficos e laticínios), comercializadores de bovinos de corte ou restaurantes.
Solicitar a inspeção por meio do site
http://materiais.certifiedhumanebrasil.org/solicitar-certificacao, efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição e responder a um formulário eletrônico abordando detalhes da produção na fazenda, por exemplo: número de animais alojados ou em criação, a estrutura, maquinários utilizados, entre outros.
A equipe técnica do Instituto fará uma avaliação inicial baseada nas informações preenchidas, verificando se está em conformidade com os aspectos de bem-estar animal, caso contrário, ocorre devolução do questionário. Portanto, os criadores devem persistir e fortalecer seus pontos fracos.
Se bem sucedido, após análise do questionário os inspetores vão vistoriar o estabelecimento ou a fazenda, com objetivo de avaliar se de fato as normas estão sendo seguidas. O resultado da inspeção é finalizado por meio de uma reunião com inspetor e a parte interessada para abordar os aspectos analisados. Caso tenha identificado alguma inconformidade menor, o estabelecimento tem um prazo para tomar as medidas necessárias - porém já terá o direito de utilizar o selo de qualidade.
Adaptação: Equipe Zebu.org
Mais informações sobre a certificação, basta consultar o site http://certifiedhumanebrasil.org/
O especial do Globo Rural mostra casos de sucesso no Brasil. Uma verdadeira aula para você entender que é possível e rentável investir em manejo racional.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU