Eficiência em prova
Voltar
Você está em:
Mercado » Destaques
Publicado em 06/02/2018 às 14:43:14
Criadores investem em provas de ganho de peso e transformam resultados em melhoramento genético da seleçãoMário Sérgio Santos
A eficiência em prova
Criadores investem em provas de ganho de peso e transformam resultados em melhoramento genético da seleção
Mário Sérgio Santos
No clima tropical do Alto Paranaíba mineiro, 51 exemplares de Nelore em prova. O objetivo era identificar, entre outras características, quais animais conseguiam registrar a melhor média de ganho de peso, nas mesmas condições alimentares. Foi assim, entre junho de 2016 e abril 2017, que foi realizada a 1ª Prova de Ganho de Peso a pasto 'Amigos do Nelore', que reuniu 26 criadores em Patos de Minas (MG).
"Todos nós sabemos que a seleção, para ser realmente efetiva, passa por vários processos. E as provas de ganho de peso têm um papel muito importante nesse contexto. Avaliar os animais, a capacidade de conversão alimentar deles, e acima de tudo, realizar essa avaliação reunindo diferentes tipos de linhagens, promove, de modo geral, o melhoramento em toda a pecuária", ressalta o diretor da ABCZ, Fabiano Mendonça, que acompanhou a prova de perto.
Fabiano Mendonça revela ainda que neste tipo prova a pasto o objetivo é retratar o sistema de recria da raça Nelore, mostrando aos produtores, técnicos, professores e estudantes, como os garrotes se comportam em condições normais, além, é claro, de conseguir mensurar algumas características. Entre elas o ganho de peso no período, o peso ajustado aos 550 dias, o perímetro escrotal, a conformação a partir do EPMURAS e da ultrassonografia de carcaça.
Os organizadores quiseram mensurar o ganho em confinamento, por isso a avaliação também foi acompanhada por parte da equipe técnica da Associação. Após a conclusão da prova, um teste de desempenho em confinamento foi realizado, retratando uma prática comum entre os criadores de gado selecionado, que fazem a recria a pasto e realizam uma preparação em confinamento, para comercialização.
Cerca de 40 exemplares seguiram para essa modalidade de avaliação, que teve total de 108 dias, com 38 para adaptação e 70 de teste efetivo. "Os touros terminaram com 24 meses e estavam como se tivessem passado a vida inteira em ótimas pastagens, mostrando o excelente desempenho para este sistema alimentar. Com isto há uma diferenciação fenotípica evidenciando os animais numa escala classificatória em Elites, Superiores, Regulares ou Inferiores", ressalta Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
Entre os criadores com animais participantes nas duas modalidades de avaliação está Antônio Lacerda Filho, da Fazenda Vitória, em São José da Safira (MG). Ele teve um touro classificado como 'Elite' tanto na PGP a pasto como no Teste de Confinamento.
"Essas PGPs são muito importantes, pois são a oportunidade que temos de identificar os animais melhoradores em nosso rebanho. Acho essa avaliação tão boa que, além dessa prova em parceria com outros criadores, já realizei oito PGPs individuais em minha fazenda. E foi a partir delas que conheci melhor os touros que uso para afinar a minha seleção ao longo do tempo", ressalta Filho.
E a satisfação do pecuarista é tão grande, que ele voltou para a 2ª Prova de Ganho de Peso a pasto 'Amigos do Nelore', com mais quatro animais. A avaliação começou em agosto de 2017 e segue até junho do ano que vem. Junto com ele estão cerca de 20 criadores de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, com total de 34 animais. O trabalho novamente é desenvolvido em parceria com o Governo de Minas Gerais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e oficializada pela ABCZ.
"Esse projeto é muito importante, porque vem somar com todo o trabalho que já é desenvolvido na região. A primeira edição foi um sucesso e tenho certeza que a segunda também será. Conseguimos perceber isso pelo envolvimento dos criadores, e temos que comemorar porque, a partir de uma seleção mais afinada, promovida por esse tipo de prova, todos saem ganhando", destaca Elhon Cruvinel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.
E nessa lista de beneficiados não estão apenas criadores e entidades classistas. A Unipam, que é parceira oferecendo estudantes de Zootecnia e Medicina Veterinária como estagiários para as provas, também comemora os resultados. "Nossa participação é acompanhar toda a parte de condução de pastagem e manejo. Para os alunos essa é uma excelente oportunidade, pois conseguem vivenciar na prática aquilo que aprendem em sala de aula. É tão importante que alguns estudantes já conseguiram novas oportunidades de estágio, a partir dos contatos que fizeram durante as provas", revela Hélio Vilela, professor da Unipam.
E esse, claro, é um tipo de avaliação que não movimenta apenas criadores de uma ou outra região do país. No interior do Mato do Grosso, o criador Cléber Roberto Lemes Filho também utiliza provas de ganho de peso no processo de seleção de Nelore e Nelore Mocho. "Como já participo do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), consigo conciliar a avaliação genética com a avaliação do animal. Já estou na sexta edição da prova individual, com 44 animais sendo avaliados. Ela começou em maio deste ano, e vai terminar em março de 2018. Sempre realizo esse teste antes da minha estação de monta", explica.
E para se ter ideia de como esse processo é importante para muitos criadores, só este ano cerca de 230 provas de ganho de peso foram oficializadas pela ABCZ em todo o país. No total são 9.462 animais em provas. Nessa quantidade estão incluídos testes já finalizados ou ainda em andamento, tanto de avaliações a pasto como em confinamento.
Box
Os melhores
Conheça os cinco animais com melhor classificação na primeira edição da PGP a Pasto 'Amigos do Nelore', em Patos de Minas (MG):
Giro Al Safira
ALFV 803 - Lastro FIV da RFA em vaca Backup
Criador: Antônio Lacerda Filho
Jipe Fiv da Cruzeiro II
FCII 149 - Bitelo em vaca Big Ben da Santa Nice
Criador: B&A Brothers Agropecuária Ltda.
Paraguai
PAUN 143 - Luzon Ipê Ouro em vaca Bacana Japaranduba
Criador: Paulo Ribeiro de Mendonça Filho
Donner
NEEL 222 - Jammuh da Alódia em vaca Jokati de Garça
Criador: Carlos Gabriel Figueiredo ou Fabiano F. Mendonça Silva Cond.
Azael
HUNO 12 - Uapiti da AT em vaca 1646 da MN
Criador: Manoel de Azevedo Souza Neto
Conheça também os cinco animais com melhor classificação no Teste de Desempenho Confinamento:
Habitual LCI
LCI 198 - Ganges Col em vaca Helíaco da Java
Criador: Luiz Carlos Iamaguti
Celebrante FIV da Farroupilha
URB 234 - Jabriel de Naviraí em vaca Donato de Naviraí
Criador: Inácio Carlos Urban
Giro Al Safira
ALFV 803 - Lastro FIV da RFA em vaca Backup
Criador: Antônio Lacerda Filho
Azael
HUNO 12 - Uapiti da AT em vaca 1646 da MN
Criador: Manoel de Azevedo Souza Neto
Paraguai
PAUN 143 - Luzon Ipê Ouro em vaca Bacana Japaranduba
Criador: Paulo Ribeiro de Mendonça Filho
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU