Índice econômico para seleção genética, Dr.Michael MacNeil Voltar

Você está em: Educação » Destaques Publicado em 07/03/2018 às 07:46:12 - atualizado em 07/03/2018 às 07:47:07
ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu recebeu nesta semana a visita de Dr. Michael MacNeil, consultor referência em índice econômico para seleção genética e com uma carreira consolidada com mais de 30 anos de atuação no Departamento de Pesquisa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
06 de março, 2018 por Thais Cristina Ferreira

O especialista americano reuniu com os integrantes do Conselho do PMGZ Corte para a avaliação dos estudos para a produção do índice econômico no programa. O novo índice vai permitir que o criador selecione seus animais com base na rentabilidade esperada. "Há cerca de dois anos, a ABCZ me procurou para o desenvolvimento de um índice econômico para o PMGZ. Essa visita agora é uma oportunidade de conhecer a equipe da ABCZ e finalizar o que nós desenvolvemos. Nós estamos criando este índice econômico para criadores terem um caminho mais fácil para avaliar os animais que eles utilizam para reprodução e melhoramento genético", afirmou o Dr. Michael MacNeil.

 

Fabyano Fonseca e Silva, consultor do PMGZ Corte também elogiou a adoção do índice econômico. "É um divisor de águas! Talvez seja uma das ferramentas mais importantes que o PMGZ tenha lançado até hoje. Estou a cinco anos trabalhando no PMGZ e creio que é a maior tecnologia investida até então. O índice econômico vai permitir que o criador selecione com base na rentabilidade esperada. Pela primeira vez na história da ABCZ o criador vai poder selecionar utilizando ferramentas desenvolvidas para a otimização e um aumento do seu lucro", comentou.

 

"O índice econômico vai possibilitar a construção de um critério de seleção que não é apenas empírico, ele foi baseado em dados econômicos, dados de custo e de rentabilidade. Ele vai permitir a comparação dos touros com base na lucratividade prevista. Esta ferramenta é muito importante por trazer mais rentabilidade ao criador e permitir que ele se mantenha e expanda o seu negócio gerando mais empregos", ressaltou Henrique Torres Ventura, Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

 

Também participaram do ciclo de reuniões, o diretor de Relações Públicas da ABCZ, Fabiano Mendonça; o diretor Técnico da ABCZ, Valdecir Marin Júnior; os membros do Conselho PMGZ Corte: os criadores Claudio Sabino Carvalho Filho (também vice-presidente da ABCZ), Luciano Borges Ribeiro; e os consultores Fernando Flores Cardoso e José Aurélio Garcia Bergmann.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados