A seleção genômica e seus avanços
Voltar
Você está em:
Zebuinocultura » Destaques
Publicado em 06/08/2018 às 15:57:03
- atualizado em 07/08/2018 às 09:46:40
Piscamos os olhos e já se passou um ano! Pois é! Se você é daqueles que também têm a sensação de que o tempo está passando mais rápido que o normal, provavelmente vai se espantar ao descobrir que já se passaram quase 12 meses desde que o Projeto para Aplicação da Seleção Genômica das raças zebuínas foi lançado oficialmente pela ABCZ. Mas o que foi feito de lá para cá? Qual a importância do programa? A ferramenta vai representar muitos investimentos para o criador? Quem nos responde essas e outras perguntas é o especialista Fabyano Fonseca e Silva, que é um dos consultores do projeto. Ele é Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Lavras, com Pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin (USA) e Pós-doutorado pela Universidade de Wageningen (Holanda). Silva possui ainda Especialização em seleção genômica pela Universidade de Zaragoza (Espanha) e pelo IPG (Institute for Pigs Genetics- Holanda), e atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, com ampla experiência nas áreas de Probabilidade e Estatística aplicadas ao Melhoramento Animal e Vegetal, Inferência Bayesiana, Bioinformática e Seleção Genômica. ( Mário Sérgio , Revista ABCZ)
Piscamos os olhos e já se passou um ano! Pois é! Se você é daqueles que também têm a sensação de que o tempo está passando mais rápido que o normal, provavelmente vai se espantar ao descobrir que já se passaram quase 12 meses desde que o Projeto para Aplicação da Seleção Genômica das raças zebuínas foi lançado oficialmente pela ABCZ. Mas o que foi feito de lá para cá? Qual a importânciado programa? A ferramenta vai representar muitos investimentos para o criador? Quem nos responde essas e outras perguntas é o especialista Fabyano Fonseca e Silva, que é um dos consultores do projeto. Ele é Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Lavras, com Pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin (USA) e Pós-doutorado pela Universidade de Wageningen (Holanda). Silva possui ainda Especialização em seleção genômica pela Universidade de Zaragoza (Espanha) e pelo IPG (Institute for Pigs Genetics- Holanda), e atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, com ampla experiência nas áreas de Probabilidade e Estatística aplicadas ao Melhoramento Animal e Vegetal, Inferência Bayesiana, Bioinformática e Seleção Genômica.
Fabyano Fonseca e Silva: Embora alguns programas de melhoramento já tenham investidoem informações genômicas, ainda se tem um número muito reduzido de animais genotipadosem relação a programas de melhoramento nos EUA, Canadá, Austrália e outros. Para quetenhamos uma real implementação da seleção genômica no Brasil, é preciso, principalmente,conscientizar os criadores sobre suas vantagens, de forma clara e honesta. Neste sentido, a ABCZse caracteriza como uma instituição de grande relevância para a condução desta conscientizaçãodevido a sua idoneidade e capilaridade junto aos criadores brasileiros.
ABCZ: Obviamente que contextualizar as vantagens da genômica em poucas linhas é algo difícil, já que estamos tratando de várias possibilidades. Mas o senhor poderia destacar alguns benefícios que ela pode trazer ao processo de melhoramento genético de zebuínos?
Fabyano Fonseca e Silva: Em síntese, tais vantagenssão mais expressivas no que diz respeito ao aumento da acurácia nas avaliações genéticasde animais jovens para características de alto impacto econômico, que são medidas tardiamente,tal como stayability, ou são difíceis de mensurar, como, por exemplo, qualidade decarcaça. Também são esperados aumentos efetivos de acurácia para DEP materna e para característicasde baixa herdabilidade.
ABCZ: Por se tratar de uma novidade para muitos criadores brasileiros, acredita queainda estamos falando de assunto cercado de dúvidas, ou os produtores rurais já estão mais familiarizados com o tema?
Fabyano Fonseca e Silva: Como mencionando anteriormente, esta conscientização dos produtoresem relação a adoção de novas tecnologias deve ser feita de forma séria e respeitosa.As dúvidas e questionamentos sempre existem, e são muito bem vindos, para que possamos direcionarnossas ações visando o máximo e mais leal esclarecimento dos mesmos. Aproveito parareforçar a importância da ABCZ como catalizadora de tais informações por ser uma instituiçãoque tem o respeito ao criador como uma de suas mais fortes virtudes.
ABCZ: Quando tratamos de qualquer novidade, uma das principais dúvidas do público é quanto aos custos. Investir em genômica representa, diretamente, muitos gastos para o criador?
Fabyano Fonseca e Silva: Este é um conceito relativo, pois existe uma linha tênue entre as definições de "gasto" e "investimento". Em países nos quais a seleção genômica já é uma realidade, de forma geral, a adoção da técnica se iniciou com recursos de associações e/ou subsídios públicos. Porém, a partir desta fase inicial de implementação, são os próprios criadores os responsáveis pela aquisição de genotipagens de seus rebanhos. Neste contexto, se os investimentos em genotipagem não fossem plausíveis, creio que a técnica não teria sido absorvida de forma tão ampla e rápida pelos programas de melhoramento de todo o mundo. Por fim, reitero que as vantagens da genômica sejam repassadas de forma justa e idônea para os criadores, para que os mesmos tenham totais condições de ponderar se o investimento realmente se justifica.
ABCZ: Especificamente no programa lançado pela ABCZ, temos grandes parcerias sendo firmadas, incluindo Embrapa, Governo Federal, instituições de ensino e pesquisa... Como você avalia a importância dessa união?
Fabyano Fonseca e Silva: Estas parcerias são extremamente importantes, e foi a partir deste tipo de integração que a seleção genômica se tornou realidade nos programas de melhoramento do mundo inteiro. O sucesso da seleção genômica foi fomentado por subsídios governamentais para pesquisa e implementação da técnica na prática. Principalmente no Brasil, estas parcerias são imprescindíveis, uma vez que todos os órgãos e instituições mencionados desfrutam do mesmo objetivo em comum, que é o pleno sucesso da pecuária nacional.
ABCZ: Olhando para o futuro da pecuária brasileira, é possível falar em melhoramento genético sem falar em genômica?
Fabyano Fonseca e Silva: Creio que não só no Brasil, mas no mundo inteiro, independentemente da espécie, o conceito de seleção genômica é essencial para o sucesso dos programas de melhoramento. Certamente, é impossível obter acurácias tão elevadas para certas características em animais jovens, baseando-se apenas em informações de genealogia. Porém, muitas vezes, a ênfase dada à genômica encobre a importância de se coletar dados fenotípicos de qualidade. Portanto, a adoção da genômica juntamente com a coleta qualificada de dados constitui a base de um futuro promissor para a pecuária brasileira.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU