Tabapuã comemora Projeto Genoma da ABCZ Voltar

Você está em: Zebuinocultura » Destaques Publicado em 20/09/2018 às 08:12:32
ABCZ

Tabapuã comemora Projeto Genoma da ABCZ
Associação celebra inclusão de dados para avanço no melhoramento genético das raças zebuínas
POR CARLA PRADO

Amostras de pelo de animais da raça Tabapuã começaram a ser colhidas para o Projeto Genoma, desenvolvido pela ABCZ e Embrapa Gado de Corte, que objetiva a formação de uma população de referência composta por animais com dados fenotípicos e genotípicos, construindo assim os alicerces para a seleção genômica na raça.

A parceria entre as duas instituições, celebrada no dia 24 de abril, em Brasília, deu início a uma importante etapa para a produção sustentável de bovinos. "O principal objetivo do Projeto Genoma é você ter acurácia mais alta para touros jovens. Assim, rapidamente temos as informações como se o touro já tivesse filhos nascidos. Não ficamos só nos dados de genealogia. Temos os dados do indivíduo em si, somados com a genealogia. Então, você acelera o processo de decisão", comemora o diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Dr. Edson Ribeiro, médico veterinário e criador.

A parceria ABCZ/Embrapa Gado de Corte resultará na formação de um banco de dados robusto com bases unificadas, que permitirá uniformizar as avaliações genéticas das raças zebuínas brasileiras. Com isso, será possível disponibilizar informações técnicas para identificar reprodutores geneticamente superiores com importante aporte para o melhoramento animal.

"Não tenho dúvidas de que esse é um novo momento para a pecuária brasileira, afirma o diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cléber Soares. Ele salientou a importância do trabalho que tem sido realizado no Brasil com as raças zebuínas. "Em 40 anos, passamos de país importador de bovinos para exportador de genética superior. O Zebu já evoluiu muito e ainda tem muito a evoluir com os resultados dessa parceria", disse ele.

"Com essa iniciativa, a ABCZ e a Embrapa esperam quebrar a inércia do processo e estimular os criadores a investirem em genômica nas próximas safras de seus rebanhos.", destaca Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ.

Os criadores de Tabapuã, assim como os das demais raças que participam do projeto, vão ter à disposição informações geradas por duas entidades que são referência em genética de bovinos. O pesquisador Luiz Otávio Campos da Silva, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), explica que com o projeto são feitas coletas de dados padronizadas e sistêmicas relativas a pedigree, fenótipos e genótipos de milhares de animais que formarão a população de referência.

"A partir daí, é possível calcular de forma mais precisa os valores genéticos-genômicos de bovinos de corte criados em condições específicas, em diferentes sistemas de produção", esclareceu o pesquisador. Os resultados da raça Tabapuã serão publicados em 2019, de forma que o criador poderá tomar parte de decisões sobre as estratégias de cruzamento e decidir se vão utilizar ou não um touro jovem em programas de teste de progênie, por exemplo.

Segundo o Professor Fabyano Fonseca e Silva (UFV), Consultor do PMGZ Corte, a consolidação desta base unificada de dados é a concretização de uma ideia inovadora e sem precedência na pecuária nacional. O Professor destaca ainda que o sucesso da raça Tabapuã obtido nos últimos anos, tende a ser significativamente ampliado pelas vantagens já mencionadas da seleção genômica, com destaque para o aumento da acurácia de touros jovens para características medidas tardiamente e/ou de difícil mensuração, como Stayability e características de qualidade de carcaça obtidas via ultrassonografia.

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados