Programa CARNEGIR divulgação de resultados Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 14/01/2021 às 09:17:12
Foto Carlos Lopes

Jorge Sab
Atender o mercado consumidor de carne é um desafio de proporções mundiais. Não existe um país que tenha a resposta para suprir a necessidade global deste consumo. O Brasil é um dos players, capaz de traduzir a problemática do abastecimento e se colocar como protagonista neste contexto.

ASSOGIR divulga resultados da primeira prova do Programa CARNEGIR.

Jorge Sab

Atender o mercado consumidor de carne é um desafio de proporções mundiais. Não existe um país que tenha a resposta para suprir a necessidade global deste consumo. O Brasil é um dos players, capaz de traduzir a problemática do abastecimento e se colocar como protagonista neste contexto. Em 2020 o país deve compor novamente o ranking mundial de exportadores de carne bovina, se destacando inclusive na exportação de animais vivos, que tem tido impacto real no mercado da pecuária nacional com absoluto destaque da zebuinocultura.

Seguindo este contexto, a raça Gir oferece sua contribuição para a produção de carne a nível nacional, garantindo a venda de genética avaliada para a produção e qualidade de carne. Este episódio é possível pela união de esforços entre criatórios, programas e projetos que compartilham de um mesmo ideal, traduzido recentemente no CARNEGIR - Programa Nacional de Fomento e Melhoramento Genético para Produção de Carne da Raça Gir. Colocando a raça como alternativa viável para a produção de carne e cruzamentos de mesma finalidade, agregando adaptação à pecuária tropical e capacidade de ingresso a programas de qualidade de carne.

No início do mês de dezembro, a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/FMVZ de Botucatu, entregou ao programa (CARNEGIR) os resultados aferidos durante a "1ª PROVA NACIONAL DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR E QUALIDADE DE CARNE DA RAÇA GIR." A prova teve duração total de 77 dias, sendo 21 de adaptação e 56 de prova propriamente dita, onde, sob supervisão geral do Prof. Dr. J. Augusto II de Vasconcelos Silva, dezenas de medidas foram avaliadas e armazenadas no banco de dados do programa. Para título de composição de notas e ranking, foi utilizado o seguinte índice de medidas e suas respectivas proporções: CAR - Consumo Alimentar Residual (25%), GMD - Ganho Médio Diário (25%), AOL/100 - Área de Olho de Lombo em 100 kg de Peso Vivo (25%), EGS - Espessura de Gordura Subcutânea (15%) e MAR - Marmoreio (10%).

Para o diretor técnico do Programa CARNEGIR, o médico veterinário Antônio Braz Zanatta Jr., "Os resultados aferidos pela prova são absolutamente satisfatórios e garantirão ao mercado maior confiabilidade na aquisição de genética zebuína da raça Gir para a produção de carne nos trópicos." Vale lembrar que a coleta dos animais vencedores será realizada com direitos reservados pela ASSOGIR, e sua distribuição será feita através do programa CARNEGIR.

Segundo o Prof. Dr. J. Augusto II de Vasconcelos Silva, "Tem sido gratificante trabalhar com a Raça Gir, demonstrar seu potencial, e os números alcançados durante a Prova atestam a qualidade dos animais. Além de possibilitarem aos nossos alunos de graduação e pós-graduação estudarem as características de importância econômica da raça Gir."

O resultado das notas finais, por animal, impressionou os envolvidos pela qualidade ofertada pelos criadores, e não houveram grandes disparidades entre os resultados finais, estabelecendo um ranking equilibrado e real.

Para o diretor administrativo do Programa CARNEGIR, Jorge Sab, "É preciso compreender a importância científica e histórica que esta prova tem para a raça e ir além, garantindo que este seja apenas o começo de uma nova história para a carne de Gir no Brasil.". Ele conclui "Agradecer a todos os participantes e colaboradores dessa primeira edição e afirmar que o trabalho continua dentro de cada fazenda através do melhoramento genético. Novas provas virão e os resultados serão ainda mais importantes para a continuidade deste trabalho".

Para mais informações, siga no Instagram @assogir.br ou envie um e-mail para br.assogir@gmail.com.


Ranking

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados