Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto e seus benefícios aos criadores Voltar

Você está em: Pesquisa » Divulgação de Estudos e Pesquisas Publicado em 20/01/2021 às 08:30:26
Recordista mundial de leite -Babi

Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto e seus benefícios aos criadores
Carlos Frederico Martins-Pesquisador da Embrapa Cerrados;
Marcelo Ricardo de Toledo-Superintende Técnico da ACZP;
Mariana Alencar Pereira-Gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite;
Paulo Horta Barboza da Silva-Criador de Gir Leiteiro no Distrito Federal.

Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto e seus benefícios aos criadores

Carlos Frederico Martins-Pesquisador da Embrapa Cerrados;

Marcelo Ricardo de Toledo-Superintende Técnico da ACZP;

Mariana Alencar Pereira-Gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite;

Paulo Horta Barboza da Silva-Criador de Gir Leiteiro no Distrito Federal.

 

Por apresentar um clima tropical, com luminosidade o ano todo e estação chuvosa definida, o Brasil tem uma enorme aptidão para a produção de leite por meio de manejo de pastagens e utilização de animais zebuínos adaptados para essas condições. A atividade, praticada de forma sustentável na região tropical, tem seu ponto forte no uso da pastagem como fonte principal da alimentação dos animais zebuínos, o que possibilita diminuir custos de produção, já que haverá o uso racional de insumos.

A segunda vertente para a produção sustentável de leite a pasto são os animais zebuínos adaptados às condições ambientais do Cerrado brasileiro, de suma importância para a viabilidade econômica dos sistemas de produção. Nesse sentido, selecionar fêmeas com potencial para serem melhoradoras promove o progresso genético das raças e contribui para o estabelecimento da base genética de rebanhos zebuínos com aptidão leiteira, além de melhorar o resultado de seus cruzamentos comerciais.

Para identificar matrizes com potencial genético superior e incrementar a pecuária leiteira do Cerrado brasileiro, a Embrapa Cerrados/CTZL e a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), filiada da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizam a Prova Brasileira de Produção de Leite Pasto, em Brasília (DF).

O foco é a mensuração de lactações completas e, consequentemente, a avaliação da reprodução e a persistência de lactação das fêmeas, além de outros atributos de importância econômica, como teores de gordura e proteína e contagem de células somáticas no leite. Esses quesitos ponderados compõem o Índice Fenotípico Geral (IFG) do animal, no qual se baseia a classificação final das novilhas, que destaca os animais mais equilibrados para produção sustentável a pasto e que produzem lucros econômicos aos seus criadores.

Neste contexto, essa prova zootécnica traz vários benefícios aos criadores participantes. É importante ressaltar que os dados obtidos retratam a realidade do sistema de produção a pasto e se configuram em uma base de dados robusta e confiável das raças avaliadas, pois são obtidos por meio de mensuração da produção de leite em lactações completas e de avaliação de outros parâmetros que podem ser bonificados até 305 dias de lactação. Esse período de análise é mais adequado para seleção de bovinos zebuínos leiteiros, pois também leva em consideração a condição reprodutiva, assim como a persistência da lactação das fêmeas. Esses fatores de interesse econômico para os criadores só são passíveis de avaliação em testes zootécnicos de longo prazo.

Outro benefício para os criadores participantes da Prova Brasileira de Leite a Pasto da Embrapa Cerrados é que eles poderão fazer considerações comparativas de seu sistema de criação, em relação ao grupo de novilhas contemporâneas de outros rebanhos participantes do teste zootécnico, uma vez que todas serão submetidas às mesmas condições de manejo e nutrição. Assim, cada criador verificará as principais características produtivas de seus animais em um teste que não usa de nenhuma interferência medicamentosa, bem como identificar em quais parâmetros ele necessita melhorar para incrementar sua criação de zebuínos leiteiros.

Vale ressaltar que os dados gerados por essa prova são certificados pelo controle leiteiro oficial da ABCZ e podem ser contabilizados para a estimação genética das matrizes dentro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos para Leite (PMGZ LEITE MAX). O criador que já participa desse controle feito pela associação terá mais uma lactação incluída no programa.

Já aqueles que não realizam o controle leiteiro oficial pela ABCZ terão as informações incluídas no PMGZ Leite, por meio da participação de sua novilha na Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto. Dessa forma, além dos dados gerados durante a prova, os criadores poderão usufruir de informações em nível nacional e ter mais ferramentas para ajudá-los em sua seleção na fazenda.

Por fim, por ser realizada em um ambiente científico, a Embrapa chancela a prova e sempre extrai novas informações úteis a todos os criadores do Brasil. Portanto, os criadores que submetem suas novilhas a esse teste agregam valor aos seus produtos, o que possibilita ganhos financeiros ao seu negócio.

A Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto realizada no Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados ocorre desde 2015. Neste momento, estamos finalizando sua quinta edição e as inscrições estão abertas para a sexta edição. Essa é uma oportunidade para os criadores aprofundarem seu conhecimento acerca do real desempenho de suas novilhas, já que esta é a única prova em todo o Brasil que analisa os animais em condições naturais, no pasto, que é o sistema de produção mais adotado no País.

Os interessados em participar da Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro da Embrapa podem fazer contato com a Embrapa Cerrados (carlos.martins@embrapa.br) e Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), pelo telefone (61) 3386-0025, ambas localizadas em Brasília (DF).

 


CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados