Sistema Agroflorestais
Voltar
Você está em:
Sustentabilidade » Sistemas Agroflorestais
Publicado em 19/07/2021 às 08:53:48
- atualizado em 19/07/2021 às 08:58:47

A pressão mundial por produção de alimentos que respeite o meio ambiente e garanta o Bem Estar Animal é cada vez maior. Um dos sistemas que o Brasil vem pesquisando e desenvolvendo ao longo das décadas é o Sistema Agroflorestal.Abaixo você vai encontrar um material desenvolvido pela EMBRAPA. Conheça mais e descubra como produzir de maneira a aumentar a sua produtividade e renda.
O QUE É UM SISTEMA AGROFLORESTAL
Na mata ou floresta nativa, existe uma grande variedade de plantas, animais, pássaros, insetos e fontes de água. Tudo em um perfeito equilíbrio. Da mesma maneira, é possível imaginar uma agricultura onde se possam combinar várias plantas em uma mesma área. Plantas que produzam matéria orgânica para servir de adubo e melhorar o solo; alimento para os animais; madeira para construções ou para lenha; alimento, produtos medicinais e renda para a família, etc. Assim, pode-se dizer que um sistema agroflorestal, também denominado agrofloresta ou agrossilvicultura, é uma forma de uso da terra, onde árvores ou arbustos são utilizados em conjunto com a agricultura e/ou com animais numa mesma área, podendo ser plantados de uma só vez ou numa sequência de tempo.
No sistema agroflorestal procura-se imitar o que a floresta faz normalmente, ou seja, deixar o solo sempre coberto pela vegetação e com muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando as outras. Esse jeito de se fazer agricultura, tem produção diversificada que favorece a recuperação da produtividade dos solos degradados por meio da utilização de espécies arbóreas leguminosas que adubam naturalmente o solo, reduzindo a utilização de insumos externos e, com isso, diminuindo os custos de produção e aumentando a eficiência econômica da unidade produtiva. Além disso, a maior diversificação nos SAF garante alimentação sadia para a família e a melhoria da sua renda.
Com o beneficiamento dos produtos e a comercialização em locais apropriados, o agricultor pode oferecer alimentos de boa qualidade ao consumidor e, como resultado disso, saúde para as pessoas e para a natureza. A principal característica para que um sistema de produção seja considerado um SAF é ter a presença de árvores em sua composição. Recentemente o Centro Mundial Agroflorestal (Icraf ), sediado no Kenya, na África, adotou a seguinte definição: Sistema Agroflorestal ou Agrossilvicultura é a integração de árvores em paisagens rurais produtivas. Reconhecendo a importância das árvores tanto nos sistemas de produção como nas paisagens.
Fonte: EMBRAPA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU