Notícias do Agronegócio - boletim Nº 143 - 08/05/2014 Voltar

Dilma diz que vaias recebidas não a impedem de continuar trabalhando

Em jantar com jornalistas em Brasília esta semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) se manifestou sobre as vaias recebidas na abertura oficial da 80ª edição da ExpoZebu em Uberaba. A petista foi vaiad...((Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014))


Em jantar com jornalistas em Brasília esta semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) se manifestou sobre as vaias recebidas na abertura oficial da 80ª edição da ExpoZebu em Uberaba. A petista foi vaiada em três momentos distintos no evento por convidados que ocupavam o palanque oficial da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), tradicional reduto dos tucanos. Dilma admitiu não ter gostado das vaias, mas minimizou o caso e ressaltou aos jornalistas que as respostas negativas não vão interferir no trabalho. “Quem falar que gosta de vaia está mentindo. Mas isso não vai me impedir de continuar trabalhando”, disse em entrevista à Agência Estado. As vaias repercutiram na imprensa nacional porque a ExpoZebu foi o primeiro compromisso oficial em que a presidente participou depois do PT reafirmar a pré-candidatura dela à reeleição. Para o líder do PT em Uberaba, Josimar Rocha, as vaias não foram significativas porque não houve uma manifestação popular. Segundo ele, o posicionamento partiu de um grupo restrito ligado ao setor rural e ao pré-candidato do PSDB, Aécio Neves. (Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014)((Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014))

topo
ExpoZebu Dinâmica espera mais de 10 mil pessoas durante 3 dias

ExpoZebu Dinâmica, inaugurada na quarta-feira (7), deve receber mais de 10 mil visitantes. O evento é realizado até amanhã na Estância Orestes Prata Tibery Jr. e trata-se de uma demonstração de divers...((Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014))


ExpoZebu Dinâmica, inaugurada na quarta-feira (7), deve receber mais de 10 mil visitantes. O evento é realizado até amanhã na Estância Orestes Prata Tibery Jr. e trata-se de uma demonstração de diversas tecnologias voltadas para o setor pecuário, além da apresentação das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural. Mesmo antes do evento de inauguração, que aconteceu às 11h, logo pela manhã, o recinto já estava bastante movimentado. Vários grupos de produtores e estudantes acompanharam a novidade da ExpoZebu, que este ano comemora 80 anos. Segundo João Gilberto Bento, coordenador da ExpoZebu Dinâmica, caravanas de mais de 30 municípios participam do evento. Além de cidades mineiras, produtores do norte de Minas também prestigiam a feira. “Por ser o primeiro ano, estamos satisfeitos, vamos seguindo um processo de crescimento e eu, particularmente, acredito que em três anos vamos chegar ao nível ideal. Uma feira destinada para agropecuária, um setor que precisava disto, e estamos apresentando o que há de mais moderno aos produtores”, explica. Além da exposição das máquinas, cerca de 50, é uma feira dinâmica, em movimento, em que os produtores podem conhecer o equipamento funcionando. A partir daí, caso tenham interesse, é possível comprar ali mesmo, negociar, e ainda, se necessário, fazer algum financiamento, pois também foram montados alguns estandes bancários. Por outro lado, Bento ressalta que esta não é uma feira apenas de máquinas, mas também de genética de forrageiras (designação comum dada a alimentação ou revestimento do local onde dorme o animal), e para isso a ABCZ tem uma parceria com a Embrapa, sendo um evento oficial da instituição, que plantou em alguns pontos da feira o que há de mais moderno quanto às forrageiras, como milho, gramínea e sorgo. “Uma feira que traz tecnologia em todos os aspectos. São 60 hectares de tecnologia voltada para a agropecuária. É o que, com certeza, interessa ao produtor de todos os níveis, pequeno ao grande”, explica o coordenador da ExpoZebu Dinâmica. Para finalizar, vale lembrar ainda que a Associação dos Municípios da Região do Vale do Rio Grande (Amvale) promove durante a ExpoZebu Dinâmica reunião na qual serão apresentadas palestras sobre a piscicultura na região, o novo Código Florestal brasileiro, constituição do Serviço de Inspeção Municipal – SIM/Sisbe-POA e política de segurança pública no campo. O encontro, que reunirá os prefeitos da região, acontece às 9h30 de amanhã (9). (Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014)((Portal Jornal da Manhã/MG – 08/05/2014))

topo
Prefeito participa da abertura da ExpoZebu Dinâmica dando destaque ao agronegócio

Luciana Rodrigues A abertura da ExpoZebu Dinâmica, ontem (7), na Estância Orestes Prata Tibery contou com a presença do prefeito Paulo Piau, que destacou o desejo de que o evento se concretize como um...((Portal Jornal de Uberaba/MG – 08/05/2014))


Luciana Rodrigues A abertura da ExpoZebu Dinâmica, ontem (7), na Estância Orestes Prata Tibery contou com a presença do prefeito Paulo Piau, que destacou o desejo de que o evento se concretize como uma feira da cadeira produtiva da pecuária brasileira promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Essa iniciativa se encerrará no dia 9 de maio (sexta-feira) e a prefeitura estará presente durante todos os dias, das 9h às 17h, em estande com equipes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Meio Ambiente e de Agricultura. “No futuro, quem sabe não pensamos em transformar essa feira em bonivocultura, ovinocultura, avicultura, suinocultura, piscicultura, enfim, abrangendo toda a cadeia produtiva”, ressaltou. O prefeito acrescentou que deixa o sonho de uma dimensão maior, que, se pensarem bem, já começou a ser plantando, pois é apenas a primeira edição da ExpoZebu Dinâmica, que é uma oportunidade que a ABCZ dá aos produtores rurais, sobretudo aos pecuaristas, para conhecerem tecnologia de ponta e insumos e melhorarem o sistema de produção, com o intuito de diminuir os custos e aumentar a qualidade dos produtos, alavancando ainda mais o agronegócio brasileiro. “Apostamos no sucesso desse evento e queremos que essa exposição tome proporções para ser uma das mais importantes do gênero no país”, destacou Piau, dizendo que sonha alto, mas com o pé no chão, pois sabe que não vão conseguir esse objetivo de um dia para o outro. “Teremos a segunda ExpoZebu Dinâmica, no ano que vem, e quem sabe lá pela 7ª ou 8ª já tenhamos alcançado esse objetivo”, estimou. Após o encerramento da abertura oficial, lançaram o Fórum Nacional de Secretários Municipais de Agricultura e Pecuária e o secretário Danilo Siqueira Campos, que coordenou o evento, informou que a palestra inicial foi do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Família, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva. “Queremos que esse fórum envolva todas as secretarias, começando pelos municípios de Minas e região e se estendendo para os demais Estados. Trouxemos o representante do Ministério para que eles falem com o pequeno produtor sobre as políticas governamentais e recursos financeiros, como tipo de financiamentos que eles têm o direito de obter”, completou. (Portal Jornal de Uberaba/MG – 08/05/2014)((Portal Jornal de Uberaba/MG – 08/05/2014))

topo
Curso de manejo racional de bovinos será oferecido em maio, no Paraná

O CEM (Centro Experimental de Manejo Racional e Produtivo) promove entre os dias 22 e 24 de maio o curso de Manejo Racional de Bovinos, na fazenda Arca de Noé, localizada no município de Guairaçá (PR)...((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))


O CEM (Centro Experimental de Manejo Racional e Produtivo) promove entre os dias 22 e 24 de maio o curso de Manejo Racional de Bovinos, na fazenda Arca de Noé, localizada no município de Guairaçá (PR). O curso, que será ministrado pelo médico veterinário Renato dos Santos, acontece das 8h às 17h30 e tem como objetivo promover o debate sobre a importância do bem-estar animal no processo de manejo e oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas de manuseio de animais em curral. As vagas são limitadas em 20 participantes e o curso será dividido em duas etapas: teórica e prática. Nas aulas teóricas serão debatidas a importância econômica do bem-estar em animais de produção, a infraestrutura para a pecuária, a aplicação de medicamentos, o manejo racional entre outros temas. Já as aulas práticas serão realizadas no curral modelo do CEM, projetado de acordo com padrões internacionais de manejo racional, onde os alunos poderão visualizar exemplos de cuidados com a infraestrutura que impactam diretamente no manejo com o gado, assim como terão a oportunidade de visualizar a diferença proporcionada por diferentes tipos de contenção para os resultados do manejo, e aplicar os conceitos aprendidos na teoria no manejo real com animais no curral. “Mostraremos o impacto que o investimento em mão de obra e valorização de recursos humanos tem na produção da fazenda. Pesquisas apontam que os resultados são melhores quando a equipe entende os objetivos da produção e a importância do papel que cada um desempenha no projeto. Isso contribuiu para que o colaborador sinta-se valorizado, integrado ao projeto da fazenda e responsável por ele”, ressalta Renato dos Santos. A pesquisadora da Embrapa Gado e Corte, Mariana de Aragão Pereira, mostrou em pesquisa realizada com pecuaristas associados à ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que as fazendas que dão mais importância à política de recursos humanos conseguem produzir até 1,75 UA/ha contra a metade dos que não investem na equipe. Ou seja, as fazendas que investem na equipe têm quase o dobro de produtividade e, consequentemente, melhores resultados. As inscrições para o curso de manejo racional de bovinos custam R$ 500 e incluem apostila e almoço para os três dias (estudantes pagam R$ 300 mediante comprovação). O valor não inclui hospedagem e jantar. Para participantes de regiões distantes que fiquem hospedados em Paranavaí será providenciado o deslocamento de ida e volta para a fazenda. Para se inscrever, envie um email para: cem@beckhauser.com.br. Mais informações pelo site: http://www.beckhauser.com.br/noticias/26/inscricoes-abertas-para-curso-de-manejo-racional-no-cem-de-22-a-24-de-maio.aspx Sobre o CEM O CEM está situado na fazenda Arca de Noé, em Guairaçá, no Paraná. O projeto tem como proposta ser um espaço dentro de uma fazenda modelo de produção voltado ao treinamento e formação para o desenvolvimento de uma pecuária de qualidade e rentável. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a fazenda, o frigorífico Argus e a Beckhauser, empresa de troncos e balanças sediada em Paranavaí, que fará a coordenação das atividades de treinamento, fornecendo o conteúdo que está alinhado com o posicionamento de marca e o compromisso de agregar valor ao negócio pecuário através do manejo racional e produtivo. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.beckhauser.com.br. Sobre o palestrante Renato dos Santos é médico veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mais de 30 anos de atuação como veterinário de campo. É consultor em manejo racional e traz no currículo treinamentos ministrados em diversas fazendas, além de palestras sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária. (Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014)((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))

topo
ExpoZebu supera as expectativas com número de animais da raça Nelore inscritos

A pista de julgamento da ExpoZebu 80 anos começou com a semana agitada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Até o dia 10 de maio o evento promete, por mais um ano, apresentar os melhores exempla...((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))


A pista de julgamento da ExpoZebu 80 anos começou com a semana agitada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Até o dia 10 de maio o evento promete, por mais um ano, apresentar os melhores exemplares das raças zebuínas criadas no Brasil. Com destaque para a raça Nelore, este ano o número de animais inscritos superou as expectativas, com um total de 884 animais contabilizados pelo departamento técnico da ABCZ. No ano passado, foram 780 animais inscritos da raça Nelore, um aumento de 104 animais se comparado com este ano. A raça Nelore, que responde por 80% do rebanho brasileiro, também é a raça com maior quantidade de exemplares na pista do Parque Fernando Costa, seguida pela raça GirLeiteiro com 375 animais, e em terceiro lugar está o Guzerá com 224 animais inscritos. Outras raças que participam da 80ª ExpoZebu são Brahman, Tabapuã, Sindi e InduBrasil. Para Marcos Pertegato, Gerente Técnico da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) – “É muito importante para a raça Nelore o crescimento do número de animais inscritos, pois a ExpoZebu é um termômetro para as outras exposições que irão ocorrer até o final do Ranking Nelore”. “Esse crescimento mostra a força da raça Nelore no Brasil”, declara. Também é destaque neste ano, o novo concurso Touro Padrão. A premiação da categoria tem como objetivo classificar os reprodutores que aliem, simultaneamente, perfeito enquadramento racial nos padrões oficiais da ABCZ, longevidade produtiva e funcionalidade. (Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014)((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))

topo
Socil, marca da InVivo Nutrição e Saúde Animal, é destaque na 80ª Expozebu

Marca será uma das responsáveis pela 1ª Prova de Eficiência Alimentar Mais tradicional empresa de nutrição animal, com 70 anos de Brasil, a Socil é destaque na 80ª Expozebu, que acontece até o próximo...((Portal Feed&food/SP – 07/05/2014))


Marca será uma das responsáveis pela 1ª Prova de Eficiência Alimentar Mais tradicional empresa de nutrição animal, com 70 anos de Brasil, a Socil é destaque na 80ª Expozebu, que acontece até o próximo dia 10 no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Marca da InVivo Nutrição e Saúde Animal (Paulínia/SP), a Socil conta com um stand onde são apresentados resultados do Centro de Tecnologia em Alimentação Animal, simulação de partículas no rúmen e explicações sobre o conceito do Sistema Francês de Nutrição de Ruminantes (INRA), que tem como objetivo melhorar a eficiência dos animais de baia. Outro destaque fica por conta da participação da Socil na 1ª Prova de Eficiência Alimentar promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), e que terá início no dia 15 de maio. A marca será responsável pelo programa nutricional dos animais neste projeto, que tem como objetivo obter informações de consumo individual de alimento e de ganho de peso médio diário (GMD) de cada animal. Isso será possível com o auxílio de equipamentos eletrônicos para cálculo do consumo alimentar residual (CAR), que possibilita comparar o consumo de matéria seca de animais com diferentes tamanhos e taxas de crescimento. “A Socil está apoiada por uma forte estrutura de pesquisa e desenvolvimento, integrada por universidades, fazendas experimentais, criadores destacados e pelo seu Centro de Pesquisa, localizado na Europa”, afirma o gerente de Produtos Ruminantes – Contas Especiais da InVivo, Guilherme Ribeiro. (Portal Feed&food/SP – 07/05/2014)((Portal Feed&food/SP – 07/05/2014))

topo
Com expectativa de mais de 10 mil visitantes, começa a ExpoZebu Dinâmica

Mais de 10 mil visitantes são esperados para a primeira edição da ExpoZebu Dinâmica, evento que começa hoje e vai até a próxima sexta-feira (09), na Estância Orestes Prata Tibery Jr, em Uberaba (MG). ...((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))


Mais de 10 mil visitantes são esperados para a primeira edição da ExpoZebu Dinâmica, evento que começa hoje e vai até a próxima sexta-feira (09), na Estância Orestes Prata Tibery Jr, em Uberaba (MG). Parte da programação da ExpoZebu 80 anos, o evento reserva a demonstração de diversas tecnologias voltadas para o setor pecuário, além da apresentação das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural. João Gilberto Bento, o coordenador da ExpoZebu Dinâmica, ressalta que o evento contará com mais de 40 caravanas de produtores, advindos de Minas Gerais e outras regiões produtoras. Além disso, a exposição também contará com a participação do Rally da Pecuária, que já confirmou o evento como parte de seu percurso. “As expectativas são boas para a primeira edição deste evento, que trabalhamos para que se consolide como evento chave da pecuária nacional. A pecuária passa por um grande momento em sua produção, com a procura intensa por técnicas e tecnologias para aumento de produtividade. Tendo em vista esse cenário, oferecemos ao pecuarista um espaço no qual ele encontrará tudo o que precisa para sua produção”, conta Bento. O coordenador ainda ressalta o sucesso de procura das principais empresas do setor para estarem presentes na exposição. A parceria com a Embrapa, que inseriu o evento como parte de seu calendário oficial de exposições e promoverá apresentações sobre novos cultivares e silagem, também é enfatizada. A ExpoZebu Dinâmica ainda contará com uma área de 20 hectares (1/3 da área total do evento) para uma demonstração prática de um sistema de Integração Lavoura, Pastagem e Floresta (ILPF), destacando métodos de produção pecuária que privilegiem a sustentabilidade da propriedade rural e do meio ambiente. O evento é uma realização da ABCZ e da empresa Araiby, com apoio da FAZU, CNA, Prefeitura de Uberaba, FAEMG, MAPA, MDA, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polo de Excelência em Genética Bovina, Embrapa, EMATER/MG, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Certrim, da Copervale e Coopercitrus, Núcleo dos Sindicatos do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba e Epamig. A entrada é gratuita. (Portal Beef World/SP – 07/05/2014)((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))

topo
Noite dos Campeões vende exemplar mais caro da Expozebu

O Leilão Noite dos Campeões vendeu nesta quarta-feira, 6 de maio, o animal mais caro Expozebu - 80 anos. Beluga TE da Sabiá alcançou a valorização de R$ 2,3 milhões logo nos primeiros momentos do rema...((Portal DBO/SP – 07/05/2014))


O Leilão Noite dos Campeões vendeu nesta quarta-feira, 6 de maio, o animal mais caro Expozebu - 80 anos. Beluga TE da Sabiá alcançou a valorização de R$ 2,3 milhões logo nos primeiros momentos do remate. O negócio foi fechado por Aguinaldo Ramos, selecionador de Nelore Mocho e dono de touros de central na ABS Pecplan e Apoio Genética. Beluga é filha de Fajardo da GB, raçador mais importante da pecuária moderna. Em seus sete anos, a doadora já produziu dois vencedores de pista, Agra, campeã na Expoinel MS, e Astor, grande campeão da exposição de Bauru, SP. Além de Beluga, os criadores também ofertaram outros animais de genética comprovada como a Polinésia Guadalupe, ESPN Karina, Eureka Verdana e Miragem FIV da Palma. Essas foram algumas das fêmeas de destaque do plantel dos criadores Pedro Novis, da Nelore Guadalupe, Alberto Laborne Mendes, da Fazenda Sabiá; Irmãos Barros Correia, da Nelore IBC; José Luiz Niemeyer, da Fazenda Terra Boa, Maurício Odebrecht, da EAO Empreendimentos e Organização Mário Franco, todos promotores da edição. No balanço das vendas, o leilão fechou com média geral de R$ 431.520 por 17 matrizes, sete novilhas e uma bezerra. Em 25 lotes, foram computados R$ 10,7 milhões, maior faturamento da exposição. Este é o terceiro ano consecutivo que o Noite dos Campeões lidera a lista dos eventos de maior receita da Expozebu. Na edição de 2013, a fatura ultrapassou R$ 11 milhões por R$ 26 lotes. Em 2012, o total arrecadado foi de R$ 10,6 milhões, para 27 lotes. (Portal DBO/SP – 07/05/2014)((Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
Agrícolas aliviam inflação, mas serviços ainda preocupam

A inflação apurada pelos Índices Gerais de Preços (IGPs) vive momento de alívio, beneficiada por preços agropecuários menores no atacado e dólar mais fraco. Esse ciclo de taxas menores nos IGPs deve p...((Jornal Valor Econômico, Brasil/SP – 08/05/2014))


A inflação apurada pelos Índices Gerais de Preços (IGPs) vive momento de alívio, beneficiada por preços agropecuários menores no atacado e dólar mais fraco. Esse ciclo de taxas menores nos IGPs deve perdurar apenas no curto prazo, na avaliação do Superintendente Adjunto de Inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Salomão Quadros. Embora tenha observado que o cenário atual é favorável, o especialista fez uma ressalva: ainda há preocupações no horizonte inflacionário para 2014, como a continuidade do avanço da inflação de serviços no varejo; e o impacto dos reajustes nos preços administrados, principalmente energia elétrica. O especialista fez a avaliação ao comentar a desaceleração do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), que desacelerou de 1,48% para 0,45% entre março e abril. Quadros comentou que, no período, a inflação das matérias primas brutas agropecuárias diminuiu de 3,57% para 0,49%, o que ajudou a diminuir o avanço de preços no atacado, que representa 60% do IGP-DI e passou de 1,91% para 0,27%, no período. "Tivemos, em março, um verdadeiro choque agrícola, com altas nos preços do setor causadas por redução de oferta, devido a problemas climáticos", lembrou ele. No momento, ocorre um ajuste de preços para baixo, visto que os preços no setor não poderiam continuar a subir em magnitude tão elevada por muito tempo. Esse cenário de inflação menos pressionada no setor agrícola também contribuiu para o menor ritmo inflacionário nos preços dos alimentos processados no atacado (de 1,97% para 0,94%). O câmbio foi outro fator que contribuiu para inflação menos pressionada no atacado. Ele lembrou que o dólar subiu até fevereiro, mas se manteve relativamente estável desde então. Isso levou à deflação nos insumos da indústria em abril, representados pelos materiais para manufatura no atacado (-0,70%), dentro do IGP-DI. "Notamos preços mais baixos em itens da indústria química e siderúrgica, e outros cujo preço é influenciado pela cotação do dólar", disse ele. Contudo, o impacto desses dois fatores no varejo ainda não foi completamente repassado. No IGP-DI, a inflação dos alimentos no varejo cedeu pouco (de 1,66% para 1,42%) em abril. Isso indica que novas desacelerações em itens alimentícios podem ser realizadas no âmbito do consumidor. Ao mesmo tempo, Quadros lembra que preços reduzidos de insumos industriais em queda ajudam a diminuir custos nas indústrias - o que pode também se refletir em preços menores para o consumidor final. "Creio que esses fatores vão ajudar a formar taxas menores nos IGPs nos próximos meses". Entretanto, Quadros avaliou que o atual ambiente favorável à queda de preços não significa que tudo está em queda ou em desaceleração nos IGPs. "No atacado, não vejo nenhum elemento de persistência inflacionária. Mas, no varejo, temos ainda os preços dos serviços. Não vejo a inflação dos serviços diminuir. E temos também os aumentos nos preços de energia elétrica nas capitais, previstos para este ano, que devem ficar em dois dígitos", alertou, acrescentando que esse último fator deve contribuir para impulsionar a inflação no varejo, no segundo semestre. (Jornal Valor Econômico, Brasil/SP – 08/05/2014)((Jornal Valor Econômico, Brasil/SP – 08/05/2014))

topo
RF anuncia início de recompra de bonds

A BRF anunciou o início da oferta de recompra de todas e quaisquer das 6,875% sênior notes de emissão de sua subsidiária Sadia Overseas, com vencimento em 2017. Informou ainda início de uma oferta de ...((Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014))


A BRF anunciou o início da oferta de recompra de todas e quaisquer das 6,875% sênior notes de emissão de sua subsidiária Sadia Overseas, com vencimento em 2017. Informou ainda início de uma oferta de recompra de todas e quaisquer das 7,250% sênior notes da BFF International para 2020. (Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014)((Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014))

topo
China inicia nova rodada de compra de carne suína congelada

Estoque estaciona em menos de 1% das toneladas consumidas O governo chinês iniciou na quarta-feira, 7/05, uma nova rodada de compras para abastecimento das reservas estratégias de carne suína congelad...((Portal Feed&food/SP – 08/05/2014))


Estoque estaciona em menos de 1% das toneladas consumidas O governo chinês iniciou na quarta-feira, 7/05, uma nova rodada de compras para abastecimento das reservas estratégias de carne suína congelada, em uma tentativa de aumentar os preços da commodity, que estão no nível mais baixo em quase quatro anos. Por se tratar de produto perecível, o país asiático mantém estoque equivalente a menos de 1% das 53 milhões de toneladas consumidas anualmente. A China é o maior consumidor de carne suína do mundo e analistas afirmam que é muito difícil para o governo absorver oferta suficiente para modificar as cotações domésticos. A prática de armazenagem é, portanto, mais usada para incentivar o mercado a seguir as regras do Estado que como ferramenta de controle de preços. A Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC, na sigla em inglês), principal agência de planejamento econômico da China, informou que as compras para as reservas estatais visam a conter uma desvalorização excessiva da carne suína. Nos últimos anos, Pequim frequentemente interveio no mercado, seja para impedir uma alta desenfreada do custo dos alimentos ou evitar que o declínio dos preços comprometesse a renda do produtor. A decisão anunciada na quarta-feira foi tomada depois que a primeira rodada de aquisições para estocagem, anunciada no fim de março, não surtiu efeito nas cotações. Os preços da carne suína in natura giram em torno de 17,94 yuans (US$ 2,88) por quilo, o menor nível desde setembro de 2010, segundo dados do Ministério de Comércio. Analistas afirmam que o recente aumento dos abates contribuiu para o excesso de oferta no mercado. De acordo com a NDRC, os preços começaram a subir no mês passado, encerrando uma série de queda de 19 semanas. A comissão geralmente não revela o volume contratado ou o tamanho das reservas, mas participantes do setor estimam que 65 mil toneladas tenham sido adquiridas na primeira rodada de compras, quase 25% das 300 mil toneladas estocadas no país asiático. O Rabobank Group prevê que os preços da carne suína na China comecem a subir até o fim do verão de 2014, quando fatores sazonais impulsionam a demanda. Mas o banco alerta que o consumo chinês deve ficar estável neste ano. Com informações da Dow Jones Newswires. (Portal Feed&food/SP – 08/05/2014)((Portal Feed&food/SP – 08/05/2014))

topo
GTFoods Group: empurrando a carne de frango para a frente no Paraná

A cidade paranaense de Maringá é sede da GTFoods Group, um processador de carne de frango que desenvolveu um modelo de negócio integrado que abrange todas as etapas do setor avícola, da produção de ra...((Portal Ave World/SP – 07/05/2014))


A cidade paranaense de Maringá é sede da GTFoods Group, um processador de carne de frango que desenvolveu um modelo de negócio integrado que abrange todas as etapas do setor avícola, da produção de ração, passando pela criação e abate, até a distribuição. A GTFoods possui 26 unidades no Paraná que incluem cinco núcleos de recria de matrizes com capacidade para até 352 mil fêmeas e 51 mil machos, três locais de produção de ovos que fornecerão 9,5 milhões de ovos por mês até 2015 e um incubatório com capacidade de produção de 10 milhões de pintainhos por mês. Tem quatro plantas de abate com uma capacidade combinada de 390 mil aves por dia (dentre elas a planta em Maringá é retratada neste slideshow), duas fábricas que produzem mais de 40 mil toneladas por ano de farinha e óleo destinadas à ração animal, e quatro de suas próprias plantas para a produção mensal de 90 mil toneladas de ração. A companhia é apoiada por 68 granjas próprias que abrigam um total de 2,244 milhões de aves, e ainda por mais de 900 agricultores de terceiros espalhados pelo Paraná e por Santa Catarina, com capacidade de alojamento para mais de 22 milhões de aves. Com quatro marcas em seu portfólio que abastecem os mercados interno e externo, a GTFoods processou mais de 200 mil toneladas de carne de frango em 2013, ante 170 mil toneladas em 2012. Espera-se atingir 300 mil toneladas até o fim deste ano. A empresa exportou 54,3 mil toneladas de carne de frango em 2013 para mais de 50 países. (Portal Ave World/SP – 07/05/2014)((Portal Ave World/SP – 07/05/2014))

topo
Embrapa Gado de Leite seleciona novo chefe-geral

Cinco candidatos participam da seleção para o cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. Na etapa atual, cada um fará a defesa pública de sua proposta de trabalho. As apresentações poderão ser aco...((Portal O Leite/SC – 07/05/2014))


Cinco candidatos participam da seleção para o cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. Na etapa atual, cada um fará a defesa pública de sua proposta de trabalho. As apresentações poderão ser acompanhadas presencialmente por todo cidadão que tiver interesse. As defesas serão realizadas no Auditório José Aroeira, na sede da Embrapa Gado de Leite (Rua Eugênio do Nascimento, 610 - Dom Bosco, Juiz de Fora-MG), entre os dias 12 e 14 de maio. Em anexo, mais informações e o cronograma das apresentações. (Portal O Leite/SC – 07/05/2014)((Portal O Leite/SC – 07/05/2014))

topo
Volume das exportações de frango e carne suína cresce em abril

As exportações brasileiras de carne de frango (in natura, cortes, industrializados e carne salgada) registraram alta de 3,7% nos volumes embarcados durante abril em comparação ao mesmo mês de 2013, co...((Portal Ave World/SP – 07/05/2014))


As exportações brasileiras de carne de frango (in natura, cortes, industrializados e carne salgada) registraram alta de 3,7% nos volumes embarcados durante abril em comparação ao mesmo mês de 2013, com total de 352,1 mil toneladas, um recorde para o mês, de acordo com levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em receita, a carne de frango postou uma queda de 9,8% no resultado de abril em relação ao ano passado, com total de US$ 694,3 milhões, informou a ABPA na segunda-feira (5). Entre janeiro e abril deste ano, a carne de frango tinha 1,259 milhão de toneladas embarcadas, um aumento de 1,5% ante janeiro a abril de 2013, enquanto na receita houve redução de 11% segundo a mesma comparação, com total de US$ 2,399 bilhões. “O resultado histórico confirma o comportamento de crescimento moderado no comércio internacional previsto pela ABPA para este ano, assegurado pelo excelente status sanitário mantido pela avicultura brasileira”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra. “O fato de nunca haver registrado qualquer foco de influenza aviária diferencia o país no comércio internacional, e deve continuar a favorecer nossas exportações em meio à preocupante situação da sanidade avícola na Ásia". Para a carne suína, os embarques em abril foram de 36,7 mil toneladas, 24,8% maior ante o mesmo mês de 2013, com receita de US$ 108,5 milhões, um crescimento de 24,35%. Nos primeiros quatro meses do ano, houve queda de 1,53% em volumes (129,3 mil toneladas) e de 1,32% em receita (US$ 368,9 milhões) diante do ano anterior. “A habilitação de novas plantas para exportação de carne suína brasileira à Rússia foi determinante para o saldo positivo de abril”, notou Turra". A expectativa, agora, é que as exportações suinícolas do Brasil expandam sua atuação em regiões onde os Estados Unidos percam espaço por conta da diarreia suína epidêmica. (Portal Ave World/SP – 07/05/2014)((Portal Ave World/SP – 07/05/2014))

topo
Marcha do MST chega à capital paulista

A marcha do Movimento dos Sem-Terra (MST) pela reforma agrária chegou na manhã desta quarta-feira, 7, à capital peaulista. Ao meio-dia, os sem-terra – cerca de mil segundo a Polícia Militar – passavam...((Portal Estadão/SP – 07/05/2014))


A marcha do Movimento dos Sem-Terra (MST) pela reforma agrária chegou na manhã desta quarta-feira, 7, à capital peaulista. Ao meio-dia, os sem-terra – cerca de mil segundo a Polícia Militar – passavam pela Cidade Universitária e se aproximavam do Centro Educacional Esportivo, na rua Dr. Ernani da Gama Correa, no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo, que servirá de base para os manifestantes até a sexta-feira. Os sem-terra vieram de várias regiões do Estado e reivindicam a retomada da reforma agrária pelo governo. A marcha teve início na manhã de terça-feira, em Itapevi, na Grande São Paulo, local onde as caravanas vindas do interior se concentraram. No deslocamento, os sem-terra passaram por Jandira e Osasco, empunhando faixas e bandeiras. A marcha interditou faixas de vias importantes para o tráfego, causando lentidão no trânsito, mas não houve incidentes, segundo a PM. Policiais e guardas municipais acompanham os manifestantes. De acordo com a assessoria de imprensa do MST, não há atividade externa prevista para esta quarta-feira. As lideranças vão se reunir para discutir as atividades dos próximos dias. Serão realizadas manifestações em órgãos públicos e não está descartada a adesão a outros movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ocupam uma área próxima do “Itaquerão”, na região de Itaquera, estádio que vai sediar, em junho, a abertura da Copa do Mundo. (Portal Estadão/SP – 07/05/2014)((Portal Estadão/SP – 07/05/2014))

topo
Incra realiza audiência para discutir conflitos agrários no Cone Sul de RO

Representantes do setor agrário estão reunidos desde a terça-feira (6) no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena (RO) para discutir sobre os conflitos agrários no Cone Sul de Rondônia. De acordo...((Portal G1/RO – 07/05/2014))


Representantes do setor agrário estão reunidos desde a terça-feira (6) no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena (RO) para discutir sobre os conflitos agrários no Cone Sul de Rondônia. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vilhena e Chupinguaia, só nesta região existem mais de 4 mil famílias que ainda não foram beneficiadas com a distribuição de terras. A audiência pública é promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contou com a participação do superintendente regional da pasta e do ouvidor agrário nacional, Gersino José da Filha Silva. Nesta quarta-feira (7), o tema da audiência foi Paz no Campo, visando discutir o fim dos conflitos existentes nos municípios do sul do estado, intermediado pelo ouvidor agrário. De acordo com programação montada, durante todo o dia devem haver deliberações sobre os conflitos de posse de terra. No encontro, o Incra aproveitou para anunciar a criação de duas salas, uma na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outra no STTR, para atender os produtores rurais da região, já que a sede mais próxima do órgão é no município de Pimenta Bueno (RO), distante cerca de 190 quilômetros de Vilhena. Na sala da cidadania os agricultores poderão fazer declarações para a concessão de benefícios previdenciários, Cadastro de Imóvel Rural, atualizações no sistema de informação de projetos de reforma agrária. A audiência pública segue até quinta-feira (8), quando serão feitas a entrega de títulos definitivos de terras. (Portal G1/RO – 07/05/2014)((Portal G1/RO – 07/05/2014))

topo
Agricultura familiar é destaque na Conferência Green Rio

Um painel sobre Agricultura Familiar, Geração de Renda e Agregação de Valor, apresentado pelo delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio de Janeiro, Sérgio Coelho, marco...((Portal Brasil/SP – 07/05/2014))


Um painel sobre Agricultura Familiar, Geração de Renda e Agregação de Valor, apresentado pelo delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio de Janeiro, Sérgio Coelho, marcou o início da rodada de debates da Green Rio. A terceira edição da Conferência teve início nesta quarta-feira (7), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Durante sua apresentação, Sérgio Coelho ressaltou a importância do papel do agricultor familiar no fortalecimento da economia verde do Rio de Janeiro e as ações que o governo federal para incentivar o segmento a investir na produção orgânica e agroecológica como forma de gerar renda e melhorar a vida no meio rural. “Por ter essa compreensão ele trata seus empreendimentos produtivos com muita atenção no que diz respeito à sustentabilidade. A terra onde cultiva é a mesma onde mora e de onde tira o seu sustento. Por isso sabe que não pode agredir esse espaço com químicas ou manejos predatórios”, explico Coelho. A Green Rio segue até quinta-feira (8) com exposições de alimentos, bebidas e cosméticos de produção orgânica; ações e programas institucionais de apoio ao desenvolvimento rural sustentável; debates e palestras sobre mercado de orgânicos e desenvolvimento sustentável, além de rodadas de negócios entre empresas compradoras e expositores. O evento reúne representantes de diversos setores produtivos e consumidores de produtos orgânicos e sustentáveis em um espaço para a promoção de negócios e de debate de temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Assistência técnica e linhas de crédito Dentre as ações em curso para promover a agricultura familiar sustentável no Rio de Janeiro, Sérgio destacou a Chamada Pública da Sustentabilidade, elaborada em outubro de 2012, pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA. Segundo ele, o processo está beneficiando agricultores com a prestação, que tem duração de três anos, de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), direcionados à implantação de agrossistemas produtivos sustentáveis, bem como auxiliando a inserção desses trabalhadores rurais em novos mercados consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos. Vendas diretas e rodadas de negócios A diversidade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar fluminense, presentes na Green Rio, chamaram a atenção de quem visitou a Tenda da Agricultura Familiar - espaço exclusivo para comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos. Três associações de produtores familiares do Rio de Janeiro levaram cerca de meia tonelada de produtos de elevado padrão de qualidade, dentre queijos temperados com ervas finas; geleias; conservas condimentadas com especiarias e outros itens colocados à disposição dos visitantes para degustação e compra. A empreendedora familiar Cristina Sales, da Arte em Conserva, levou conservas de vegetais e frutas naturais; geleias, molhos de pimenta e azeites aromatizados produzidos em seu sítio, localizado no Vale das Videiras, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ. “Além do faturamento ao longo da feira, esse tipo de evento oferece também outros benefícios, como as rodadas de negócios que sempre acontecem e nos permite captar novos clientes e conseguir maior inserção no mercado”, disse a produtora, que já garantiu a venda de produtos do seu empreendimento a empresas que fornecerão alimentos durante as Olimpíadas de 2016. (Portal Brasil/SP – 07/05/2014)((Portal Brasil/SP – 07/05/2014))

topo
Lula visita projeto de agricultura familiar em Angola

O governador de Malanje, Norberto dos Santos, acompanhou todo o dia de visita à região. A Sodepac (Sociedade de Desenvolvimento do Pólo Agro-Industrial de Capanda) doou, em nome do ex-presidente Lula,...((Portal Galo Vermelho/SP – 07/05/2014))


O governador de Malanje, Norberto dos Santos, acompanhou todo o dia de visita à região. A Sodepac (Sociedade de Desenvolvimento do Pólo Agro-Industrial de Capanda) doou, em nome do ex-presidente Lula, ferramentas agrícolas e equipamentos de irrigação para pequenos agricultores de Cacuso. O projeto Kukula Ku Maxi (“crescer juntos” em Kimbundo), iniciado em 2010 e com coordenadores brasileiros e angolanos, atende 700 famílias de pequenos agricultores, que recebem orientação e apoio para melhorar a produção e a venda de seus produtos agrícolas – beterraba, tomate, alface e outras hortaliças – aumentando a renda familiar. O resultado é que 2500 pessoas já saíram da pobreza. O projeto também combina ações de saúde para a redução da mortalidade infantil, e poços para acesso à água. “Meus parabéns por tudo que fizeram nesses 4 anos. No Brasil, temos uma forte agricultura familiar, que produz 70% dos nossos alimentos. Eu espero que Angola desenvolva uma forte agricultura familiar, para que não precise importar nenhum alimento que consome.” Lula também visitou um centro de formação do Senai no município, onde professores brasileiros ensinam trabalhadores angolanos da usina Biocom, de capital brasileiro e angolano. A empresa de plantação e processamento de cana-de-açúcar, hoje já planta 6 mil hectares de e irá produzir em 2018, quando concluir sua primeira fase de implantação, 180 mil toneladas de açúcar, para substituir as importações que Angola faz hoje do produto, além de etanol e biomassa. A colheita é completamente mecanizada, com 95% dos equipamentos utilizados na usina comprados do Brasil e o projeto conta com 2400 funcionários, mais de 90% deles angolanos. Aparecido Ferreira da Silva, professor do Senai de Dourados, Mato Grosso do Sul, está em Cacuso oferecendo cursos de solda e tornearia para jovens angolanos. “Após 28 anos de docente, a gente dividir com outros países o que sabe é uma alegria”. O projeto transfere tecnologia e conhecimento, além de formar mão-de-obra local. O ex-presidente incentivou os estudantes angolanos a se qualificarem, lembrando o quanto o curso de torneiro mecânico mudou a sua vida. “Quem estuda no Senai pode até virar presidente da República”. (Portal Galo Vermelho/SP – 07/05/2014)((Portal Galo Vermelho/SP – 07/05/2014))

topo
Fesa indenizará pecuarista por abate

Proprietário de 49 animais que tiveram exame negativo para EEB receberá R$ 1,5 mil por cabeça O produtor que teve 49 bovinos abatidos por suspeita de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida...((Portal DBO/SP – 07/05/2014))


Proprietário de 49 animais que tiveram exame negativo para EEB receberá R$ 1,5 mil por cabeça O produtor que teve 49 bovinos abatidos por suspeita de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida popularmente como Mal da Vaca Louca, receberá indenização pela morte dos animais. O valor será pago pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa), e deve ser de R$ 1,5 mil por cabeça. O abate sanitário foi realizado pois os animais tiveram contato com a fêmea diagnosticada com a doença, contudo, os exames realizados pelo Lanagro-PE registraram resultado negativo para os bovinos. Os animais foram abatidos em 25 de abril, em Mato Grosso, e pertenciam a Fazenda Talismã, de Porto Esperidião, mesma propriedade de onde saiu a fêmea enviada para abate na unidade do JBS de São José dos Quatro Marcos e morta no último dia 19 e que teve a enfermidade confirmada. Conforme o presidente do Fesa e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o valor pago considera o preço de mercado da arroba na região, em torno de R$ R$ 103,00 e o peso dos animais para que o produtor não tenha prejuízo com o cálculo. Amostras da vaca Nelore de 12 anos tiveram resultado positivo para EEB tanto nos exames realizados pelo Lanagro-PE quanto pelo laboratório referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra. O resultado dos exames complementares que indicarão a tipificidade do caso é aguardado para esta quinta-feira, 8. “Tudo indica que seja um caso atípico e todas as ações já foram tomadas. O risco atual do país para a doença é insignificante e acredito que não mudará”, afirma Prado. Segundo ele, caso a projeção se confirme, não há motivo para que o caso altere os preços da arroba ou sobre as exportações. (Portal DBO/SP – 07/05/2014)((Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
Expogrande mantém fatura em R$ 15 milhões

A 76ª Expogrande chegou ao fim neste domingo, 4 de maio, com faturamento de R$ 15,4 milhões por 1.289 animais, média de R$ 11.980. Ponto de encontro da pecuária do Centro-Oeste, a exposição, iniciada ...((Portal DBO/SP – 07/05/2014))


A 76ª Expogrande chegou ao fim neste domingo, 4 de maio, com faturamento de R$ 15,4 milhões por 1.289 animais, média de R$ 11.980. Ponto de encontro da pecuária do Centro-Oeste, a exposição, iniciada oficialmente em 24 de abril, em Campo Grande, MS, apresentou uma bateria de 20 remates para venda de animais selecionados. De acordo com o Banco de Dados DBO, a receita se manteve, mas apontou queda na oferta de 29%, com alta nos preços de 43%. Em 2013, os criadores venderam 1.812 animais por R$ 15,1 milhões, para média de R$ 8.376. Seguindo o ritmo dos anos anteriores, a venda de machos e fêmeas nesta edição foi bem equilibrada, pouco mais de 600 exemplares em cada categoria. A diferença se deu nos preços, com alta valorização para as fêmeas, que atingiram média de R$ 14.126, incluindo matrizes de elite. Os reprodutores foram cotados a R$ 7.530. Liderança nata - Os neloristas tomaram conta da agenda. Em oito remates, eles movimentaram R$ 6,2 milhões por 729 animais, sendo 461 touros cotados a R$ 7.184, com máximo de R$ 62.400 para um exemplar ofertado por Francisco de Carvalho Neto durante o Leilão VRJO, do criador José Olavo Borges Mendes. As fêmeas pegaram média de R$ 5.169 em 238 ofertas e 30 prenhezes foram negociadas a R$ 55 mil cada. Nas outras raças e tipos, o acumulado variou de R$ 70 mil a R$ 5 milhões. Os equinos somaram R$ 5,3 milhões por 178 lotes, com predominância do Quarto de Milha. De ovinos saíram 113 animais por R$ 70.950. O gado leiteiro completou a oferta da exposição com 95 lotes por R$ 564.230. O volume para vendas de bovinos com genética para a produção de carne foi de R$ 9,3 milhões por 891 exemplares, incluindo também o Angus, Guzerá e Senepol. O gado geral, ponto forte do comércio da feira, e não computado nos números acima, totalizou R$ 6,8 milhões por R$ 5.684 cabeças vendidas em seis eventos. (Portal DBO/SP – 07/05/2014)((Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
Rainhas são poucas, mas faturam alto

Oferta de 19 lotes apura R$ 787.500 no 3º Leilão Rainhas do Guzerá, em Uberaba. No dia 5 de maio criadores reverenciaram as "Rainhas do Guzerá" expostas no Centro de Eventos RKC, em Uberaba, MG, por A...((Portal DBO/SP – 07/05/2014))


Oferta de 19 lotes apura R$ 787.500 no 3º Leilão Rainhas do Guzerá, em Uberaba. No dia 5 de maio criadores reverenciaram as "Rainhas do Guzerá" expostas no Centro de Eventos RKC, em Uberaba, MG, por Antônio Pitangui de Salvo, herdeiro de Antônio Ernesto de Salvo, e atual presidente da associação brasileira de criadores da raça. Ele reuniu 19 matrizes da própria seleção, e da seleção de associados, arrecadando R$ 787.500, à média geral de R$ 42.567. Apesar de enxuta, a oferta contou com várias categorias. Foram negociadas duas bezerras a R$ 25.500, quatro novilhas a R$ 33.375, duas primíparas a R$ 45.000, três vacas a R$ 91.714 e sete vacas com cria a pé, a R$ 27.430. O preço das vacas foi puxado por Eloise FIV TIR, que teve 50% da produção adquirida por R$ 210.000 por Antônio Augusto de Souza Coelho. O criador tornou-se sócio de Lucas Amorim Costa e Guzerá Três Irmãos, atuais proprietários da matriz. O 3º Rainha do Guzerá foi coordenado pela Programa Leilões e conduzido pelo leiloeiro Guillermo Sanchez. Os pagamentos ocorreram em 30 parcelas. (Portal DBO/SP – 07/05/2014)((Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
Fazendão é tradicional leiteiro da Expogrande

Trio promotor negocia 61 lotes e apura R$ 368 mil na 18ª edição. Predomínio é da raça Girolanda. Neste sábado, 3 de maio, Enos Yan Hsen Ma, Agropecuária São Marcos e Ronan Salgueiro promoveram um dos ...((Portal DBO/SP – 07/05/2014))


Trio promotor negocia 61 lotes e apura R$ 368 mil na 18ª edição. Predomínio é da raça Girolanda. Neste sábado, 3 de maio, Enos Yan Hsen Ma, Agropecuária São Marcos e Ronan Salgueiro promoveram um dos remates leiteiros mais tradicionais da Expogrande. Juntos, venderam 61 produtos no Leilão Fazendão, evento que completou 18 edições, no tatersal do parque Laucídio Coelho, em Campo Grande, MS. A fatura ficou em R$ 368.980, com média de R$ 6.048. A raça Girolanda predominou. Em 52 lotes, ela rendeu quase a totalidade do remte. Foram 47 fêmeas a R$ 7.148, mais dois reprodutores cotados a R$ 5.400. No grupo também estavam duas prenhezes vendidas à média de R$ 5.850 e uma aspiração por R$ 4.500. Um touro Gir Leiteiro foi negociado por R$ 3.900 e oito lotes de sêmen totalizaram R$ 2.080 (R$ 260 o pacote). (Portal DBO/SP – 07/05/2014)((Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
GPL oferta produção leiteira tirada no Centro-Oeste

Grupo de Produtores de Leite de Mato Grosso do Sul faz média de R$ 5.030 para girolandas. Durante a 76ª Expogrande, em Campo Grande, MS, o Grupo de Produtores de Leite do Mato Grosso do Sul esteve à f...(Portal DBO/SP – 07/05/2014))


Grupo de Produtores de Leite de Mato Grosso do Sul faz média de R$ 5.030 para girolandas. Durante a 76ª Expogrande, em Campo Grande, MS, o Grupo de Produtores de Leite do Mato Grosso do Sul esteve à frente do 7º Leilão GPL, evento que colocou na pista 40 exemplares por R$ 201.230. A Girolando dominou a oferta, mas também foram comercializados alguns lotes das raças Gir Leiteiro e Jersolando. De fêmeas saíram 37 vacas à média de R$ 5.090. Também foram comercializadas três reprodutores, na casa dos três anos, pelo preço médio de R$ 4.300. O leilão ocorreu em 2 de maio, no Parque Laucídio Coelho, com organização da empresa Taquarí e condução de Aureo Rodrigues. Pagamentos em 24 parcelas. (Portal DBO/SP – 07/05/2014)(Portal DBO/SP – 07/05/2014))

topo
42ª Expoingá começa nesta quinta-feira com show de Thalles Roberto em Maringá Redação

A 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá, começa nesta quinta-feira (8) com uma série de atrações. Logo pela manhã, às 8h, tem início o ciclo de curs...((Portal O Diário/SP – 07/05/2014))


A 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá, começa nesta quinta-feira (8) com uma série de atrações. Logo pela manhã, às 8h, tem início o ciclo de cursos, palestras e seminários. Os dois primeiros temas são "Introdução à Agricultura de Precisão", ministrado por Maurício Aparecido da Silva, e "Manejo de Bovinos de Cortes", por Luiz Carlos Grossi. As atividades ocorrem na Unidade Didática, do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro e vão até o sábado (10). Também às 8h está liberado o acesso dos animais que serão expostos durante o evento. Os primeiros exemplares a ocuparem os pavilhões são das raças Holandesa, Jersey, Wagyu, Nelore, Purunã, Canchim, Brahman, Simental e Guzerá. Ainda no setor de pecuária, a novidade é a realização da Primeira Expogenética Paraná. É uma mostra de zebuínos de alto padrão, participantes dos principais programas de melhoria genética do País. Além do gado, haverá um ciclo de difusão de conhecimento, com quatro palestras, sobre o papel da melhoria genética, da seleção de características de qualidade da carne e tecnologias aplicáveis no segmento. No período da tarde, começam as atividades culturais e artísticas da 42ª Expoingá e 19ª Internacional. Às 14h, será aberta a Mostra de Artes da Sociedade Rural de Maringá (SRM), que pelo terceiro ano consecutivo integra a programação da Exposição. Nesta edição, o evento reunirá 26 artistas, que atuam em diferentes áreas, como pintura em tela, escultura e peças em cerâmica. O público vai poder apreciar as obras no Pavilhão de Indústria e Comércio Christina Helena Barros, mais conhecido como Pavilhão Azul. Às 18h, no mesmo Pavilhão Azul, começam as apresentações dos talentos regionais no Palco Cultural. Até o dia 18, mais de 70 atrações, entre dança, música, coral, teatro, capoeira e manifestações folclóricas, vão mostrar as habilidades deles para os visitantes da Expoingá. O grupo Invasores da Noite é o primeiro a subir ao palco. Em seguida, vão se apresentar a Cia de Dança Country da Sociedade Rural de Maringá e a cantora Morena Marques. A Banda Cash in Flowers fecha a programação da noite. Às 18h45, no Restaurante Central, ocorre o 10º Fórum de Negócios Internacionais, com o tema "Mercado Internacional: Seu Negócio sem Fronteiras". O tema será apresentado pelos especialistas Michel Alaby, Hamilton Belizário, Wagner Enis Weber e Roberto Colliva. Às 20h, o Primeiro Leilão Expoingá de Gado de Corte abre a programação de comercialização de animais do evento. Serão ofertados 600 animais, entre machos e fêmeas, da raça Nelore e frutos de cruzamento industrial, destinados à cria, recria e engorda. Os arremates ocorrerão no Recinto de Leilões Ermelindo Bolfer. Às 21h, na Arena Coberta de Shows e Eventos Joaquim Romero Fontes, será dada a largada na programação de apresentações artísticas da Expoingá 2014. A primeira noite do evento será voltada para o universo gospel. No palco, Ministério a Ti, Livres Juliano Son e Thalles Roberto entoam as canções e louvações para o público visitante. Os ingressos custam R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira). A compra do ingresso para o show garante a entrada no Parque de Exposições. Com o tema "Campeões no campo e na cidade", a 42ª Expoingá vai até o dia 18. A diretoria da Sociedade Rural espera, que nos 11 dias, o público visitante seja de 500 mil pessoas. Cerca de 12 mil animais serão expostos. Haverá 14 leilões e um shopping de ovinos. Ao todo, o evento reunirá 924 expositores das áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária. A previsão de comercialização geral é de R$ 280 milhões. Os ingressos para acesso ao parque custam R$ 4 (meia-entrada) e R$ 8 (inteira). Os postos de venda estão localizados na Sociedade Rural, Postos Canadá e Dubai, Livraria Campus da Unicesumar, Rede de lojas Casas Ajita e, pela internet, no aloingressos.com.br. (Portal O Diário/SP – 07/05/2014)((Portal O Diário/SP – 07/05/2014))

topo
Seminário da ANCP lança DEP Genômica

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) promoveu no último dia 25, seu 20º Seminário, evento realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP). Seminário reuniu pecuaristas, técnicos entre ...((Portal Noticias da Pecuária/SP – 07/05/2014))


A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) promoveu no último dia 25, seu 20º Seminário, evento realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP). Seminário reuniu pecuaristas, técnicos entre outros profissionais em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 100 pessoas do setor da pecuária e pesquisa genética animal estiveram presentes, participaram de discussões de vanguarda nos painéis “O melhoramento genético pode contribuir para a qualidade da carne brasileira?” e “DEP Genômica e Índice Bioeconômico” e conheceram publicação da DEP Genômica. Os participantes do evento consideram que a ferramenta surge para aprimorar a acurácia e o valor genético dos animais que integram plantéis associados à ANCP. Para o criador Ricardo Viacava, da marca CV Nelore Mocho, “A DEP Genômica é um avanço porque acelera o progresso genético do plantel ao utilizar touros e matrizes jovens com alta acurácia”, esclarece. “Fiquei impressionado com o conteúdo apresentado nos painéis e satisfeito com os ganhos de acurácia que a DEP Genômica proporciona ao plantel do criador”, destaca Viacava. Sumário Ao final da programação do 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores houve o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Edição Abril 2014. O material conta com a publicação da DEP Genômica de animais integrantes de plantéis de associados à ANCP. “Tudo o que vemos hoje no seminário, veremos o lado prático no sumário. Tenho certeza de que será de grande importância para cada um de nós. Espero que todos façam um bom uso de nosso novo sumário”, destaca o Dr. Newton Camargo Araújo, integrante da diretoria da ANCP. A nova avaliação é a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011. Contando com o Clarifide Nelore 2.0 serão mais de 12 mil marcadores de DNA verificados. Esse avanço tecnológico vai proporcionar um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chamá-las de DEP Genômica (DEPG). Outra diferença com a atualização do serviço é que os animais com DEPG são ranqueados junto com os demais animais no Sumário. (Portal Noticias da Pecuária/SP – 07/05/2014)((Portal Noticias da Pecuária/SP – 07/05/2014))

topo
Produtor de MT será indenizado por abate

O criador de Mato Grosso que teve uma fêmea diagnosticada com sintomas do mal da "vaca louca" receberá cerca de R$ 1,5 mil por bovino abatido preventivamente, diz a federação que representa pecuarista...((Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014))


O criador de Mato Grosso que teve uma fêmea diagnosticada com sintomas do mal da "vaca louca" receberá cerca de R$ 1,5 mil por bovino abatido preventivamente, diz a federação que representa pecuaristas do Estado (Famato). (Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014)((Jornal Valor Econômico, Valor. Com/SP – 08/05/2014))

topo
Arroba tem queda no Estado de São Paulo

Uma ligeira melhora na oferta de bois permitiu uma redução nos preços da arroba, que foi negociada a R$ 124 ontem em São Paulo, segundo a Informa Economics FNP. Com esse valor, a arroba caiu 0,80% ont...((Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014))


Uma ligeira melhora na oferta de bois permitiu uma redução nos preços da arroba, que foi negociada a R$ 124 ontem em São Paulo, segundo a Informa Economics FNP. Com esse valor, a arroba caiu 0,80% ontem, mas ainda supera em 29% os preços praticados há um ano. (Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014)((Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014))

topo
Febre aftosa: a importância da vacinação

O grande desafio da pecuária brasileira é produzir proteína de origem animal (carne, leite e seus derivados), com sustentabilidade, em demanda crescente sem aumentar a área de produção e com mitigação...((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))


O grande desafio da pecuária brasileira é produzir proteína de origem animal (carne, leite e seus derivados), com sustentabilidade, em demanda crescente sem aumentar a área de produção e com mitigação dos impactos ambientais. Segundo o IBGE, as propriedades brasileiras possuem cerca de uma unidade animal (UA) por hectare, o que corresponde a 450 kg de peso vivo, ou seja, em média uma vaca adulta. Indicador este que já é um desafio, mesmo considerando que existem diversidades de taxa de lotação no Brasil pecuário (desde 0,5 UA/ha a mais de 10 UA/ha). As estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) são de que, até o ano de 2050, o mundo terá de produzir 470 milhões de toneladas de carnes para atender ao mercado consumidor projetado para mais de nove bilhões de habitantes. A mesma Organização estimou em 308 milhões de toneladas a produção mundial de carne em 2013. Nesse cenário, o Brasil surge como um dos principais países do mundo capazes de colaborar para o alcance dessa crescente demanda. Há expectativas de abastecermos cerca de 40% das demandas de alimentos neste horizonte temporal. Algumas tecnologias disponíveis corroboram com o aumento dessa produtividade, entre elas destaca-se o manejo sanitário. As doenças impactam negativamente, direta e indiretamente, os sistemas de produção bovinos, quer seja por causarem atraso no desenvolvimento ou óbito do animal, por serem transmissíveis ao ser humano – no caso das zoonoses – ou por resultarem em restrições mercadológicas à carne bovina e seus derivados. A febre aftosa é uma das doenças de maior impacto na sanidade animal. A ocorrência de focos da doença determina o fechamento das exportações, tendo em vista ser uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como transmissível e com alto e rápido potencial de disseminação. Em 2006, a FAO estimou uma queda de 9% na exportação de carne bovina brasileira, considerando a proibição de importação de carne dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, em função do foco de febre aftosa registrado em outubro de 2005. Não obstante, em função dos esforços somados após o foco de 2005, em 2007 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou uma avaliação sobre a imunidade resultante das campanhas de vacinação contra a febre aftosa. A conclusão foi que os índices de registro observados entre os produtores entrevistados foram compatíveis com os altos índices de cobertura imunitária observados no estudo. Os resultados da vacinação contra a doença, do 2º semestre de 2013 no Brasil, publicados pelo Mapa, apontaram uma cobertura vacinal de 99,51% no País. Mato Grosso do Sul e Paraná fecharam 2013 com 99,32 e 96,80% de cobertura vacinal, respectivamente. Esses dados mostram a conscientização do produtor rural quanto à importância de seu papel no combate à febre aftosa. Assim, somando os esforços de todos os segmentos e elos da cadeia produtiva – governo, produtor rural, indústria e mercado – o Brasil tem tudo para se firmar como grande fornecedor mundial de proteína de origem animal de qualidade. Desta forma, atenderá à demanda dos mercados consumidores mais exigentes, dos diferentes nichos, e que estão dispostos a pagar pelo padrão de conformidade que almejam à sua mesa. Iniciamos a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2014. Precisamos (todos os atores desta importante cadeia produtiva) continuar cumprindo nosso papel. Cada um plantando a sua semente, pois a certeza dos bons frutos é garantida. A segurança em consumir uma carne brasileira com qualidade, no Brasil ou no mundo, não tem preço. Faça a sua parte nesta história de sucesso. (Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014)((Portal Boi A Pasto/SP – 08/05/2014))

topo
Curso de confinamento de gado será realizado em Ji-Paraná

A cidade de Ji-Paraná (RO) será sede nos dias 28 a 30 de maio do curso de confinamento de gado promovido pela Associação Nacional de Confinadores (Assocon), através da Escola de Confinamento. O curso ...((Portal Noticias da Pecuária/SP -07/05/2014))


A cidade de Ji-Paraná (RO) será sede nos dias 28 a 30 de maio do curso de confinamento de gado promovido pela Associação Nacional de Confinadores (Assocon), através da Escola de Confinamento. O curso tem como objetivo capacitar os colaboradores de propriedades rurais de pecuária de corte, valorizar a mão-de-obra rural e fomentar o uso racional do sistema de terminação em confinamento. É direcionado aos Peões, Capatazes, Tratoristas, Tratadores de gado, Gerentes, Encarregados e Líderes e demais interessados no assunto. Serão abordados os seguintes temas: - Produção de animais em pastagem e as tecnologias que aumentam a produtividade | PHIBRO - Nutrição de bovinos de corte em confinamento | TORTUGA - Gestão sanitária para maximizar os resultados do confinamento | ZOETIS - Tecnologias aplicadas na produção de bovinos confinados | ELANCO - Como maximizar o lucro do confinamento | NOVANIS - Visita técnica em um confinamento. Mais informações podem ser obtidas no link abaixo: http://www.assocon.com.br/escola-de-confinamento/. (Portal Noticias da Pecuária/SP -07/05/2014)((Portal Noticias da Pecuária/SP -07/05/2014))

topo
Pressão de baixa no mercado do boi gordo

Embora os preços de referência em São Paulo estejam estáveis em R$123,00/@, à vista, há pressão de baixa. Há menos dificuldade na aquisição de lotes de animais terminados, no entanto, a oferta não est...((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))


Embora os preços de referência em São Paulo estejam estáveis em R$123,00/@, à vista, há pressão de baixa. Há menos dificuldade na aquisição de lotes de animais terminados, no entanto, a oferta não está abundante. As indústrias estão com programações de abate prontas até o início da próxima semana, em sua maioria. A regularidade das escalas permitiu aumento dos estoques, fato que pode pressionar os preços da carne com osso esta semana, caso as vendas não colaborem. O quilo do boi casado de animais castrados está cotado em R$7,50. Com a melhora dos preços da carne com osso na última semana e a estabilidade do boi gordo, a margem do frigorífico melhorou, embora ainda não esteja em um patamar historicamente bom. Atualmente, a margem é de 14,3% para a indústria que não realiza desossa, frente a 13,7% há um mês. (Portal Beef World/SP – 07/05/2014)((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))

topo
Peso da carcaça de bovinos aumentou nos últimos anos no Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), em 2013, o peso médio de carcaça de machos bovinos abatidos foi de 18,0@ no Brasil. O peso médio aumentou 7,5% na comparação com 2000,...((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), em 2013, o peso médio de carcaça de machos bovinos abatidos foi de 18,0@ no Brasil. O peso médio aumentou 7,5% na comparação com 2000, quando este era de 16,8@. Na comparação com 2012, o peso médio aumentou 0,5%. Para as fêmeas o peso médio dos animais abatidos foi de 13,2@, um aumento de 6,8% na comparação com 2000. Já em relação a 2012, o peso médio diminuiu 0,1%. Essa melhoria no peso da carcaça dos animais brasileiros é reflexo dos investimentos em melhoramento genético, manejo, nutrição e sanidade dos rebanhos. (Portal Beef World/SP – 07/05/2014)((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))

topo
Querência promoverá amanhã (8) remate com 700 matrizes e 40 touros Angus

“Realizaremos o maior remate da história da Querência, ofertando mais de 740 animais Angus. Esta edição tem um valor todo especial para nós e para a raça, pois será a maior oferta de animais Angus em ...((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))


“Realizaremos o maior remate da história da Querência, ofertando mais de 740 animais Angus. Esta edição tem um valor todo especial para nós e para a raça, pois será a maior oferta de animais Angus em 2014”. As palavras do criador Luiz Felipe Ferreira da Costa, da Angus Querência, dão conta da grandeza do seu leilão, programado para amanhã (dia 08 de maio), a partir das 14h na sede do Sindicato Rural de Santana do Livramento (RS). “Estamos ofertando a totalidade das matrizes adultas de nosso plantel Angus PO e PC. Ficaremos somente com as fêmeas Geração 2013 e embriões para dar continuidade ao nosso programa de seleção”, ressalta Luiz Felipe. Serão colocados à venda: 700 fêmeas em idade de reprodução, 21 matrizes doadoras de embriões (estavam em nosso programa de TE) incluindo fêmeas com os melhores índices no Promebo, as matrizes com melhor produção na Querência e as mães de parte de nossos melhores touros, novilhas Geração 2012 e 40 touros Geração 2012, praticamente todos dupla marca. “O momento da pecuária é muito positivo. A raça Angus desfruta de um período de consolidação e crescente valorização. No mercado gaúcho e brasileiro, os terneiros Angus são valorizados nas feiras pelos terminadores. Há busca crescente de novilhos Angus pela indústria frigorífica para as suas linhas especiais e para a produção de Carne Angus Certificada”, ressalta Luiz Felipe. “A Querência se sente orgulhosa de ter participado deste processo, disponibilizando genética produtiva ao mercado. Neste leilão ofertamos o que temos de melhor e sem restrições”. (Portal Beef World/SP – 07/05/2014)((Portal Beef World/SP – 07/05/2014))

topo
LEITE GAÚCHO

A Cooperativa Santa Clara, do Rio Grande do Sul, vai investir R$ 90 milhões na construção de uma nova fábrica de processamento de leite e de dois mercados agropecuários no interior do Estado. A nova p...((Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014))


A Cooperativa Santa Clara, do Rio Grande do Sul, vai investir R$ 90 milhões na construção de uma nova fábrica de processamento de leite e de dois mercados agropecuários no interior do Estado. A nova planta, que será instalada em Casca (distante cerca de 230 quilômetros da capital), terá capacidade instalada para produzir 1 milhão de litros de leite por dia --quase o dobro do que é processado hoje pelo grupo. "A princípio produziremos cerca de 350 mil litros de leite longa vida por dia, mas iremos avaliar a possibilidade de fabricar derivados de leite", afirma Alexandre Guerra, diretor-executivo da cooperativa gaúcha. O aporte para a primeira fase do projeto será de cerca de R$ 80 milhões. Também serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões na abertura de mercados agropecuários nos municípios de Jacutinga (RS) e David Canavarro (RS). "As lojas atenderão principalmente os associados, mas também estarão abertas para outros moradores." (Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014)((Jornal Folha de São Paulo, Mercado/SP – 08/05/2014))

topo
Primeiro trimestre deste ano encerrou com valor histórico para os produtores mato-grossenses. Impacto foi à gôndola

A bovinocultura de leite registrou um recorde neste primeiro trimestre de 2014 ao apresentar o melhor preço do litro pago ao produtor mato-grossense, em toda história da atividade local, para o períod...((Portal Diário de Cuiabá/MT – 08/05/2014))


A bovinocultura de leite registrou um recorde neste primeiro trimestre de 2014 ao apresentar o melhor preço do litro pago ao produtor mato-grossense, em toda história da atividade local, para o período. A alta foi de mais de 20% na comparação com o mesmo acumulado do ano passado, como aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu relatório mensal sobre a atividade. O lado ruim desse momento inédito - para este segmento do agronegócio estadual que ainda busca tecnologia e profissionalização para produzir mais e com maior qualidade – é que a majoração impactou sobre o bolso do consumidor e a alta para o leite e seus principais derivados, acumula também dois dígitos no varejo local. Em um exemplo, o leite UHT – o longa vida de caixinha – passou de R$ 2,42 o litro, preço médio em abril de 2013, para R$ 2,94 no mês passado, incremento anual de 21,49%, acima do ganho do produtor. Como detalham os analistas do Imea responsáveis pelo relatório, o litro do leite pago ao produtor atingiu níveis elevados para os padrões da bovinocultura leiteira mato-grossense e mesmo nos períodos das chuvas ou safra, a cotação não caiu como de costume. Os preços saíram de R$ 0,768/litro em fevereiro/14 para R$ 0,788/litro em março/14, variação positiva de 2,63%. “Para se ter uma ideia, os preços recebidos nos três primeiros meses de 2014 (R$ 0,777/litro) foram superiores em 20,40% aos preços do mesmo período do ano de 2013 (R$ 0,645/litro), ou, ganho de mais de treze centavos por litro comercializado”. MERCADO - Comparando o preço do principal derivado do leite no Estado, o queijo tipo muçarela, o primeiro trimestre de 2013 sofreu uma variação positiva de 3,13% quando é comparado janeiro/13 e março/13, alterando o preço de R$ 10,47/kg para R$ 10,80/kg. Já no primeiro trimestre de 2014, a variação foi 9,43%, registrando o valor de R$ 10,87/kg em janeiro/14 para R$ 11,90/kg em março/14. O fato de o preço do leite pago ao produtor ter ficado estável entre janeiro/13 e março/13 (R$ 0,650/l), pode ser a explicação para a baixa variação no queijo tipo muçarela. Já entre janeiro/14 e março/14, o preço do leite pago ao produtor registrou variação de 1,46%, com preços de R$ 0,777/l em janeiro/14 para R$ 0,788/l em março/14, sendo uma transmissão de preços normal na cadeia os aumentos no queijo tipo muçarela. “Diferentemente dos outros estados produtores de leite no país, Mato Grosso registrou chuvas além do esperado, já que a média histórica é 219,50 milímetros e em março/13 choveu 322,9 milímetros e em março/14 choveu 267,6 milímetros, fator esse que contribui para que a captação de leite continuasse elevada”, destacam os analistas. PREÇOS – a região sudeste foi a que atingiu maior valor médio pelo litro pago ao produtor: R$ 0,830/l em março, aumentando em 4,14% ante fevereiro. No noroeste houve aumento de 5,90% no preço médio pago ao produtor, sendo o valor de R$ 0,725/l em março/14. No norte, o valor médio pago ao produtor foi de R$ 0,788/l em março, não sofrendo alteração quando comparado com o mês anterior. No nordeste o litro foi cotado a R$ 0,817 em março, variação positiva de 5,10%. No médio norte, o valor médio pago ao produtor foi de R$ 0,744/l em março, aumento de 1,36% quando comparado a fevereiro/14. No oeste houve variação negativa de 0,70% sobre o preço médio pago ao produtor, com preços de R$ 0,793/l em fevereiro e R$ 0,787/l em março. No centro sul, foi registrado um aumento de 3,71% no preço médio pago ao produtor, de R$ 0,792/l em fevereiro. (Portal Diário de Cuiabá/MT – 08/05/2014)((Portal Diário de Cuiabá/MT – 08/05/2014))

topo

CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU

Fone: +55 (34) 3319-3900

Pça Vicentino R. Cunha 110

Parque Fernando Costa

CEP: 38022-330

Uberaba - MG


©2015-2025 - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - Todos os direitos reservados