Notícias do Agronegócio - boletim Nº 359 - 09/04/2015
Voltar
As inscrições dos animais Nelore, para a edição de 2015 da ExpoZebu, se encerram no dia 17 de abril. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) alerta todos os criadores da raça Nelore para...((Portal Site da Carne/SC – 08/04/2015))
As inscrições dos animais Nelore, para a edição de 2015 da ExpoZebu, se encerram no dia 17 de abril. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) alerta todos os criadores da raça Nelore para não perderem o prazo das inscrições de seus animais que irão participar da ExpoZebu 2015. Promovida pela ABCZ, a exposição acontece de 03 a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O prazo para a inscrição é até o dia 17 de abril, na próxima semana, podendo ser feita pelo site das comunicações online da ABCZ. Os campeonatos da raça Nelore acontecem de 3 a 9 de maio. A novidade para este ano é o campeonato baby do Nelore, onde poderão ser inscritos nessa categoria animais machos e fêmeas com idade de 06a 08 meses. O valor de inscrição individual para os animais inscritos na categoria baby é de R$ 350,00. Além disso, a ABCZ separou este ano o julgamento de Matriz Modelo, que passa a ser por aptidão (Corte e Leite), e não mais por raça. Os julgadores desta categoria são criadores de diversas raças. A ABCZ e o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas anunciaram ontem, dia 7 de abril, os nomes dos jurados que atuarão nos julgamentos da raça Nelore durante a 81ª edição da ExpoZebu, são eles: Otávio Batista O. Vilas Boas, Horácio Alves Ferreira Neto, Fábio Eduardo Ferreira (Nelore); Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo (Nelore Mocho); Adir do Carmo Leonel (Campeonato Baby Nelore); José Olavo Borges Mendes, Cláudio Sabino Carvalho Filho, Durval Werneck (Comissão de Corte - Matriz Modelo). (Jornal Dia Dia/MS – 08/04/2015) (Portal Agroin/MS – 08/04/2015) (Portão Boi Pesado/SC – 08/04/2015) (Portal Site da Carne/SC – 08/04/2015) ((Portal Site da Carne/SC – 08/04/2015))
topoTecnologias modernas realmente valem a pena O pecuarista Ueze Zahran abriu as portas da Fazenda Chaparral (Campo Grande, MS) para mostrar os resultados do seu programa de seleção genética da raça Nelo...((2015.MAR Jornal Folha Agrosul - Pecuária de Corte - Botelhos MG pg C1))
Tecnologias modernas realmente valem a pena O pecuarista Ueze Zahran abriu as portas da Fazenda Chaparral (Campo Grande, MS) para mostrar os resultados do seu programa de seleção genética da raça Nelore. Participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a propriedade mostrou os excelentes resultados produtivos obtidos, com foco da seleção de animais para a pecuária moderna: precoces, com boa carcaça e excelente conformação. O dia de campo foi realizado juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Dow Agrosciences, Marfrig e DSM Tortuga, parceiros da ABCZ. O dia de campo incluiu também apresentação da Dow Agrosciences sobre a necessidade de cuidar das pastagens. “Estudos realizados pela empresa apontam ganhos médios de R$ 210,00 por hectare com a recuperação dos pastos a partir do uso de insumos, comprovando que o uso de tecnologias modernas realmente valem a pena”, explicou Gustavo Catanante, da Dow. Palestra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) destacou a preocupação da Chaparral com o bem estar animal. Para a Fabíola Davy Franco, membro da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do MAPA em MS, esse princípio tem de nortear os trabalhos na pecuária, considerando os desafios da atividade perante a sociedade. (2015.MAR Jornal Folha Agrosul - Pecuária de Corte - Botelhos MG pg C1) ((2015.MAR Jornal Folha Agrosul - Pecuária de Corte - Botelhos MG pg C1))
topoUma homenagem especial será feita pela ABCZ durante a ExpoZebu 2015, no dia 07 de maio, data em que o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (Crjz) completa 40 anos de criação. A partir das 11h, no Pal...((Portal SBA/SP – 08/04/2015))
Uma homenagem especial será feita pela ABCZ durante a ExpoZebu 2015, no dia 07 de maio, data em que o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (Crjz) completa 40 anos de criação. A partir das 11h, no Palanque Oficial do Parque Fernando Costa, a ABCZ fará homenagem aos fundadores do Colégio de Jurados. Confira a lista de homenageados: Adauto de Paula Penna, Adir do Carmo Leonel, Allyrio Jordão de Abreu, Antônio Carlos Pinheiro Machado, Antônio Ernesto Werna de Salvo, Antônio Marmo Prata Machado Borges, Arnaldo Rosa Prata, Cássio Noronha, Dalor Teodoro de Andrade, Edilson Lamartine Mendes, Evaristo Antônio G. de Paula, Fausto Pereira Lima, Fernando Luiz de Queiroz, Hilton Telles de Menezes, Ildefonso dos Santos, Ivo Ferreira Leite, Jackson Cardoso de Souza, Joaquim Adolfo de Carvalho Borges, José Maria da Silva, José Paulo Dantas Cobas Costa, José Roberto Gomes, Lúcio Ferreira Borges, Luiz Antônio Sene Saraiva, Mardônio Prata dos Santos, Mário Cruvinel Borges, Mário Gomes Carneiro, Mori da Rocha Lima, Moris Generoso de Rezende, Nilo Müller Sampaio, Nivaldo Peixoto de Almeida, Noel de Souza Sampaio, Orlando Pereira Ramos, Oswaldo Alvarenga, Oswaldo Araújo de Andrade, Paulo Ferolla da Silva, Paulo Fortes Gonçalves, Paulo Pereira, Pylades Prata Tibery, Roberto Batista de Azevedo, Roberto Ennio Villela Lamounier, Rômulo Kardec de Camargos, Ruy Ferreira Rios, Simeão Machado Neto, Suetônio Barbosa da Silva, Ulisses Cansanção Acioli Filho, Walter Benedito Carneiro. A homenagem em comemoração aos 40 anos do Colégio de Jurados foi proposta pelo Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Sobre o Crjz O Colégio de Jurados das Raças Zebuínas foi criado com o objetivo de traçar diretrizes para aperfeiçoar os critérios de julgamento das raças zebuínas, padronizando-os e normatizando-os, nas atividades que demandam a homologação de exposições e credenciamento de jurados, contribuindo para que o melhoramento e seleção ocorram com eficiência e ética. Buscando a melhoria contínua na sua prestação dos serviços, o Crjz atende os selecionadores, expositores ou não, profissionais e estudantes de ciências agrárias, estabelecendo metas e objetivos, voltados a uma permanente revisão dos critérios de seleção com vistas a orientar o sistema de julgamento. Destaque para a nobre missão de formar novos jurados. (Portal Página Rural/RS – 08/04/2015) (Portal SBA/SP – 08/04/2015) ((Portal SBA/SP – 08/04/2015))
topoPesquisas científicas realizadas no campus da Fazu, em Uberaba/MG, fruto da parceria com as empresas Dow AgroSciences e Phibro, vem despertando a atenção de pesquisadores e produtores rurais do Brasil...((Portal Página Rural/RS – 08/04/2015))
Pesquisas científicas realizadas no campus da Fazu, em Uberaba/MG, fruto da parceria com as empresas Dow AgroSciences e Phibro, vem despertando a atenção de pesquisadores e produtores rurais do Brasil e exterior. Após a visita de pesquisadores Norte-Americanos do Ciat (Centro Internacional de Agricultura Tropical) em fevereiro deste ano, o campus da Fazu receberá no final do mês de abril a visita de pecuaristas e técnicos dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, acompanhados pelo professor Gilmar Ferreira Prado para conhecerem experimentos coordenados pelo professor Adilson Aguiar, com a monitoria do aluno João Victor Pinto Coelho. A visita acontece no dia 27 de abril. Os pecuaristas e técnicos acompanharão a partir das 8h, uma palestra ministrada pelo professor Adilson Aguiar sobre os resultados já alcançados nos experimentos realizados na Fazu. “Na oportunidade, responderei as principais dúvidas sobre o tema produção animal em pasto. Em seguida, o grupo fará uma visita ao campo agrostológico onde eles conhecerão as principais espécies de plantas forrageiras exploradas em pastagens no Brasil. Também conhecerão a prova de touros gir leiteiro nos módulos de pastejo dos capins Mombaça e Tanzânia, desenvolvida em parceria ABCZ/Fazu/ABCGIL/Embrapa/Alta Genetics) e também a área no campus da faculdade onde está instalada o pivô central onde serão apresentados os projetos de pesquisa “Avaliação de parâmetros produtivos e econômicos de pastagens intensivas do capim Brachiaria hibrida cv Convert HD364 comparado com seus progenitores” (parceria Fazu/DOW) e “Efeito de métodos de pastoreio combinados com o fornecimento de suplementos com e sem virginamicina sobre os indicadores desempenho animal, produtividade por área e rentabilidade dos sistemas avaliados” (parceria Fazu/Phibro)”, explica o professor Adilson. Os resultados dos experimentos servirão de base para que alunos do curso de Zootecnia da Fazu façam análises estatísticas e escrevam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. (Portal Página Rural/RS – 08/04/2015) ((Portal Página Rural/RS – 08/04/2015))
topoOs conselheiros da ABCZ, Eduardo Gomes, Nabih Amin El Aouar e Valêncio Pereira de Carvalho (Ceará), representantes dos estados de Tocantins, Espírito Santo e Ceará, participaram da reunião geral da Di...((Portal Página Rural/RS – 08/04/2015))
Os conselheiros da ABCZ, Eduardo Gomes, Nabih Amin El Aouar e Valêncio Pereira de Carvalho (Ceará), representantes dos estados de Tocantins, Espírito Santo e Ceará, participaram da reunião geral da Diretoria da ABCZ, realizada nesta terça-feira (07), na sede da entidade, em Uberaba/MG. Além de contribuírem com sugestões para as pautas colocadas em discussão, os conselheiros puderam falar sobre as ações desenvolvidas em seus estados e dar sugestões para a ABCZ. As reuniões gerais da diretoria da ABCZ passaram a contar com a participação de conselheiros da entidade a partir de novembro de 2013. A ideia é que os conselheiros, que representam a ABCZ em nível estadual, possam acompanhar as decisões e colaborar mais presencialmente com os projetos desenvolvidos pela entidade. A cada reunião, pelo menos um conselheiro da ABCZ é convidado a participar. (Portal Página Rural/RS – 08/04/2015)((Portal Página Rural/RS – 08/04/2015))
topoEtapa de São Paulo é tema do Pecuária de A a Z A pouco menos de um mês da 81ª edição da Expozebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza em São Paulo nesta quinta, dia 9, mais um...((Portal Canal Rural/SP – 08/04/2015))
Etapa de São Paulo é tema do Pecuária de A a Z A pouco menos de um mês da 81ª edição da Expozebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza em São Paulo nesta quinta, dia 9, mais uma etapa de seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). De acordo com o gerente comercial do programa, Cristiano Botelho, ainda falta informação aos produtores na incorporação desta tecnologia, mesmo diante de sua importância comprovada na criação bovina brasileira. – A ideia é que a gente leve o conceito de melhoramento e a aplicabilidade prática: o que o melhoramento pode trazer de resultado positivo, quando realmente utilizado como ferramenta do dia a dia das propriedades. – diz Botelho. O evento realizado na quinta traz palestras sobre a articulação da tecnologia com a Sustentabilidade, bem como sobre as etapas do próprio programa da ABCZ, desenvolvido com acompanhamento pessoal dos técnicos às propriedades: – O técnico vai falar sobre situações básicas de melhoramento, dar treinamento para a equipe de manejo, falar sobre a importância da estação de monta, manejos alimentares. Para mais informações sobre o evento do PGMZ da ABCZ, consulte o site da organização. (Portal Canal Rural/SP – 08/04/2015) ((Portal Canal Rural/SP – 08/04/2015))
topoÔnibus Itinerante “Ciência Móvel” apresenta laboratório para demonstração de pesquisas, curiosidades e publicações Técnicos da EPAMIG participarão do Concurso Queijo Minas Artesanal Tecnologias e expe...((Jornal Araxá Online/MG – 08/04/2015))
Ônibus Itinerante “Ciência Móvel” apresenta laboratório para demonstração de pesquisas, curiosidades e publicações Técnicos da EPAMIG participarão do Concurso Queijo Minas Artesanal Tecnologias e experiências da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) terão destaque durante a programação da 41ª ExpoAraxá, que acontece até 21 de abril, no Parque de Exposições Agenor Lemos. Entre os dias 7 e 10 de abril, o ônibus itinerante “Ciência Móvel”, que traz um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, apresentará curiosidades e publicações sobre tecnologias desenvolvidas pela Empresa na região, como cafeicultura e olivicultura. Na próxima sexta-feira dia 10, os pesquisadores Fernando Magalhães e Paulo Henrique Costa Paiva, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, participarão como jurados da etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal. Eles também vão apresentar uma degustação comentada sobre o queijo artesanal, mostrando as diferenças entre os atributos sensoriais (sabor, aroma, odor, e outros) em diferentes períodos de maturação - 10, 20, 30 e 40 dias. Fernando explica que a legislação exige que o queijo artesanal tenha, no mínimo, 22 dias de maturação para ser consumido. “Apesar disso, muitos têm o hábito de consumirem o queijo ainda fresco, o que não é indicado pelo fato de ainda haver muita umidade no produto, o que favorece a proliferação de microrganismos”, informa. Segunda maior exposição de Girolando do país, a ExpoAraxá contará, entre outros leilões e exposições, com a realização da Feira de Touros Gir Leiteiro do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais, no dia 9, a partir das 8h. Pró-Genética Criado em 2006, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, EPAMIG, Emater-MG, e IMA, o Pró-Genética tem como objetivo o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento. (Jornal Araxá Online/MG – 08/04/2015) ((Jornal Araxá Online/MG – 08/04/2015))
topoOs preços dos produtos agropecuários atacadistas subiram 2,10% no mês passado, após alta de 1,12% em fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou nesta quarta-feira (8/4) a inflaçã...((Portão Setor Avícola/SC – 08/04/2015))
Os preços dos produtos agropecuários atacadistas subiram 2,10% no mês passado, após alta de 1,12% em fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou nesta quarta-feira (8/4) a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de março. O índice mede as oscilações de preços gerais da economia brasileira. A instituição informou ainda que os preços dos produtos industriais no atacado registraram alta de 0,90%, em comparação com o avanço de 0,13% na mesma base de comparação. Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,69% em março, após aumento de 0,30% no mês anterior. Por sua vez, os preços dos bens intermediários subiram 1,41% no mês passado, em comparação o avanço de 0,22% em fevereiro. Já os preços das matérias-primas brutas registraram aumento de 2,34%, ante queda de 0,39% na mesma base de comparação (Portão Setor Avícola/SC – 08/04/2015)((Portão Setor Avícola/SC – 08/04/2015))
topoProdutores podem conhecer novidades no campo durante evento (Foto: Reprodução/ TV TEM) A 2ª Feira Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Agrofest) teve início nesta quarta-feira (8) em Taquarituba (SP...((Portal G1/SP – 08/04/2015))
Produtores podem conhecer novidades no campo durante evento (Foto: Reprodução/ TV TEM) A 2ª Feira Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Agrofest) teve início nesta quarta-feira (8) em Taquarituba (SP). Cerca de 20 mil pessoas são esperadas no evento. A expectativa da organização é movimentar mais de R$ 20 milhões durante os três dias. "Estão todos trabalhando em conjunto para engrandecer a economia regional", afirma o organizador Mauro Sérgio da Silva. O objetivo da feira é aquecer a economia local, promovendo o encontro entre o homem do campo e as novidades do setor. São 30 expositores que aproveitam o encontro para atrair novos negócios. Na programação estão previstas palestras sobre a atual fase do agronegócio no país e na região. "É uma maneira de se atualizar sem sair do quintal da casa", ressalta o produtor rural Valdemar Soldera. Uma unidade móvel do Poupatempo também está disponível na feira para atender aos produtores. A exposição segue até sexta-feira (10) no Recinto Taquary Show, na Rodovia Eduardo Saigh (SP-255), em Taquarituba, e aberta ao público das 10h às 20h. (Portal G1/SP – 08/04/2015) ((Portal G1/SP – 08/04/2015))
topoOs casos de irregularidades mais frequentes são reconcentração de lotes, arrendamento e venda. O trabalho do Incra se inicia pelo levantamento ocupacional do assentamento. A superintendência do Incra ...((Portal Rondônia Dinâmica/RO – 08/04/2015))
Os casos de irregularidades mais frequentes são reconcentração de lotes, arrendamento e venda. O trabalho do Incra se inicia pelo levantamento ocupacional do assentamento. A superintendência do Incra em Rondônia está intensificando ações para coibir irregularidades e excluir beneficiários que não estão cumprindo as normas do Incra para acesso à terra nos projetos de assentamento (PAs) da reforma agrária no estado. Neste mês serão eliminados do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA) os ocupantes irregulares do PAF Jequitibá (Candeias do Jamari) e PAs Santa Maria II (Machadinho do Oeste), Zé Bentão, Maranatá, Maria Alzira e Alberico Carvalho (Chupinguaia). Os casos de irregularidades mais frequentes são reconcentração de lotes, arrendamento e venda. O trabalho do Incra se inicia pelo levantamento ocupacional do assentamento e notificação dos beneficiários que apresentam irregularidades. Após cumprimento dos prazos para saneamento e análises é publicada a portaria que rescinde o contrato ou termo de compromisso celebrado entre o órgão e o beneficiário irregular. “É grande a demanda por terras para assentamento de famílias que estão acampadas no estado e não se pode permitir que esse benefício do governo federal seja mal utilizado ou aproveitado por pessoas sem o perfil estabelecido na lei”, observou o superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro. A chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra/RO, Evelyn Yumi Fujimoto, explicou que a partir da publicação da portaria de exclusão “considera-se má-fé a não saída do beneficiário, então a procuradoria ingressa com ação de reintegração de posse cumulada com perdas e danos e pedido de liminar”. Entre as obrigações das famílias assentadas estão a de residir nos lotes, a proibição do aluguel, arrendamento e venda e sua exploração agrícola com preservação ambiental conforme o plano de desenvolvimento do assentamento. Retomada no PA Serra Grande Cinco lotes do PA Serra Grande, na zona rural do município de Costa Marques, totalizando 390 hectares, foram retomados pelo Incra no mês de março, onde foram reassentadas famílias de trabalhadores rurais sem terra do acampamento Paulo Freire II, de Nova Brasilândia. O motivo foi a reconcentração de lotes, explicou a técnica do Incra da unidade avançada de Ji-Paraná, Doraci Santana: “A área encontrava-se arrendada para uso de pastagem, então notificamos o arrendatário para desocupação e retirada do rebanho e já foram reassentadas no local cinco famílias muito carentes.” (Portal Rondônia Dinâmica/RO – 08/04/2015) ((Portal Rondônia Dinâmica/RO – 08/04/2015))
topoCriadores da raça nelore de Mato Grosso do Sul e São Paulo preparam cerca de 200 animais que participarão do julgamento da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore/MS), durante a ...((Portal Rural Centro/MS – 09/014/2015))
Criadores da raça nelore de Mato Grosso do Sul e São Paulo preparam cerca de 200 animais que participarão do julgamento da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore/MS), durante a 77ª edição da Exposição Agropecuária de Campo Grande (Expogrande). O evento será realizado entre 23 de abril e 3 de maio no Parque de Exposições Laucídio Coelho, na capital. Os jurados avaliarão os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. O julgamento da raça Nelore Mocho acontecerá no dia 24 de abril e a raça Nelore Padrão em 27 e 28. Os animais estarão em alojamento a partir do dia 20 deste mês, antes da abertura da feira. Pecuaristas de Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Caarapó, Terenos, Bela Vista e outros do estado de São Paulo já confirmaram inscrição de seus animais e se preparam para a logística. Considerada a maior feira agropecuária de MS, a Expogrande, segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), entidade organizadora do evento, pretende superar a movimentação econômica dos anos anteriores. A feira movimentou em 2014 cerca de R$ 590 milhões, crescimento de 93% em relação a 2013. Além da Expogrande, neste mês haverá julgamento também durante a Exposição Agropecuária de Jardim (Expojardim). Serão cerca de 150 animais de Mato Grosso do Sul avaliados entre 15 e 18 de abril. (Portal Rural Centro/MS – 09/014/2015) ((Portal Rural Centro/MS – 09/014/2015))
topoO feito tem importância histórica, já que é o primeiro sequenciamento do genoma de um mamífero feito por equipe 100% brasileira. O avanço científico também traz perspectivas muito otimistas para o set...((Portal do Agronegócio/MG – 08/04/2015))
O feito tem importância histórica, já que é o primeiro sequenciamento do genoma de um mamífero feito por equipe 100% brasileira. O avanço científico também traz perspectivas muito otimistas para o setor produtivo, pois completa a outra metade do quebra-cabeça que forma a genética do Girolando. Este híbrido das raças Gir e Holandesa é responsável por mais de 80% do leite produzido no Brasil. A cadeia leiteira detém o maior faturamento do agronegócio nacional e é a que mais gera emprego, principalmente no interior, já que apenas 50 municípios não produzem leite no país. O genoma da vaca holandesa foi sequenciado em pesquisas nos Estados Unidos. É o animal de produção cujas pesquisas genômicas estão mais adiantadas e com melhores resultados na aplicação comercial. Agora, com as informações sobre o DNA da raça Gir organizadas, o trabalho de sequenciamento do genoma do Girolando será simplificado. A expectativa é que o resultado seja obtido em um ano, enquanto o sequenciamento do genoma do Gir levou quatro anos para ser concluído, envolvendo pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fiocruz-Minas. O pesquisador Marcos Vinícius da Silva, líder do projeto na Embrapa Gado de Leite, explica como se dá o processo, comparando o DNA a um quebra-cabeça: "O genoma já sequenciado das raças puras seriam a foto que vem na caixa do jogo e que serve de guia para a montagem. Temos então duas fotos: a do Gir e a do Holandês. Partes do quebra-cabeça do Girolando vão seguir a foto do Gir e outras partes seguirão a foto do Holandês. Importante lembrar que são guias apenas. Isto porque o processo de evolução pode gerar novas mutações". Os estudos levam à identificação dos genes que conferem a animais Gir maior tolerância ao calor e mais resistência a doenças, enquanto genes do Holandês respondem pela maior produção de leite. Mas qual é o impacto para o setor produtivo destes avanços da ciência? Neste contexto, basta compreender que será possível acelerar os ganhos genéticos e otimizar os sistemas produtivos em fatores como produtividade, qualidade do leite e saúde animal. Na medicina, estudos do DNA humano já permitem a execução de procedimentos preventivos para eliminar riscos de desenvolver doenças herdadas geneticamente. Também permitem determinar a dieta e o programa de exercícios físicos adequados com base nas informações genéticas individuais do metabolismo. A precisão que começa a transformar a maneira de o homem lidar com sua saúde também poderá transformar a produção no agronegócio. DNA Mitocondrial Outra conquista científica foi o sequenciamento do genoma das mitocôndrias dessas raças. Cada célula carrega informações genéticas no núcleo – DNA nuclear – e também no citoplasma – DNA mitocondrial. Este é menor e com poucos genes em relação ao núcleo, porém porta as características de herança materna, enquanto no núcleo são obtidas as informações herdadas do pai. O genoma mitocondrial está relacionado à possibilidade de se verificar a origem do indivíduo, também a de algumas doenças e processos que envolvem grande demanda energética, como a produção de leite. Foram identificadas diferenças relevantes entre os genomas mitocondriais das raças zebuínas, caso do Gir Leiteiro e do Guzerá, quando comparados com raças taurinas, como o Holandês. Ferramentas genômicas Com o genoma sequenciado, o grupo de pesquisa atua no desenvolvimento de ferramentas para a seleção de indivíduos com foco no melhoramento genético das raças. Silva explica que já identificaram variantes específicas nos genes relacionados à tolerância do Gir ao calor, à resistência a doenças e ao metabolismo de lipídios da glândula mamária, que influenciam a concentração e a secreção de lipídios no leite e também o volume da produção leiteira. A avaliação dessas características de maior importância econômica será feita por uma ferramenta genômica, que será usada a partir de julho deste ano na escolha dos touros para o pré-teste de Gir, etapa de classificação dos animais para o Sumário anual de mérito genético. Até o início de 2016, deverão ser disponibilizadas as primeiras ferramentas genômicas aplicáveis ao gado Girolando, que também serão incorporadas ao pré-teste de touros. A estimativa é que a ferramenta tenha custo unitário entre R$ 100,00 e R$ 120,00, investimento recompensado por evitar que animais geneticamente inferiores sejam incorporados ao rebanho. Os resultados científicos relatados foram obtidos em pesquisas financiadas por Fapemig, CNPq e Embrapa. Contam com apoio da Secretaria do Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes/MG), Polo de Genética, Polo de Excelência do Leite, Epamig, Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG) e as associações de Criadores ABCZ e ABCGIL. Viabilidade econômica As diferentes técnicas de seleção, advindas da genética tradicional, da genética molecular e da genômica, são usadas como estratégias complementares no melhoramento de raças. Uma aplicação prática pode ser feita na incorporação de novos indivíduos ao sistema produtivo. Em bovinos leiteiros, a taxa de substituição gira em torno de 20 a 25%. Se um produtor tem 100 vacas em lactação, por exemplo, irá descartar 20 vacas no ano seguinte e deve substitui-las por novilhas geneticamente superiores. Em um plantel de 50 novilhas, é indicado fazer uma avaliação genética tradicional, reduzindo o grupo de interesse para 30 novilhas e, só então, genotipar esses indivíduos. A associação das técnicas garante a eficiência tecnológica e econômica da estratégia de seleção. Outra tecnologia, os chips de DNA, tornou possível maximizar os ganhos genéticos por meio da redução do intervalo de gerações e do aumento da intensidade de seleção. A ferramenta pode ser usada para genotipar, por exemplo, touros testados para banco de sêmen, vacas destinadas para leilão e até mesmo embriões. Assim, não é preciso esperar nove meses de gestação até o nascimento para executar a avaliação genética. (Portal do Agronegócio/MG – 08/04/2015) ((Portal do Agronegócio/MG – 08/04/2015))
topoGrife de João Leopoldo Neto movimentou R$ 279.000 com touros, matrizes e doses de sêmen O criador João Leopoldo Neto abriu o calendário oficial do Brahman em 2015, na noite de 6 de abril, com o 4º Lei...((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
Grife de João Leopoldo Neto movimentou R$ 279.000 com touros, matrizes e doses de sêmen O criador João Leopoldo Neto abriu o calendário oficial do Brahman em 2015, na noite de 6 de abril, com o 4º Leilão Virtual Brahman Canaã. O evento foi transmitido pelo MF Rural e faturou R$ 279.000 com a venda de animais e doses de sêmen. As fêmeas puxaram as negociações, com 41 exemplares comercializados à média de R$ 4.460, respondendo pela receita de R$ 182.880. Nos touros, a média ficou em R$ 5.856 por cinco animais. Também foram vendidas 2.984 doses de sêmen por R$ 66.840. De acordo com Banco de Dados da DBO, no ano passado o mercado de Brahman movimentou R$ 7 milhões com a venda de 1.202 lotes em 26 leilões. A média para 727 machos foi de R$ 7.131 e das 472 fêmeas de R$ 3.943. Também foram vendidas três prenhezes a R$ 7.600. O evento teve organização da Nova Leilões e captação de lances coordenadas pelo leiloeiro rural Guillermo Garcez Sanchez. (Revista DBO Online/SP – 08/04/2015) ((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
topoCriatório de Goiandira, GO, levou à pista 209 fêmeas Girolando, Gir, Jersey e Jersolando Em 4 de abril, a cidade de Goiandira, no Sul do Estado de Goiás, foi palco do 5º Grande Leilão Fazenda Fartura....((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
Criatório de Goiandira, GO, levou à pista 209 fêmeas Girolando, Gir, Jersey e Jersolando Em 4 de abril, a cidade de Goiandira, no Sul do Estado de Goiás, foi palco do 5º Grande Leilão Fazenda Fartura. Foram vendidas 209 fêmeas leiteiras por R$ 786.300, média geral de R$ 3.762. O Girolando foi o foco das vendas, com 169 exemplares negociados à média de R$ 4.042, movimentando o total de R$ 683.100. Do grupo saíram R$ 11 bezerras a R$ 1.063; 28 novilhas a R$ 2.592 e 130 vacas a R$ 4.606. No Gir Leiteiro, 28 novilhas saíram a R$ 2.335 a oito vacas a R$ 2.850. Ainda foram vendidos três vacas Jersey a R$ 3.600 e uma Jersolando por R$ 4.200. A organização foi da Embral Leilões e a transmissão do Canal Terraviva. Os pagamentos foram fixados em 30 parcelas. (Revista DBO Online/SP – 08/04/2015) ((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
topoOs resultados serão apresentados durante o 3º Circuito Geneplus que acontece entre os dias 13 e 17 de abril. entre os dias 13 e 17 de abril, durante o 3º Circuito Geneplus Embrapa, que passará por pro...((Portal Noticias da Pecuária/MS – 08/04/2015))
Os resultados serão apresentados durante o 3º Circuito Geneplus que acontece entre os dias 13 e 17 de abril. entre os dias 13 e 17 de abril, durante o 3º Circuito Geneplus Embrapa, que passará por propriedades rurais nos municípios de Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Corumbá, os resultados do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. Criadores da Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins já cofirmaram presença no Circuito e poderão ver de perto a assessoria oferecida pelo Programa Geneplus nestas fazendas. O objetivo do Programa Geneplus da Embrapa é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização. Para isto, disponibiliza as avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e produtos. Assim, o programa presta um serviço especializado e único de melhoramento genético animal para cada produtor. Atualmente o Geneplus atende associações e criadores das raças zebuínas (nelore e sua variedade mocha, guzerá e brahman), taurinas (caracu, hereford, limousin e senepol) e compostas (brangus, braford, canchim e santa gertrudis) em vários estados brasileiros, na Bolívia e no Paraguai. (Portal Noticias da Pecuária/MS – 08/04/2015) ((Portal Noticias da Pecuária/MS – 08/04/2015))
topoA 2ª rota do projeto Acrimat em Ação vai visitar municípios das regiões Noroeste e Arinos, importantes produtores de carnes no Estado. Serão levadas informações, bem como serão ouvidas as demandas dos...((Jornal A Gazeta/MT – 09/04/2015))
A 2ª rota do projeto Acrimat em Ação vai visitar municípios das regiões Noroeste e Arinos, importantes produtores de carnes no Estado. Serão levadas informações, bem como serão ouvidas as demandas dos criadores de Brasnorte (dia 9), Tabaporã (10), Juara (11), Aripuanã (13), Colniza (14), Cotriguaçu (15), Juruena (16), Castanheira (17) e Juína (20), que juntos somam um rebanho de quase 4 milhões de animais, segundo informações do Imea. (Jornal A Gazeta/MT – 09/04/2015) ((Jornal A Gazeta/MT – 09/04/2015))
topoA JBS registrou um lucro líquido de R$ 2,04 bilhões em 2014. Esse resultado representa um crescimento de 119,6% comparado a 2013, quando o lucro da companhia foi de R$ 926,9 milhões. O anuncio foi vei...((Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015))
A JBS registrou um lucro líquido de R$ 2,04 bilhões em 2014. Esse resultado representa um crescimento de 119,6% comparado a 2013, quando o lucro da companhia foi de R$ 926,9 milhões. O anuncio foi veiculado em nota no site da empresa. No acumulado de 2014, a receita foi de R$ 120,5 bilhões, crescimento de 29,7%, ante o resultado de 2013, enquanto o Ebitda foi de R$ 11,1 bilhões - 80,9% a mais do que o número obtido ao longo do ano anterior. O aumento da receita da JBS no ano passado ocorreu por causa das diversas aquisições realizadas pela empresa em 2014, entre elas, o controle da Tyson no Brasil e no México. Contribuíram ainda para o bom desempenho da empresa, a valorização do dólar frente ao real e a expansão das vendas da JBS Foods (divisão de aves, suínos e processados), da JBS Carnes, da Pilgrims Pride (subsidiária americana de aves), nas operações australianas, além da expansão nas vendas para o mercado asiático. (Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015) ((Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015))
topoProdutores rurais enquadrados no Pronaf podem começar a se preparar, visto que haverá redução do repasse de vacinas gratuitas contra a febre aftosa para a campanha de imunização dos bovinos e bubalino...((Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015))
Produtores rurais enquadrados no Pronaf podem começar a se preparar, visto que haverá redução do repasse de vacinas gratuitas contra a febre aftosa para a campanha de imunização dos bovinos e bubalinos que ocorre no próximo mês. O governo estadual decidiu diminuir as doses gratuitas em função da situação econômica do Executivo gaúcho. O supervisor da Coordenadoria Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, Emilio Stumm, explica que nesse ano o agricultor do Pronaf vai receber até 30 doses do medicamento de graça e não mais 100 doses como ocorria. Com isso, em Ijuí haverá redução de 45% no total de vacinas gratuitas. Dentre os 20 municípios da Coordenadoria de Agricultura de Ijuí, entre 92 e 94% dos animais pertencem a agricultores do Pronaf. No ano passado, cada dose de medicamento anti-aftosa custava entre R$ 1,60 e R$ 1,70. (Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015) ((Portal Boi Pesado/SC – 08/04/2015))
topoCampanha 2015 de vacinação contra a febre aftosa foi aberta no dia 1º de abril em Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa, a imunização está sendo realizada em todos os bovinos e bubalinos, de mamand...((Portal Rondônia Direta/RO – 08/04/2015))
Campanha 2015 de vacinação contra a febre aftosa foi aberta no dia 1º de abril em Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa, a imunização está sendo realizada em todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando, de 13 municípios do estado que ficam na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Os criadores da região de fronteira têm até o dia 15 o maio para concluir a vacinação e até o dia 1º de junho para fazer a comunicação da imunização do rebanho a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A região é livre de aftosa com vacinação desde 2011 mas o médico veterinário da Federação de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Famasul), Horácio Tinoco, ressalta que a condição depende de uma ação contínua. A estimativa da entidade é que rebanho que será imunizado na região chegue a 650 mil animais. “Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e abre portas para que a nossa carne bovina conquiste um espaço de cada vez maior no mercado internacional", ressalta. A região onde a campanha de vacinação contra a aftosa foi aberta compreende os municípios de:Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia,Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. "Os produtores destes municípios têm tomado todas as medidas sanitárias necessárias para o fortalecimento do setor. Exemplo deste trabalho é que o índice de cobertura vacinal na região ultrapassa 98%", afirma Tinoco. O reconhecimento do status, ressalta ele, é resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas do Estado, com a orientação da Iagro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na região do Planalto, a vacinação vai do dia 4 de maio a 8 de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa de maio, inicia também no dia 4 e vai até o dia 17 de junho. (Portal Rondônia Direta/RO – 08/04/2015) ((Portal Rondônia Direta/RO – 08/04/2015))
topoA empresa terá de correr contra o tempo para colocar seus mais de 60.000 fornecedores dentro do sistema Com a aproximação do dia 6 de maio, data final para inscrição dos produtores rurais no SICAR (Si...((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
A empresa terá de correr contra o tempo para colocar seus mais de 60.000 fornecedores dentro do sistema Com a aproximação do dia 6 de maio, data final para inscrição dos produtores rurais no SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), a JBS decidiu incentivar a adesão de seus fornecedores de gado ao cadastro, para cumprir compromissos firmados com o Ministério Público e viabilizar seu projeto de cadeia pecuária 100% limpa. Mesmo considerando-se que o prazo limite do CAR seja prorrogado por mais um ano, a empresa terá de correr contra o tempo para colocar seus mais de 60.000 fornecedores dentro do sistema. Para isso, na próxima sexta-feira, dia 10 de abril, a companhia lançará, oficialmente, uma parceria com quatro empresas de consultoria ambiental para atendimento dos produtores a preço diferenciado – R$ 500 por cadastro. As empresas parceiras são a BM2, com atuação em Rondônia e Acre; a Golden, que atenderá produtores do Mato Grosso; a Paiol, do Maranhão, e a BVRio, com presença no Sudeste, região que deverá contar, em breve, com outras empresas parceiras. A JBS pretende desenvolver ações dentro de cada planta para divulgar esse trabalho. Durante uma semana, os técnicos das consultorias ficarão à disposição dos produtores para explicar como funciona o CAR, oferecer seus serviços e realizar atendimentos. Até o momento, apenas o Pará está próximo de colocar 100% de suas propriedades no sistema. O restante do País encontra-se bastante atrasado. (Revista DBO Online/SP – 08/04/2015) ((Revista DBO Online/SP – 08/04/2015))
topoO pastoreio rotativo é muito útil para o produtor rural que tem pequenas áreas. O gado fica pastando num piquete, e quando aquele pasto começa a escassear, vai para outro, para o piquete anterior se r...((Portal Agrosoft/MG – 09/04/2015))
O pastoreio rotativo é muito útil para o produtor rural que tem pequenas áreas. O gado fica pastando num piquete, e quando aquele pasto começa a escassear, vai para outro, para o piquete anterior se recuperar. E assim por diante. Vai fazendo o rodízio. No município de Constantina, no norte gaúcho, a família Ferreira está muito satisfeita com este sistema. (Portal Agrosoft/MG – 09/04/2015) ((Portal Agrosoft/MG – 09/04/2015))
topoCadastro de pecuaristas e transportadores possibilitará rastrear produto O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) discutem nesta quarta-feira (8/4) os detalhes ...((Revista Globo Rural Online/SP – 08/04/2015))
Cadastro de pecuaristas e transportadores possibilitará rastrear produto O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) discutem nesta quarta-feira (8/4) os detalhes técnicos de um convênio para criar um banco de dados sobre a cadeia leiteira do Rio Grande do Sul. O professor Enio Giotto, do Departamento de Engenharia Rural da UFSM, explica que o objetivo é criar um cadastro com os nomes dos produtores e transportadores de leite. O levantamento permitirá a implantação de um sistema de rastreabilidade da matéria-prima, controle de qualidade, aspectos sanitários e, no futuro, até mesmo a certificação de produtos, disse Giotto. O diretor executivo do IGl, Ardêmio Heineck, afirmou que a parceria com a universidade é de grande importância, “pois umas das principais atribuições da entidade é ser o principal banco de dados da cadeia do leite”. Ele se reúne hoje com o professor Giotto e o engenheiro agrônomo Silon Junior Procath da Silva, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM. No encontro serão discutidos assuntos como a realização de um workshop sobre a cadeia do leite na UFSM e um evento de promoção da cadeia do leite, que ocorrerá em Júlio de Castilhos. Heineck observa que a assinatura do convênio estreitará ainda mais a relação entre o IGL e a UFSM, que, em dezembro passado, já haviam firmado um protocolo de intenções com a secretaria estadual da Agricultura e Pecuária, com o objetivo de promover a cadeia produtiva do leite por meio da capacitação da mão de obra e pesquisas sobre sanidade animal e aumento da produtividade. (Revista Globo Rural Online/SP – 08/04/2015)((Revista Globo Rural Online/SP – 08/04/2015))
topoCENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU