Veja as projeções da FIESP para o agronegócio brasileiro até os anos de 2022 a 2024
Voltar
Você está em:
A Força do Agronegócio » Destaques
Publicado em 29/10/2015 às 13:57:48

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais. A atual estrutura da Fiesp reflete o pensamento estratégico e o tratamento homogêneo que a entidade confere às várias cadeias produtivas e aos sindicatos, independentemente do porte das empresas ou do segmento a que pertencem.
Mesmo com um crescimento projetado aquém do registrado na última década, o agronegócio brasileiro seguirá com desempenho superior ao restante do mundo em relação às exportações e deve aumentar sua participação no mercado mundial em diversas culturas nos próximos dez anos. A avaliação é da equipe do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), MbAgro Consultoria e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), responsável pela elaboração do Outlook 2022, 2023 e 2024, que reúne diagnósticos e projeções para o setor na próxima década.
Leia a seguir sobre o que o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, tem a dizer a respeito da pesquisa:
"(...) Sendo o terceiro maior exportador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia, é fundamental que o agronegócio brasileiro tenha à sua disposição informações de qualidade que permitam aos agentes privados, às entidades representativas e ao setor público se planejar olhando para o futuro. É com essa intenção que a FIESP publica este estudo contendo projeções para o agronegócio brasileiro. Mais do que indicar precisamente qual o tamanho da produção, do consumo e da exportação dos produtos agroindustriais no futuro, este Outlook tem a pretensão de convencer os agentes privados de que uma boa visão de longo prazo tem grande valor para as decisões de curto prazo."
Além de ser uma iniciativa pioneira no Brasil, este Outlook reflete três anos de trabalho do Departamento do Agronegócio da FIESP (DEAGRO) e do ICONE, em parceria com o Center for Agricultural and Rural Development e o Food and Agricultural Policy Research Institute (CARD/FAPRI), da Universidade de Iowa/EUA (ISU), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos demais mantenedores do instituto: IRGA, UBABEF e UNICA.
Desde que foi criado, em 2007, o Departamento do Agronegócio da FIESP tem coordenado inúmeras iniciativas e projetos com o intuito de fortalecer o agronegócio brasileiro e promover a sua integração e inserção competitiva no mercado internacional. O Outlook Brasil 2022-2014, juntamente com os estudos Outlook Brasil 2024 (Fiesp e MbAgro) e o Brasil Food Trends 2020, se insere na estratégia do Departamento de disponibilizar estudos estratégicos, contribuindo para aumentar a competitividade dos diversos setores do complexo agroindustrial brasileiro, antecipando tendências e oferecendo informações de qualidade.
Acesse Outlook Brasil 2022, 2023 e 2024 (respectivamente) - Projeções para o Agronegócio (pdf)
CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU